Maria de F?tima dos Santos Galv?o
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | Geometria |
Representar objetos tridimensionais sobre uma superf?cie plana
Analisar como a proje??o cil?ndrica ortogonal origina a perspectiva isom?trica
Identificar a diferen?a entre perspectiva isom?trica e desenho isom?trico
Compreender como s?o obtidos os coeficientes de redu??o aplicados sobre as proje??es dos eixos e como utiliz?-los.
Os alunos dever?o conhecer o sistema de proje??o cil?ndrico ortogonal, as vistas ortogr?ficas e, preferencialmente, a perspectiva cavaleira.
A perspectiva isom?trica, ou sua vers?o simplificada, chamada desenho isom?trico, constituem excelentes recursos para a visualiza??o de formas geom?tricas tridimensionais, por preservarem as propor??es existentes entre os elementos que comp?em o objeto representado. Assim como a perspectiva cavaleira, a perspectiva isom?trica ? muito utilizada no desenho t?cnico, por permitir uma associa??o direta com as vistas ortogr?ficas.
A aula dever? ser iniciada com a apresenta??o das caracter?sticas da perspectiva isom?trica, podendo o professor exibir representa??es de uma mesma pe?a produzidas a partir dessa e de outras modalidades de perspectiva, avaliando, com os alunos, qual a op??o mais adequada para o fim proposto em cada situa??o. Tomemos, como exemplo, as ilustra??es abaixo:
cubo de aresta n representada em Perspectiva Cavaleira
cubo de aresta n representada em Perspectiva Isom?trica e Desenho Isom?trico
Infelizmente, ? muito comum que o tema desta aula seja abordado de forma descontextualizada, ou seja, como um procedimento passo-a-passo que o aluno ?decora? e sobre o qual n?o tem qualquer compreens?o.
Ao proceder ? an?lise do processo de obten??o da perspectiva isom?trica, ? muito importante que o professor o fa?a estabelecendo rela??es entre as opera??es realizadas no espa?o e as constru??es geom?tricas executadas no papel. Como material de apoio, poder? ser utilizado o arquivo dispon?vel no endere?o abaixo:
http://www.4shared.com/file/133590656/b1bd772d/Modelo_para_obteno_da_perspectiva_isomtrica.html
(O modelo poder? ser movimentado com a utiliza??o da ferramenta orbitar )
Terminada a etapa anterior, o docente poder? tratar dos aspectos que diferenciam o desenho isom?trico de sua perspectiva hom?nima e quais as vantagens da utiliza??o de uma ou da outra modalidade, de acordo com o rigor formal exigido na representa??o.
Para fixar o conte?do o professor poder? propor a representa??o de algumas pe?as simples, dadas por suas vistas ortogr?ficas, utilizando o desenho isom?trico. Em pelo menos um dos exerc?cios, no entanto, o aluno dever? ser orientado a executar, tamb?m, a representa??o em perspectiva isom?trica.
Uma proposta de trabalho que aproxima bastante os alunos do uso pr?tico do conte?do da aula consiste em dividir a turma em equipes, entregando a cada uma delas a perspectiva isom?trica de uma pe?a diferente. Cada grupo dever? produzir um modelo da pe?a e suas vistas ortogr?ficas, sabendo que todas as pe?as a serem produzidas fazem parte de um mesmo conjunto e, portanto, dever?o se encaixar.
As ilustra??es onde o cubo de aresta n aparece representado em perspectiva cavaleira e em perpectiva isom?trica est?o dispon?veis em:
http://www.4shared.com/file/133563284/7df1f8af/cavaleira_corrigida.html
http://www.4shared.com/file/133563638/90bac593/perspectiva_desenho_isomtricos.html
A aula poder? ser considerada bem sucedida se os alunos demonstrarem, por meio de suas observa??es, terem compreendido os mecanismos que fundamentam a perspectiva isom?trica. A facilidade ou dificuldade demonstrada na realiza??o dos exerc?cios propostos tamb?m ir? constituir um bom referencial para a avalia??o do professor.