Portal do Professor

Início do Conteúdo

Folclore em quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Descobrir as principais manifesta??es folcl?ricas do nosso pa?s, conhecer alguns de seus personagens e suas e caracter?sticas atrav?s do contato com hist?rias em quadrinhos.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpreta??o.
A aula tamb?m possibilitar? trabalhar sentimentos como a quest?o do medo.

Duração das atividades

1 aula e meia (aproximadamente 80 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Investigar o conhecimento que os alunos t?m sobre o folclore e seus personagens.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora conversar? com a turma perguntando o que ? folclore e se conhecem algum de seus personagens. Ap?s ouvir os coment?rios explicar? que folclore ? um g?nero da cultura de origem popular, constitu?do pelos costumes e tradi??es populares, transmitidos de gera??o em gera??o. Ap?s a explica??o tamb?m pedir? ?s crian?as que definam oralmente a palavra ?medo?.

Momento 2

Ler a hist?ria em quadrinhos "Lendas do Folclore" da Turma da M?nica

Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm

Momento 3

Atividade de interpreta??o. O professor deve levar folhas xerocadas com a atividade abaixo e ir pedindo para cada crian?a ler uma frase. Ap?s lerem, dever?o ligar cada personagem ? sua respectiva frase.

Momento 4

Explicar que a turminha ficou com medo de alguns desses personagens. Entregar uma folha para cada crian?a colocando no quadro o seguinte t?tulo para copiarem: ?Tenho medo de...? e pedir para escreverem e desenharem algo de que tamb?m tem ou j? tiveram medo  Abrir espa?o para falarem de seus medos e frustra??es.

Momento 5

Dividir a turma em duplas ou trios e distribuir para cada grupo um alfabeto m?vel para a realiza??o de um ditado ilustrativo, ou seja, a professora mostrar? a figura de um personagem do folclore e os alunos devem montar o seu respectivo nome. 

  1. Cuca
  2. Lobisomem
  3. Saci
  4. Curupira
  5. Iara
  6. Mula sem cabe?a

Avaliação

O professor poder? avaliar a leitura do aluno durante a realiza??o da atividade 3, bem como se ele compreendeu as caracter?sticas dos personagens citados na hist?ria.
Ter? a oportunidade de conhecer um pouco mais dos medos e frustra??es de seus alunos a partir do que escreverem e desenharem na atividade do medo, observando tamb?m fases da escrita. Essa percep??o tamb?m poder? ser feita atrav?s do ditado, que traz ainda como sugest?o a observa??o dos fonemas ainda n?o dominados.