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Perspectiva Isom?trica x Desenho Isom?trico

Autor e Co-autor(es)

Marcelo da Silva Bueno imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de F?tima dos Santos Galv?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Matem?tica Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar objetos tridimensionais sobre uma superf?cie plana
Analisar como a proje??o cil?ndrica ortogonal origina a perspectiva isom?trica
Identificar a diferen?a entre perspectiva isom?trica e desenho isom?trico
Compreender como s?o obtidos os coeficientes de redu??o aplicados sobre as proje??es dos eixos e como utiliz?-los.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Os alunos dever?o conhecer o sistema de proje??o cil?ndrico ortogonal, as vistas ortogr?ficas e, preferencialmente, a perspectiva cavaleira.

Estratégias e recursos da aula

     A perspectiva isom?trica, ou sua vers?o simplificada, chamada desenho isom?trico, constituem excelentes recursos para a visualiza??o de formas geom?tricas tridimensionais, por preservarem as propor??es existentes entre os elementos que comp?em o objeto representado. Assim como a perspectiva cavaleira, a perspectiva isom?trica ? muito utilizada no desenho t?cnico, por permitir uma associa??o direta com as vistas ortogr?ficas.

     A aula dever? ser iniciada com a apresenta??o das caracter?sticas da perspectiva isom?trica, podendo o professor exibir representa??es de uma mesma pe?a produzidas a partir dessa e de outras modalidades de perspectiva, avaliando, com os alunos, qual a op??o mais adequada para o fim proposto em cada situa??o. Tomemos, como exemplo, as ilustra??es abaixo:

cubo de aresta n representada em Perspectiva Cavaleira

cubo de aresta n representada em Perspectiva Isom?trica e Desenho Isom?trico


     Infelizmente, ? muito comum que o tema desta aula seja abordado de forma descontextualizada, ou seja, como um procedimento passo-a-passo que o aluno ?decora? e sobre o qual n?o tem qualquer compreens?o.

     Ao proceder ? an?lise do processo de obten??o da perspectiva isom?trica, ? muito importante que o professor o fa?a estabelecendo rela??es entre as opera??es realizadas no espa?o e as constru??es geom?tricas executadas no papel. Como material de apoio, poder? ser utilizado o arquivo dispon?vel no endere?o abaixo:

http://www.4shared.com/file/133590656/b1bd772d/Modelo_para_obteno_da_perspectiva_isomtrica.html

(O modelo poder? ser movimentado com a utiliza??o da ferramenta orbitar ferramente orbitar do SketchUp)

     Terminada a etapa anterior, o docente poder? tratar dos aspectos que diferenciam o desenho isom?trico de sua perspectiva hom?nima e quais as vantagens da utiliza??o de uma ou da outra modalidade, de acordo com o rigor formal exigido na representa??o.

     Para fixar o conte?do o professor poder? propor a representa??o de algumas pe?as simples, dadas por suas vistas ortogr?ficas, utilizando o desenho isom?trico. Em pelo menos um dos exerc?cios, no entanto, o aluno dever? ser orientado a executar, tamb?m, a representa??o em perspectiva isom?trica.

Recursos Complementares

     Uma proposta de trabalho que aproxima bastante os alunos do uso pr?tico do conte?do da aula consiste em dividir a turma em equipes, entregando a cada uma delas a perspectiva isom?trica de uma pe?a diferente. Cada grupo dever? produzir um modelo da pe?a e suas vistas ortogr?ficas, sabendo que todas as pe?as a serem produzidas fazem parte de um mesmo conjunto e, portanto, dever?o se encaixar.

     As ilustra??es onde o cubo de aresta n aparece representado em perspectiva cavaleira e em perpectiva isom?trica est?o dispon?veis em:

http://www.4shared.com/file/133563284/7df1f8af/cavaleira_corrigida.html

http://www.4shared.com/file/133563638/90bac593/perspectiva_desenho_isomtricos.html

Avaliação

     A aula poder? ser considerada bem sucedida se os alunos demonstrarem, por meio de suas observa??es, terem compreendido os mecanismos que fundamentam a perspectiva isom?trica. A facilidade ou dificuldade demonstrada na realiza??o dos exerc?cios propostos tamb?m ir? constituir um bom referencial para a avalia??o do professor.