Portal do Professor

Início do Conteúdo

M?sculos: segredos do corpo

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Maura Gislaine Barros

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Ros?ngela Menta Mello

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a import?ncia de ter cuidados especiais com nossos m?sculos.

Duração das atividades

2 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Sistema muscular e ?sseo

Estratégias e recursos da aula

Pr?tica social inicial

Que a pr?tica de esportes traz benef?cios para nossa sa?de todos j? sabem, mas devemos tomar alguns cuidados para que esta pr?tica n?o traga preju?zos a nossa sa?de, isso mesmo! Se n?o realizarmos as atividades como elas devem seguindo as orienta??es do antes, durante e depois, nosso organismo pode reclamar e a? surgem as les?es.

Nos dias atuais, a les?o muscular ? comum podendo acontecer por erro no treinamento, m? prepara??o f?sica, aquecimento incorreto, sobrecarga muscular, excesso de treino ou ainda por trauma direto.

Logo que voc? levanta pela manh?, voc? faz uma alongamento? Nas aulas de Educa??o F?sica, nos momentos que antecedem uma atividade f?sica, seja de recrea??o ou de um grupo de amigos, voc?s se preparam?

Problematiza??o

undefined

WIKI.BEMSIMPLES.COM Dispon?vel em: http://wiki.bemsimples.com/download/attachments/7963366/saude-como-evitar-dores-costas-460x345-br.jpg acessada em 17/09/2009.

Problematiza??o

Todos sabemos que a pr?tica de atividade f?sica traz benef?cios ao nosso organismo, por que seu exagero e a sobrecarga podem causar s?rios problemas nas articula??es, nos tend?es e, principalmente, na musculatura?

O que voc? sente quando pratica atividade f?sica sem aquecimento e alongamento?

Instrumentaliza??o

Voc? j? viu ou ouviu reportagens que tratam de atletas de alto rendimento, aqueles profissionais de esporte que sofrem com as consequ?ncias da intensidade dos treinos f?sicos? Para responder essa quest?o, ? importante realizar a atividade sugerida a seguir.

Atividade 1

Em grupo, fa?a uma pesquisa, em jornais, revistas, internet, sobre atletas que necessitaram para suas atividades para tratamento f?sico e fisioter?pico. Realize anota??es no caderno e responda as seguintes quest?es:

- Quais foram as causas, as les?es ocorridas, que levaram esses atletas a interromperem seus treinos?

- Quantos desses atletas j? tiveram les?es graves que necessitaram de interven??o cir?rgica e de um longo per?odo de recupera??o?

- Ser? que, na busca para superar recordes ou at? mesmo limites, esses atletas n?o est?o exagerando nos treinos, indo al?m do que o corpo suporta?

- At? que ponto um atleta de alto rendimento est? com um corpo saud?vel?

Realize as anota??es necess?rias no caderno e posteriormente cada grupo ir? apresentar para a turma os resultados da sua pesquisa.

Aula de anatomia [Vis?es do esporte]

"A coisa mais digna de que se ocupa o homem ? a forma humana" (Goethe)

Roteiro de an?lise:

1 Como voc? v? seu corpo?

2 Voc? consegue imaginar seu corpo co m algum m?sc ulo fora d o lugar?

3 Entre todos os m?sculos do corpo qual ser? o maios importante?

O v?deo traz a seguinte frase: "m?sculos, a mais bela aula de anatomia".

Devemos dar import?ncia a todas as partes do nosso corpo, mas com nossos m?sculo devemos ter um cuidado especial.

Atividade 2

O objetivo desta atividade ? demonstrar que as percep??es sobre seu corpo s?o ?nicas, e q ue sua individual idade deve ser sempre respeitada, independente da forma assumida.

undefined

OVER MUNDO.COM.BR Dispon?vel em: http://www.overmundo.com.br/_guia/multiplas/1179587174_gato_no_espelho.jpg acessada em 17/09/2009.

Casa dos Espelhos

- A atividade poder? ser encaminhada comm?sica.

- Divida a turma em dois grupos, dispostos um em frente ao outro.

- Um grupo ser? os espelhos da "casa de espelhos"; e o outro, ser? os visitantes.

- O grupo composto por espelhos, dever? fazer diferentes formas que o corpo do colega pode assumir, como por exemplo: magro, alto , baixo.

- Os visitantes passar?o por todos os espelhos.

- Logo ap?s inverter as posi??es.

Organize um debate e comentem o que foi vivido na atividade. Al?m disso, discutam: o que significa respeitar a individualidade?

Normalmente n?o prestamos aten??o ?s rea??es do nosso corpo.

Cada pedacinho do nosso organismo tem suas particularidades, com fun??es espec?ficas para o desempenho perfeito do todo. Os m?sculos est?o distribu?dos por todo o nosso corpo. Assim como cuidamos do nosso corpo, devemos ter cuidados com nossos m?sculos pois se n?o levarmos a s?rio sua funcionalidade poderemos nos deparar com les?es ou inflama??es.

catarse

Atrav?s da pr?tica de esportes, podemos: estimular a produ??o de alguns amino?cidos que melhoram a a??o protetora do nosso sistema imunol?gico; estimular o desenvolvimento das fibras musculares que comp?em os diversos m?sculos do nosso corpo; melhorar o condicionamento f?sico e a capacidade cardiorrespirat?ria. Mas n?o esque?a que o exagero e a falta de cuidado no momento da pr?tica esportiva poder? causar s?rios problemas em nossa musculatura.

Proponha ao grupo uma atividade pr?tica, onde cada estudante deve demonstrar um exerc?cio f?sico para prepara??o de atividades f?sicas, onde eles se revesam em frente aos colegas que devem repetir o exerc?cio, at? que todos tenham participado.

pr?tica social final

A atividade a seguir prop?e a diferencia??o entre a fantasia e a realidade em rela??o ao seu corpo, ou seja, como cada um se v? e como realmente ?.

- Entregue para cada aluno uma folha de papel com 2 metros de comprimento por 1 metro de largura e giz de cera colorido.

- Pe?a para que cada um analise a folha em branco e imagine nela sua imagem projetada ali.

- Depois de ver sua imagem ali, o mais nitidamente poss?vel, pe?a para que desenhem a imagem da figura.

- Depois de desenhada a pr?pria imagem, deitar sobre o papel e solicitar para que um colega realize o contorno real do seu corpo.

Ao final, comente-se os resultados , analisando como voc? imagina seu corpo e como ele ? realmente.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Aula de anatomia [Vis?es do esporte] V?deo

Recursos Complementares

WEBRUN.COM.BR Dispon?vel em: http://www.webrun.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/6974/secao/fisioterapia acessada em 11/09/2009. Apresenta artigo sobre les?es ocasionadas em atletas de fim de semana.

JORNAL SA?DE. Dispon?vel em: http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=1879 acessada em 18/09/2009. Reportagem sobre les?es em atletas de provas combinadas.

STETICLIN. Dispon?vel em: http://www.steticlin.com.br/musculos.asp acessada em 19/09/2009. Medicina esportiva onde podemos conhecer um pouco sobre os m?sculos do nosso corpo.

Avaliação

Ser? realizada atrav?s dos dados coletados no momento da pesquisa, pela participa??o nos momentos de discuss?o atrav?s da interven??es e questionamentos realizados e a participa??o nas atividades pr?ticas.