Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.
Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.
O professor realizará os seguintes exercícios com base no mapa dos conflitos sugerido no link abaixo.
http://www.integral.br/zoom/imgs/349/image006.gif
(clicar no mapa para ampliar)
Vale ressaltar que o mapa sugerido já apresenta os principais conflitos da atualidade. Portanto o professor deverá conduzir os alunos ao trabalho de pesquisa na internet sobre tais conflitos, relacionando-os novamente no mapa em branco, e ainda numa folha anexada, descrever de forma breve quais os motivos que levaram a existência daquele conflito naquele determinado país. Em outras palavras, o estudante praticamente copiará o mapa sugerido abaixo, com a diferença de que e o mesmo irá aprofundar sobre os conflitos em c ada continente, pr oduzindo assim, o seu próprio texto.
Indicar aos alunos a visita do mapa sobre os conflitos mundiais no link abaixo destacado, solicitando a seguinte atividade em grupo:
1 ) Relacionar os principais conflitos mencionados no mapa com seus respectivos continentes, ou seja, dizer em qual continente e país se encontra determinado conflito;
2 ) Dividir a turma em grupos por continentes para apresentação dos conflitos ali existentes;
Nessa atividade é necessário o aluno ter um ATLAS para acessar o nome do país para relacioná-lo com o conflito. Se a atividade for desenvolvida em sala, o mestre deverá imprimir os textos dos principais conflitos localizados em cada continente para que o aluno sem internet possa desenvolver a tarefa. Caso o aluno esteja acessando a internet, solicitá-lo para procurar um ATLAS ON-LINE para fazer uma consulta mais aprimorada e detalhada. O professor deverá providenciar um mapa-múndi em branco com apenas divisão políti ca para servir de base para preenchimento das informações (conflitos) consultadas pelos estudantes durante a pesquisa na internet. VER SUGESTÃO ABAIXO!
Sugestão do mapa-múndi em branco com apenas divisão política:
http://img20.imageshack.us/img20/2694/mapamundi1jun.jpg
(clicar no mapa para ampliar)
http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais
A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.