Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Pacheco, Ana Maria Ferola
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
O/A aluno/a poderá perceber a importância do seu nome e sobrenome na construção da sua identidade; utilizar o alfabeto como referência na escrita das palavras; utilizar as letras maiúsculas e minúsculas no início das palavras; identificar nome próprio; ampliar seu vocabulário oral e escrito, além de aprender a consultar o dicionário. Outro conhecimento que ele/a poderá adquirir é relativo ao gênero textual poema, identificar sua estrutura, estrofes etc.
Professor/a lembre-se, o trabalho com os nomes dos alunos é muito significativo, pois estamos trabalhando com algo que tem uma relação direta com a história de vida do aluno. É importante que você resgate com seus alunos os conhecimentos que eles/as possuem sobre a escrita dos nomes próprios; quais letras são utilizadas na escrita dos nomes das pessoas. Verifique se eles/as têm noções de letras maiúsculas e minúsculas e a sua função na escrita dos nomes, ou seja, que tipo de letra utilizamos para escrever os nomes das pessoas, da cidade onde moramos, da rua etc. É importante que o aluno esteja na fase alfabética, mas se ele ainda não se encontra alfabético, esta é uma excelente atividade para que você possa desafiá-lo em suas hipóteses sobre a escrita, pois ele estará trabalhando com o alfabeto a partir de um contexto significativo que são os nomes dos alunos e também utilizando um recurso lúdico, que é a música.
Professor/a providencie um CD ou DVD com a música do Toquinho “Gente tem sobrenome”, sugerimos o sítio a seguir:http://www.muitamusica.com.br/941-toquinho/62121-gente-tem-sobrenome/letra/ . Neste sítio você encontrará a letra da música. Você vai precisar também da “lista de chamada”, ou seja, a relação dos nomes que você tem no diário de classe, no qual faz o registro das presenças e ausências dos/as alunos/as.
1º momento - Professor/a inicie a aula dizendo que hoje fará uma “chamada” diferente. No lugar de falar o nome dos/as alunos/as solicite que cada um/a fale seu nome e sobrenome.
- Registre na lousa. Utilize um giz colorido para destacar a primeira letra do nome e do sobrenome de cada aluno.
- Questione-os sobre a função da “lista de chamada”. Depois que levantarem as suas hipóteses, esclareça-os que este é um documento importante, destinado a registrar os dados referentes à vida escolar dos/as alunos/as: a matrícula, a frequência, o conteúdo trabalhado e o desempenho escolar. Registre na frente de cada nome a presença dos/as alunos/as. Verifique se faltou algum/a aluno/a e escreva o nome dele/a também, anotando a sua ausência.
2º momento - Depois que todos falarem seus nomes e já estarem registrados na lousa, questione-os sobre as letras que iniciam os nomes e mostre-lhes o alfabeto contendo as letras maiúsculas e minúsculas, para que eles/as percebam que as letras dos nomes estão presentes no “alfabeto”.
Registrando no caderno-
Professor/a aproveite que os alunos gostam de “agendas” e proponha que façam coletivamente uma AGENDA DOS ANIVERSARIANTES DA TURMA. Para isso, motive-os dizendo da importância de sermos gentis com as pessoas com as quais convivemos. Com a construção da agenda poderão saber a data de aniversário de todos os colegas, inclusive da professora. Esta atividade além de trabalhar o alfabeto, as letras e os nomes próprios ainda possibilita uma maior interação entre os colegas do grupo.
AGENDA: ANIVERSARIANTES DA TURMA________ PROF_______________________________
NOMES DOS ALUNOS | DATA DO ANIVERSÁRIO |
4º momento- Explore a AGENDA construída junto com os/as alunos/as utilizando as questões a seguir:
1- Qual o nome que tem o maior número de letras? E o que possui o menor número de letras?
2- Observe os primeiros nomes dos colegas. Em sua turma há nomes com todas as letras do alfabeto? Se estiver faltando anote qual é esta letra.
3- Circule seu nome na agenda que você copiou.
4- Que nome foi escrito antes do seu? É nome masculino ou feminino?
5- Que nome vem depois?
6- A letra de seu nome ocupa qual lugar no alfabeto?
7- Há nomes que começam com a mesma letra? Quais são eles? Sublinhe estes nomes.
8- Há mais de um/a aluno/a que possui o mesmo nome? Se houver qual deles está primeiro? Por quê?
9- Explore ao máximo a repetição de letras, os agrupamentos de nomes iniciados e terminados com as mesmas letras, as diferenças entre maiúsculas e as minúsculas, a presença das letras maiúsculas no início dos nomes próprios.
1º momento: professor/a retome com seus/as alunos/as a AGENDA que vocês elaboraram. Questione-os sobre o que aprenderam na aula anterior. Observe atentamente as respostas, pois este é um excelente momento para você avaliar e verificar se eles compreenderam ou não o que foi trabalhado. Aprendemos que todos/as tem um nome e sobrenome e que para escrever os nomes das pessoas nós começamos com letra maiúscula. Aprendemos também que estas letras estão em nosso alfabeto e ele tem uma ordem. Mas, existem muitas pessoas que têm nomes, porém são conhecidas por seus apelidos.
2º momento: Solicite que eles procurem no dicionário o que significa nome. Mas antes pergunte como é que farão para encontrar as palavras no dicionário. Depois que eles falarem dê alguns exemplos para que fique bem claro, explore o dicionário com eles. Quando encontrarem o significado no dicionário, peça que algum dos alunos leia. Segundo o Dicionário Aurélio nome: palavra com que se designa pessoa, animal ou coisa. Nome próprio: nome com que se nomeiam individualmente os seres e que se aplica em especial a pessoas, nações, povoações, montes, mares, rios, ruas, cidades.
3º momento: Questione-os sobre o que eles entendem por apelido, depois solicite que encontrem no dicionário o seu significado e leiam para os colegas quando encontrarem. Segundo o Dicionário Aurélio apelido: nome que se dá a alguém em lugar do seu próprio nome, e que , às vezes, é um diminutivo do nome: Chico é apelido de Francisco, Bebel é apelido de Izabel etc.
4º momento: aproveite para explorar o aspecto afetivo dos apelidos e o modo pelo qual eles são formados. Alguns são fragmentos de nomes (exemplo: Ma para Maria, Carol para Caroline, Lili, para Eliana), outros são no diminutivo (exemplo: Carlinhos, Pedrinho, Paulinho), ou no aumentativo (Paulão, Carlão, Pedrão). Mas, temos também aqueles que não tem nenhuma vinculação com o nome próprio da pessoa.
5º momento: é importante deixar que eles/as relatem os exemplos. Aproveite e faça a lista com os nomes e apelidos de colegas da turma, mas desde que o/a aluno/a autorize, caso a pessoa não goste do apelido não utilize e aproveite para conversar com a turma sobre o respeito ao/a colega.
NOMES |
APELIDOS |
1- |
|
2- |
|
3- |
|
4- |
|
5- |
|
6- |
6º momento: Questione-os sobre o que é o sobrenome. Qual é o lugar que ele ocupa, vem em primeiro ou segundo lugar? O que ele representa? Depois de levantar as hipóteses dos/as alunos/as, retome novamente o dicionário e solicite que eles procurem o significado de sobrenome. De acordo com o Dicionário Aurélio sobrenome: nome de família vem após o primeiro nome. Nome que se acrescenta ao primeiro nome e que diferencia pessoas que têm o primeiro nome igual: Tiago Rocha e Tiago Rodrigues.
7º momento: motive os alunos perguntando se gostam de cantar. Solicite que todos/as ouçam com atenção a música “Gente tem sobrenome” de Toquinho. Quem souber a letra poderá cantá-la.
Para tornar a aula mais divertida e interessante proponha uma coreografia, caso não queira que os alunos se movimentem na sala, faça os gestos apenas com os braços e mãos e eles mesmo sentados, repetirão. Mas, se quiser uma aula mais animada peça que todos se levantem e façam uma coreografia utilizando movimentos que expressem o que está sendo cantado.
“Gente tem sobrenome”Toquinho
Todas as coisas têm nome
casa, janela e jardim
coisas não têm sobrenome.
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome
rosa, camélia e jasmim
flores não têm sobrenome.
Mas a gente sim.
O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
o Ari foi Barroso também
e tem o São Jorge, tem o Jorge Amado.
Tem outro que é o Jorge Bem.
Quem tem apelido, Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
tem sempre um nome e depois do nome.
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome
bola, boneca e patins
brinquedos não têm sobrenome.
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim
Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
e tem o Vinícius, que era de Moraes
e o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
tem sempre um nome e depois do nome
tem sobrenome também.
8º momento: entregue para cada aluno/a a letra da música e explore ao máximo os dados que ela oferece para você trabalhar e até mesmo avaliar o que os/as alunos/as aprenderam.
9º momento: depois de cantar e fazer a coreografia leia para eles/as e depois solicite que leiam e identifiquem as oito estrofes. Questione-os:
a) na primeira estrofe tem nome de pessoas ou de coisas? Circulem de amarelo os nomes das coisas.
b) Quais os nomes que aparecem na segunda estrofe?
c) E na terceira estrofe, quais são os nomes próprios que aparecem? Quais são as letras que começam estes nomes? Circulem de vermelho a primeira letra de cada nome próprio.
d) Faça um circulo de azul no sobrenome do Chico, do Caetano do Ary e do Jorge.
e) Colora de verde os apelidos que têm na terceira estrofe. E na última estrofe colora de rosa os nomes dos brinquedos.
Professor/a a avaliação será processual, ou seja, ela vai ocorrer ao longo do processo, para isso, seja criterioso/a. Registre em seu caderno de plano ou em uma ficha o que você percebeu que seus/as alunos/as tiveram mais facilidade ou mais dificuldades. Caso perceba que algum aluno/a não conseguiu compreender os conceitos trabalhados, retome com ele, dê uma atenção especial. Utilize também a atividade com a música para você verificar se os/as alunos/as assimilaram os conceitos de nome, nome próprio, sobrenome, apelido e a utilização das letras maiúsculas e minúsculas.