Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Momento 1
A professora conversar? com a turma perguntando o que ? folclore e se conhecem algum de seus personagens. Ap?s ouvir os coment?rios explicar? que folclore ? um g?nero da cultura de origem popular, constitu?do pelos costumes e tradi??es populares, transmitidos de gera??o em gera??o. Ap?s a explica??o tamb?m pedir? ?s crian?as que definam oralmente a palavra ?medo?.
Momento 2
Ler a hist?ria em quadrinhos "Lendas do Folclore" da Turma da M?nica
Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm
Momento 3
Atividade de interpreta??o. O professor deve levar folhas xerocadas com a atividade abaixo e ir pedindo para cada crian?a ler uma frase. Ap?s lerem, dever?o ligar cada personagem ? sua respectiva frase.
Momento 4
Explicar que a turminha ficou com medo de alguns desses personagens. Entregar uma folha para cada crian?a colocando no quadro o seguinte t?tulo para copiarem: ?Tenho medo de...? e pedir para escreverem e desenharem algo de que tamb?m tem ou j? tiveram medo Abrir espa?o para falarem de seus medos e frustra??es.
Momento 5
Dividir a turma em duplas ou trios e distribuir para cada grupo um alfabeto m?vel para a realiza??o de um ditado ilustrativo, ou seja, a professora mostrar? a figura de um personagem do folclore e os alunos devem montar o seu respectivo nome.