Portal do Professor

Início do Conteúdo

O uso bem-humorado da vírgula

Autor e Co-autor(es)

Mirian Chaves Carneiro imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Pontuação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Verificar o sentido das frases, de acordo com a localização da vírgula nelas.
- Observar os sinais de pontuação nos textos.
- Utilizar adequadamente os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação).
- Compreender as funções dos sinais de pontuação nos textos.

Duração das atividades

Aproximadamente 60 minutos; 01 aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecer os sinais de pontuação mais usuais.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Áudio youtube com diferentes apresentações do uso da vírgula, numa mesma frase:
http://www.youtube.com/watch?v=QJ0ii268x7s

- construção de uma faixa (ou cartaz).

                                Desenvolvimento da aula

1º passo:

1- O professor propõe a dois alunos que façam a dramatização da seguinte situação:

Imagine que você está diante de um pelotão de fuzilamento e terá que dizer a seguinte frase: NÃO TENHA PIEDADE

2- Para o 1º aluno, o professor orienta que ele deverá falar a frase de modo a não ser fuzilado.
Para o 2º aluno, o professor orienta que ele deverá falar a frase de modo a ser fuzilado.
As respostas podem ser: 1º: NÃO! TENHA PIEDADE!
2º: NÃO TENHA PIEDADE!

3- O professor coloca no quadro as duas respostas e faz com os alunos uma discussão:
- O que as duas frases têm em comum? (as palavras são as mesmas)
- O que elas têm de diferente? (o sentido delas)
- O que provocou a mudança entre elas? (a pontuação)


2º passo:

1- A turma deverá ouvir com atenção e ver os cartazes da apresentação do Áudio youtube apresentando diferentes apresentações do uso da vírgula, numa mesma frase.
Caso isso não seja possível o professor deverá apresentar numa folha os exemplos do uso da vírgula:

O USO BEM HUMORADO DA VÍRGULA

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
http://chenunes.blogspot.com/2009/07/abi-100-anos-lutando-para-que-ninguem.html

2- O professor poderá escolher, dentre os exemplos acima, alguns para fazer coletivamente a comparação entre uma frase e outra, com o objetivo de reforçar nos alunos o porquê devemos pontuar os textos que escrevemos.


3º passo:

1- O professor propõe à turma que experimentem colocar a vírgula nessa frase:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE
QUATRO À SUA PROCURA.

2- Socializa as respostas dos alunos, fazendo, se necessário, as devidas intervenções, destacando sempre que a pontuação é usada para dar sentido aos textos e que elas podem mudar de acordo com ele:
Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

4º passo:

1- Para reforçar mais ainda a importância e o motivo do uso da pontuação, o professor, se quiser pode ainda propor a pontuação das frases abaixo:

a) MARIA TOMA BANHO QUENTE E SUA MÃE DIZ ELA JOGUE ÁGUA FRIA

MARIA TOMA BANHO QUENTE E SUA.
___ MÃE, DIZ ELA, JOGUE ÁGUA FRIA!

b) UM FAZENDEIRO TEM UM BEZERRO E A MÃE DO FAZENDEIRO ERA TAMBÉM O PAI DO BEZERRO

UM FAZENDEIRO TEM UM BEZERRO E A MÃE. DO FAZENDEIRO, ERA TAMBÉM O PAI DO BEZERRO.

c) ENQUANTO O PADRE PASTA O BURRO REZA
ENQUANTO O PADRE PASTA O BURRO, REZA.


5º passo:

1- Com o objetivo de reforçar mais ainda o trabalho com a pontuação e especialmente o uso da vírgula, o professor pode propor mais essas fr ases. ( O espaço maior entre palavras, mostra a necessidade da vírgula).

- Não era alfabetizado; não podia pois ter carta de habilitação.
- O rapaz que tinha o passo firme resolvei o problema.
- O João o Antônio a Maria e o Joaquim foram passear.

2- O professor pode propor que os alunos apresentem outros exemplos.

Para mais consultas: http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrgula

6º passo:

Com o objetivo de fixar o que foi trabalhado, o professor pode propor a construção de uma faixa que complete a frase:

USAMOS OS SINAIS DE PONTUAÇÃO PARA_____________________________

A frase da faixa poderia ser mais ou menos assim:

USAMOS OS SINAIS DE PONTUAÇÃO PARA DAR SENTIDO AOS TEXTOS QUE ESCREVEMOS!

Recursos Complementares

1- O uso da vírgula: http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrgula


2- Quadro com sinais gráficos que poderão ser comentados a título de curiosidade, tendo em visa o uso frequente de muitos deles. Exemplos: @ , %.
Sinais gráficos
apóstrofo ( ' ) ( ’ )
parêntese ( ( ) )
colchete ( [ ] )
chave ( { } )
dois pontos ( : )
vírgula ( , )
travessão ( — ), ( ― )
meia-risca ( – )
hífen ( _ )
reticência ( … )
ponto final ( . )
ponto de exclamação ( ! )
ponto de interrogação ( ? )
pontos de interrogação e de exclamação invertidos ( ¿ e ¡ )
til ( ~ )
ponto e vírgula ( ; )
barra ( / )
espaço ( )
Outros sinais tipográficos
ampersand ou e comercial ( & )
asterisco ( * )
arroba ( @ )
aspas ( « » )
aspas subidas simples ( ‘ ’ ) e duplas ( “ ” )
barra inversa ( \ )
chevron ( < > )
ponto lista ( •)
obelisco ( † ‡ )
grau ( ° )
cerquilha ou cardinal ( # )
primo ( ′ )
parágrafo ( § )
pé-de-mosca ( ¶ )
porcentagem (%)
símbolos matemáticos
( + ) ( -) ( × ) ( ÷ ) ( = ) ( ± )
símbolos monetários
( $ ) ( ¢ ) ( £ ) ( ¥ ) ( € )
traço inferior ou underscore ( _ )
barra vertical ou pipe ( | )
Sinal de conclusão (.•.)

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

O uso correto da pontuação poderá ser cobrado nas próximas atividades escritas dos alunos, chamando atenção para as mais usuais (. , : _ ! ? ).