Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Pacheco, Ana Maria Ferola
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Nesta aula o/a aluno/a poder? aprender a diferenciar alguns portadores de textos, tais como m?sica, poema e texto instrucional, al?m de enriquecer seu vocabul?rio, aprender a ortografia das palavras atrav?s de uma atividade significativa e ampliar seus conhecimentos sobre a culin?ria.
Professor/a lembre-se, estamos trabalhando com jovens e adultos/as, assim partimos do princ?pio de que j? possuem uma bagagem cultural relevante, suas viv?ncias colaboram para que tenham alguns conhecimentos pr?vios significativos, portanto ? fundamental que esses conhecimentos sejam considerados. Investigue o que eles/as conhecem sobre m?sica, g?neros musicais e textos instrucionais como receitas culin?rias.
1- Professor/a providencie um aparelho de som e um CD que tenha a m?sica ?Cio da Terra? de autoria de Chico Buarque e Milton Nascimento e cantada por Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho. Voc? vai encontrar outros cantores interpretando esta m?sica, escolha aquela vers?o que achar melhor ou que encontrar com facilidade.
2- Leve para a classe, a letra da m?sica escrita em um cartaz, ou passe na lousa. Caso sua escola tenha recurso de multim?dia, data show ? uma op??o interessante, pois vamos indicar um site que voc? vai encontrar a m?sica cantada por Milton Nascimento, som e letra, al?m de uma bela imagem do cantor.
3- Acesse, http://www.youtube.com/watch?v=mAS9a7H2T78&feature=related. Voc? vai precisar tamb?m, de um livro ou caderno de receitas, ou ent?o leve algumas receitas culin?rias escritas, para isso sugerimos o site http://www.livrodereceitas.com/. Este material ser? muito ?til em suas aulas.
1? aula ? 120 minutos (2 aulas geminadas )
Explorando a m?sica ?Cio da Terra?
1- Professor/a estimule seus/as alunos/as dizendo que ter?o uma aula diferente. Lembre-se, n?o utilize uma linguagem infantilizada.
2- Questione-os/as sobre o tipo de m?sica que gostam? O que mais gostam na m?sica; o som dos instrumentos (melodia) ou a letra da m?sica? Investigue quem conhece a m?sica ?Cio da Terra? de autoria de Chico Buarque e Milton Nascimento e cantada por Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho? Do que fala a m?sica? Depois de sondar estas informa??es ou?a a m?sica com eles/as.
3- Ap?s ouvir pelo menos duas vezes a m?sica para familiarizar com a melodia e a letra, pe?a que cantem juntos. Em seguida, apresente a letra por escrito, no cartaz ou na lousa. Entregue a c?pia da letra da m?sica ou os/as alunos/as dever?o copi?-la no caderno.
4- O registro ? muito importante para que eles/as confrontem as suas hip?teses sobre a escrita das palavras. Como os adultos vivem em um mundo letrado eles/as j? tem familiaridade com m?sicas e poemas. Explique que esta m?sica ? um poema, por isto est? escrita em versos e estrofes. Explore com eles/as o significado de verso (cada linha de um poema ? um verso) e estrofe (grupo de versos de um poema). A rima ? um recurso usado nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da ?ltima vogal t?nica, mas nem todo poema tem rimas.
5- Voc? pode propor tamb?m uma brincadeira com rimas, voc? apresenta algumas imagens, retiradas de revistas, livros usados etc. Os/as alunos/as observam a imagem e falam uma palavra que rima com ela, por exemplo: imagem de um avi?o o/a aluno/a poder? dizer p?o, ch?o etc.
O Cio da Terra
Composi??o: Milton Nascimento / Chico Buarque
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do p?o
E se fartar de p?o...
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a do?ura do mel
Se lambuzar de mel...
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a prop?cia esta??o
E fecundar o ch?o.
1- Escreva o t?tulo da m?sica.
2- Justifique o nome do poema cantad o por Milton Nascime nto.
3- Segundo o dicion?rio Aur?lio a palavra forjar significa ?aquecer e trabalhar na forja; caldear, fabricar, fazer (...)?. O que o
significa o verso do poema ?forjar do trigo o milagre do p?o??
4- Discuta com seus/as colegas e professor/a o significado de ?cio da terra? no poema e registre no quadro.
ESTROFES | SIGNIFICADO |
1? ESTROFE |
|
2? ESTROFE |
|
3? ESTROFE |
|
6- Agora, descubra essas palavras no ca?a palavras e circule ou pinte da cor que voc? quiser.
D | R | T | E | R | R | A |
G | A | R | A | P | A | H |
X | R | I | A | Y | R | T |
P | D | G | C | A | N | A |
F | S | O | H | F | L | S |
K | C | P | ? | O | N | P |
O | B | Z | O | H | X | W |
1- Professor/a, aproveite o poema ?Cio da Terra? e trabalhe um texto intrucional com a turma.
2- Os textos instrucionais descrevem etapas que devem ser seguidas. Existem numerosas variedades de textos instrucionais: receitas, manuais, instru??es para organizar um jogo, entre outros.
3- Inicie trabalhando com receita culin?ria. Resgate com eles/as a primeira estrofe do poema: ?Debulhar o trigo. Recolher cada bago do trigo. Forjar no trigo o milagre do p?o. E se fartar de p?o...?. Pergunte para eles/as quem sabe fazer p?o. Certamente algumas mulheres ou homens dir?o que sabem. Pergunte-lhes como eles/as fazem e quais os ingredientes utilizam? Questione-os/as sobre como se escreve uma receita de p?o. ? como em uma carta que escrevo para um/a filho/a que mora longe? ? como uma hist?ria que tem nos livros? Mostre o/s livro/s ou caderno de receitas que voc? levou para a classe. Explore o formato da receita. O que se escreve primeiro? O que vem depois? Registre na lousa uma receita ditada por eles/as, caso n?o se lembrem de nehuma, escolha uma receita simples de p?o que voc? escolheu no s?tio sugerido e registre para eles/as. Veja uma receita que retiramos do site: http://www.livrodereceitas/ .
Massa b?sica para p?es
Esponja:
1 e ? de leite morno
1 de farinha de trigo
1 (ch?) de a ??car
1 tablete de fermento bio l?gico fresco (15g) esfarelado
Massa:
? de manteiga gelada
3 de farinha de trigo
1 (ch?) de sal
2 ovos em temperatura ambiente
Para pincelar:
2 gemas batidas
Esponja:
Numa tigela, misturar a farinha com o a??car, o fermento e o leite. Cobrir com um pano seco. Aquec er leveme nte o forno, desligar e deixar essa mistura descansar d entro dele por 30 minutos.
Massa:
Em outra tigela, misturar a farinha com o sal e a manteiga. Misturar com as m?os e fazer uma depress?o no centro. Bater os ovos ligeiramente e colocar no centro. Juntar tamb?m a esponja. Mexer bem at? incorporar todo o l?quido. Se ficar grudento juntar mais um pouco de farinha. Transferir para uma superf?cie polvilhada e bater (levantar e jogar) por 10 minutos at? obter uma massa el?stica. Formar uma bola, colocar em tigela untada com ?leo, cobrir com filme pl?stico e deixar descansar at? dobrar de volume (+ ou - 1 hora). Abaixar a massa com o punho, transferir para superf?cie polvilhada e amassar por um minuto. Moldar bolinhas e colocar em assadeira polvilhada com farinha. Cobrir novamente com pano deixar descansar por mais 20 minutos. Aquecer o forno em temperatura m?dia. Pincelar os p?es com a gema batida e assar por 35 minutos ou at? dourar.
1- Qual ? o principal ingredien te utilizado no p?o?
2- Quantas x?caras de farinha de trigo v?o gastar ao todo?
3- Quantos ovos v?o ser gastos para fazer este p?o?
4- Aproximadamente quanto vai custar esta receita?
5- Quantos p?es voc?s acham que poder?o dar nesta receita? (Trabalhando estimativa)
6- Qual seria o tamanho dos p?es para que pudesse dar a quantidade que voc?s sugeriram?
Tarefa para casa.
1- As atividades para casa devem ser contextualizadas. Lembre-se, seus/as alunos/as, provavelmente s?o trabalhadores/as e por isso, n?o tem muito tempo dispon?vel, mas esta ? uma atividade que al?m de ser significativa poder? ser muito ?til a eles/as.
2- Proponha que para a pr?xima aula eles/as tragam para a classe, por escrito, uma receita de p?o caseiro. Estas receitas ser?o socializadas, lidas para todos/as, por voc? professor/a ou por algum/a aluno/a que se julgar apto/a.
3- A turma dever? escolher, atrav?s de vota??o, uma receita que ser? copiada por todos/as. Professor/a voc? poder? explorar matematicamente os dados da elei??o propondo algumas situa??es-problema. Exemplo: A receita de P?o Integral obteve 7 votos e a de P?o de Cristo 3. Quantos votos m?nimos, a segunda receita teria que ter a mais para ganhar da primeira?
4- Que tal sugerir um lanche coletivo com os p?es que eles/as fizeram a partir das receitas que trar?o na pr?xima aula? Ser? uma aula deliciosa! Leve um suco vai ficar ainda melhor.
Professor/a verifique se seus/as alunos/as realmente compreenderam o conceito destes dois g?neros textuais. Para isso, questione-os/as sobre o que ? uma m?sica, o que ? um poema? Qual a estrutura de um poema? E de um texto instrucional? Como ? escrito? A receita de p?o ? um poema ou um texto instrucional? Lembre-se de pedir aos/?s alunos/as que opinem sobre as atividades realizadas: o que foi bom, o que foi ruim e por que.