Portal do Professor

Início do Conteúdo

TRABALHANDO COM PARLENDAS

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maur?cio Sim?es imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

T?nia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das atividades, esperamos que os alunos:

  • Reconhecer s?labas e rimas.
  • Avan?ar na compreens?o das rela??es entre os sons da l?ngua e sua representa??o da escrita.

Duração das atividades

2 aulas de 40 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Diferencia??o entre as letras e os demais s?mbolos, como n?meros e desenhos.
  • Conhecimento das letras do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

  • Distribuir para a turma a parlenda, escrita com letra impressa mai?scula, pois auxilia no reconhecimento das letras.
  • Ler para os alunos a parlenda e pedir para que a recitem.  ? importante que a parlenda seja escrita em um papel craft e fique fixada na sala para que os alunos se familiarizem mais com o texto.
  • Solicitar aos alunos que identifiquem oralmente as palavras que rimam na parlenda. ? importante explicar o significado de rimas (palavras com som igual ou muito parecido)
  • Escrever, por exemplo, a palavra DIA no quadro e pedir para que criem outras palavras que terminam com o mesmo som. ? medida que forem dizendo, registr?-las no quadro e pedir para que comparem a grafia final das palavras.
  • Pedir que a turma fa?a um bonito desenho da parlenda para colocar no mural da sala.
  • Em seguida, sugerimos as seguintes atividades que tamb?m visam avan?ar no processo de alfabetiza??o dos alunos. Leia os enunciados para os alunos, os oriente na resolu??o das quest?es e observe que rela??es est?o estabelecendo entre os sons e as letras.

MEIO-DIA,MACACO SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
MACACO TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE DOCE
PARA DONA MARIA

           1.  Pinte de vermelho as palavras que rimam na parlenda.

                2. Encontre na parlenda as palavras MACACO e PANELA. Separe-as, oralmente, em s?labas e complete:

                            Obs: ? importante, nesse momento, o professor explicar aos alunos as diferen?as entre letra e s?laba:

 MACACO: _______ LETRAS     _______S?LABAS

PANELA: ________ LETRAS      _______ S?LABAS

             3. Encontre na parlenda as palavras DOCE e FOGO, separe-as em s?laba oralmente e complete:

DOCE:   ______ LETRAS                  _______ S?LABAS

FOGO: _______ LETRAS                  _______  S?LABAS

             4. Encontre em jornais ou revistas as letras necess?rias para formar o nome de cada desenho:

undefined

undefined

5. Na atividade anterior, voc? formou duas palavras: MACACO e PANELA. Depois de separ?-las em s?labas, pense em mais palavras que iniciem com a primeira s?laba de cada uma dessas palavras:

                                                MA

                                                                PA
















6. Est?o faltando algumas palavras na parlenda. Recorte e coloque-as no local correto. Depois leia a parlenda com sua professora e seus colegas: 

MEIO-DIA, MACACO SOFIA
????????????????____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
?______________ TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE ________________
PARA DONA _______________

                                         PANELA

                                           MACACO

                                        DOCE

                                              MARIA

 7. Leia as palavras de cada linha da tabela e risque aquela que n?o combina:

Obs: Primeiramente, pe?a aos alunos para tentarem ler as palavras e descobrir aquela que n?o rima. Se necess?rio, leia junto com eles.

MARIA                  DIA                      FOGO

PANELA                FITA                     COLA    

FOGO                  DOCE                    PAGO

              8. Na tabela abaixo, est? escrita uma palavra no sentido vertical (de cima para baixo). Qual ? a palavra?

       Pense junto com seus colegas e sua professora uma palavra que inicie com cada uma das letras da palavra chave:

M

A

R

I

A

Avaliação

Com essas atividades, esperamos que as crian?as avancem no processo de compreens?o do sistema alfab?tico, reconhecendo s?labas e rimas e compreendendo que os fonemas (sons) s?o representados por grafemas (letras).