Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo o Brasil

Autor e Co-autor(es)

BEATRIZ ANSARAH RIZEK imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

BEATRIZ ANSARAH RIZEK

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e valorizar a cultura local sobre as diversas regiões do Brasil: hábitos sociais gastronômicos, festejos • Conhecer recursos locais para sobrevivência (indústria, artesanato, gastronomia, etc). • Identificar a existência (ou não) de recursos naturais a serem preservados • Desenvolver habilidades de pesquisa e aprendizagem em equipe

Duração das atividades

4-6 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula


1. O professor deverá reproduzir uma imagem em tamanho maior, semelhante a da animação mapa interativo do Brasil, mas não deverá utilizá-la ainda com os alunos

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/777/imagens/mapainterativo.jpg

2. Recortar os pedacinhos, colar em uma cartolina e separar cada pedaço em um envelope, sem deixar aparecer os nomes. É importante ter um envelope para cada aluno, mas caso o número de alunos seja maior do que o de Estados, poderão ser produzidos mais de um envelope com o mesmo estado.

3. Após entregar os envelopes aos alunos, cada um deverá acessar a animação “Mapa interativo do Brasil” e descobrir pela forma qual Estado é o do seu envelope e aproveitar para observar a localização dos outros Estados também:


Quebra-cabeça do Brasil


4. Em seguida, o professor deve recolher novamente todos os envelopes e sorteá-los novamente. Desta vez, os alunos deverão manter segredo sobre qual estado pois deverão elaborar um jogo de adivinhação com as características do seu estado. O jogo deverá abordar:
a. Em qual região o Estado é localizado
b. Quantos habitantes e extensão
c. Quais as principais atividades econômicas
d. Uma curiosidade cultural: comida típica, festas, brincadeiras, etc

5. Cada aluno deverá elaborar um texto com a pesquisa realizada, no formato de jogo de adivinhação. O texto deve caber na cartela entregue pelo professor e não pode conter pistas muito fáceis como: o desenho do formato do Estado, a primeira letras, etc. As pistas devem ser embaralhadas e cada aluno tem que adivinhar o do outro.

Dica: este jogo pode ser criado no computador , utilizando um processador de textos e pode ser reproduzido para alunos de outras turmas!
6. Quando todos conseguirem descobrir, os alunos deverão organizar um grupo separado por regiões do Brasil

7. Cada grupo deverá levantar questões a respeito de curiosidades relacionadas a região escolhida. O professor deverá observar as questões levantadas pelos grupos, organizar uma síntese na lousa e realizar algumas intervenções:
a. Ajudá-los a identificar o que já sabem sobre o tema e que não precisarão pesquisar
b. Ajudá-los a identificar questões sobre as quais pretendem aprender mais
c. Ajudá-los a propor questões sobre aspectos importantes que ainda não foram observados pelos grupos
d. Discutir com os alunos de que maneira a pesquisa poderá ser feita: Utilizando site da Internet? Entrevistando pessoas da comunidade? Há músicas sobre o assunto? Revistas? Vídeos? Livros? É importante que os alunos percebam que as pesquisas não precisam ser feitas apenas utilizando livros ou Internet, mas sim combinando uma série de recursos
e. Discutir papéis e responsabilidades: quem fará o que? Todos irão pesquisar as mesmas fontes?

8. Após a realização da coleta de dados, os alunos precisam do apoio do educador para organizar o texto. É importante que cada grupo selecione as informações que considerar mais relevantes.

9. Após a definição do que é mais relevante e da sistematização das pesquisas pelos grupos, os alunos podem ser convidados a construírem tiras, elaborando histórias que abordem as características da região estudada. Um site interessante para produção de história em quadrinhos é o Toondoo: www.toondoo.com  . O site é todo em inglês, mas também é muito intuitivo. Ao explorar os recursos os alunos saberão facilmente como utilizá-lo. Se necessário, o professor também poderá:
a. Indicar um tutorial do site, disponível em: http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation/
b. Listar os termos que estão em inglês e o que os alunos sabem a respeito
c. Outra opção caso não tenha uma boa conexão com Internet, é instalar o software Hagaque desenvolvido pela Unicamp. No site há informações sobre como baixar o programa e também sobre como utilizá-lo. O software foi desenvolvido também para crianças com necessidades educacionais especiais.

10. Compartilhar a galeria de produções que poderá ser organizada para um gibi impresso ou disponibilizada em um blog (www.blogger.com , http://spaces.live.com , HTTP://wordpress.com  )ou fotolog a ser divulgado na Web.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Quebra-cabeça do Brasil Mapa

Recursos Complementares

A partir do site IBGE Teen, é possível ter acesso a mais informações gerais e por estados, através da simples visualização ou de download. O site também oferece dados socioeconômicos, populacionais e ambientais, dentre outros. IBGE Teen: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/ (14/09/08) Ambiente Brasil – Portal Ambiental - http://www.ambientebrasil.com.br/ (14/09/08)

Avaliação

Reunir todo o grupo para discutir sobre como foi a experiência: o que os alunos aprenderam com a proposta, quais foram as maiores descobertas? Como foi o envolvimento de cada um? As produções revelam as principais descobertas do grupo? Quais habilidades foram desenvolvidas?