BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
T?nia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ao final das atividades, esperamos que os alunos:
MEIO-DIA,MACACO SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
MACACO TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE DOCE
PARA DONA MARIA
1. Pinte de vermelho as palavras que rimam na parlenda.
2. Encontre na parlenda as palavras MACACO e PANELA. Separe-as, oralmente, em s?labas e complete:
Obs: ? importante, nesse momento, o professor explicar aos alunos as diferen?as entre letra e s?laba:
MACACO: _______ LETRAS _______S?LABAS
PANELA: ________ LETRAS _______ S?LABAS
3. Encontre na parlenda as palavras DOCE e FOGO, separe-as em s?laba oralmente e complete:
DOCE: ______ LETRAS _______ S?LABAS
FOGO: _______ LETRAS _______ S?LABAS
4. Encontre em jornais ou revistas as letras necess?rias para formar o nome de cada desenho:
5. Na atividade anterior, voc? formou duas palavras: MACACO e PANELA. Depois de separ?-las em s?labas, pense em mais palavras que iniciem com a primeira s?laba de cada uma dessas palavras:
MA |
PA |
6. Est?o faltando algumas palavras na parlenda. Recorte e coloque-as no local correto. Depois leia a parlenda com sua professora e seus colegas:
MEIO-DIA,
MACACO SOFIA
????????????????____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
?______________ TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE ________________
PARA DONA _______________
PANELA |
MACACO |
DOCE |
MARIA |
7. Leia as palavras de cada linha da tabela e risque aquela que n?o combina:
Obs: Primeiramente, pe?a aos alunos para tentarem ler as palavras e descobrir aquela que n?o rima. Se necess?rio, leia junto com eles.
MARIA DIA FOGO |
PANELA FITA COLA |
FOGO DOCE PAGO |
8. Na tabela abaixo, est? escrita uma palavra no sentido vertical (de cima para baixo). Qual ? a palavra?
Pense junto com seus colegas e sua professora uma palavra que inicie com cada uma das letras da palavra chave:
M |
|
A |
|
R |
|
I |
|
A |
Com essas atividades, esperamos que as crian?as avancem no processo de compreens?o do sistema alfab?tico, reconhecendo s?labas e rimas e compreendendo que os fonemas (sons) s?o representados por grafemas (letras).