BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
L?zia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
? Aprender a no??o de tamanho aparente e tamanho real de objetos;
? Relacionar o tamanho real e aparente do Sol e da Lua ?s dist?ncias que se encontram da Terra.
Como se trata de uma aula de introdu??o de conceito basta que as crian?as tenham no??es elementares de tamanho e dist?ncia: maior, menor, mais perto e mais longe.
Introdu??o
O Sol e a Lua s?o astros que despertam a curiosidade infantil. Compreender os seus movimentos e tamanhos aparentes constitui um desafio para as mesmas. Nesta aula, atrav?s de uma atividade experimental, pretendemos buscar respostas para parte desse desafio.
Atrav?s de uma atividade experimental com observa??o pretendemos que os alunos percebam que a dist?ncia em que nos colocamos em rela??o aos objetos interfere na forma como os vemos, fazendo com que muitas vezes esses sejam vistos com tamanhos aparentes e n?o na sua dimens?o real. Utilizamos a atividade experimental e a observa??o porque elas desenvolvem a percep??o sensorial das crian?as permitindo-lhes investigar fatos por meio de experi?ncias diretas. Assim, esperamos que atrav?s das atividades propostas e das discuss?es realizadas as crian?as entendam porque daqui da Terra vemos Sol e Lua com suas dimens?es menores que as reais.
Desenvolvimento:
Inicie a aula de hoje com o seguinte desafio:
-Quem saberia me dizer se o Sol e a Lua t?m o mesmo tamanho?Antes de ouvir as crian?as pe?a-lhes que respondam outra quest?o:
-O tamanho de um avi?o visto no ar ? maior ou menor do que quando o vemos pousado no solo?Por qu??Ou?a a opini?o das crian?as, at? que fique claro que o tamanho do avi?o visto no ar ? aparente, quando visto no solo, bem pr?ximo ao observador, o seu tamanho real ? bem maior do que o anteriormente observado.
Volte ? pergunta inicial e fa?a um levantamento de opini?es sobre os tamanhos do Sol e da Lua.
1.Levantamento de hip?teses
Antes de ouvir as crian?as ? conveniente que reafirme a import?ncia das opini?es estarem fundamentadas. Dar opini?o n?o ? falar por falar. Quando emitem suas opini?es, em verdade estamos conhecendo as concep??es pr?vias dos alunos sobre o assunto investigado.
Oriente a discuss?o para coletar as opini?es e registre-as quadro/giz. ? comum as crian?as apresentarem opini?es como:
1- Sol e Lua s?o do mesmo tamanho.
2- N?o d? para medir se s?o do mesmo tamanho porque um aparece de dia e a outra aparece de noite.
3- O Sol parece que ? maior porque brilha mais.
4- Pode ser que o Sol seja maior e a gente pense que ? do mesmo tamanho da Lua porque ela est? mais perto da gente.
Verifique com a turma se todas as opini?es sugeridas precisam ser investigadas, analisando uma a uma cada proposi??o.
S?o argumentos apresentados pelas crian?as em rela??o ?s opini?es:
1- Sol e Lua s?o do mesmo tamanho.
- Sim, porque ? assim que a gente enxerga eles.
- N?o, porque o Sol fica mais longe do que a Lua.
- N?o, porque a Lua parece do mesmo tamanho porque est? mais perto.
2- Isso n?o ? problema, a gente olha bem o tamanho do Sol durante o dia, ? noite a gente olha o tamanho da Lua e compara.
- Eu acho que n?o tem como medir o tamanho dos dois porque eles est?o muito longe.
- Mas n?o ? toda noite que ela est? redonda como o Sol.
- Deve ter um jeito de medir, a gente ? que n?o sabe.
3- Realmente, se o Sol brilha mais ? porque ele ? maior.
- Pode ser que ele brilhe mais porque tem luz mais forte e n?o porque ? maior.
- Eu j? vi falar que ? o Sol que ilumina a Lua, deve ser por isso que ele brilha mais.
4- Pode ser que o Sol seja maior e a gente pense que ? do mesmo tamanho da Lua porque ela est? mais perto da gente.
Escute as opini?es de seus alunos e avalie com a turma as opini?es dadas. Oriente a investiga??o de modo que seja poss?vel verificar se as opini?es dadas t?m validade ou n?o do ponto de vista da ci?ncia.
2- Realizando o experimento:
Material: duas caixas de f?sforo ou caixas de tamanhos semelhantes a elas, uma pequena e outra de tamanho bem maior.
Neste caso a atividade experimental acompanhada de observa??o ser? utilizada como um recurso que permite ?s crian?as coletarem informa??es que p
ossam auxili?-las ou n?o na confirma??o de s uas hip?teses. Como a atividade proposta deve ser realizada fora da sala de aula, no p?tio da escola ou na quadra de esportes, onde as crian?as possam observar as caixas de f?sforo a diferentes dist?ncias, sugerimos que planeje com as mesmas como acontecer? essa sa?da, o que devem levar e como devem se organizar para realizar a atividade. Converse com a turma o que pode ser feito para verificar as opini?es dadas para o problema desafio, utilizando as caixinhas.
- Ser? que ir at? o p?tio ou quadra de esportes da escola para observar objetos a diferentes dist?ncias poderia nos ajudar?Ouvir as opini?es da turma.
Antes de sair, planeje: aonde vamos, o que vamos fazer; o que vamos precisar e os cuidados a ser tomados. Se julgar necess?rio registre com as crian?as esse planejamento.
Sugest?o de registro:
Vamos at? ao p?tio/quadra de esportes da escola.
Vamos observar as caixas de f?sforo a diferentes dist?ncias.
O ponto de onde as caixas ser?o observadas deve ser o mesmo.
Observaremos primeiro uma caixa ao lado da outra a diferentes dist?ncias. A seguir a caixa maior ser? colocada a uma dist?ncia tr?s vezes maior que a caixa menor.
Em duplas vamos anotar o que foi observado nos diferentes momentos, para isso, vamos desenhar as caixas a diferentes dist?ncias.
Pedir a uma crian?a que explique para a turma o que v?o fazer no p?tio e porque a atividade tem que ser feita fora da sala. Organize as crian?as para sa?rem de sala. No local escolhido para a realiza??o da atividade, decida com elas os passos a serem seguidos conforme planejamento, estimulando-as a falar e registrar suas observa??es. Iniciar a atividade com as caixinhas colocadas em paralelo e ? mesma dist?ncia.
Pergunte:
- Quando observamos as caixas uma ao lado da outra a diferentes dist?ncias o que acontece com os seus tamanhos?
- Quando a caixa maior ? colocada a uma dist?ncia bem maior em rela??o ? caixa menor, o que acontece?Feitas as observa??es e registros necess?rios ? hora de retornar ? sala de aula. Em sala, ? hora de retomar as hip?teses levantadas pelas crian?as e confront?-las com o que foi observado, procurando relacionar as caixas de f?sforo ao Sol e Lua.
3- Busca de respostas
Retome com as crian?as as hip?teses levantadas confrontando-as com as observa??es realizadas durante o experimento. Para isso apresente as situa??es a seguir:
- Uma das caixas ? o Sol e a outra ? a Lua. As duas est?o ? mesma dist?ncia da Terra. Elas seriam vistas do mesmo tamanho?
- O que acontece quando a caixa maior ? colocada bem distante da caixa menor, considerando que a caixa maior representa o Sol e a caixa menor a Lua?
- Podemos afirmar que Sol e Lua parecem ter tamanhos semelhantes porque est?o em dist?ncias diferentes?
- Sol e Lua podem ter tamanhos semelhantes?Por qu??
- O fato da Lua s? aparecer ? noite e o Sol durante o dia interfere no tamanho em que s?o vistos no c?u?Por qu??
- Ser? que o brilho do Sol interfere no seu tamanho? Por qu??
Professor, apenas a ?ltima hip?tese exemplificada foi confirmada: Pode ser que o Sol seja maior e a gente pense que ? do mesmo tamanho da Lua porque ela est? mais perto da gente.
Retome com sua turma as opini?es por eles apresentadas e discuta com as crian?as sobre as informa??es que se confirmaram. Sugerimos que o registro da atividade desenvolvida, e suas conclus?es sejam feitos atrav?s da constru??o de um texto coletivo, como forma de sistematiza??o.
Sugest?o de registro:
Hoje, dia ....., fomos ao p?tio para observar as caixinhas de f?sforo a diferentes dist?ncias, e descobrimos que quanto mais longe se colocava as caixinhas, menores elas pareciam. Depois de nossas observa??es, fomos para sala e voltamos a discutir o problema do tamanho do Sol e da Lua. Ficou claro para todos que somente vemos o Sol com o tamanho semelhante ao
da Lua porque ele, embora muito maior que a Lua, est? muito mais longe da Terra.
Professor, a dist?ncia influencia tanto no tamanho como no brilho que podemos ver de um objeto luminoso. O Sol, por exemplo, mesmo n?o sendo a estrela maior e mais brilhante do Universo, possui o brilho que ofusca o das outras estrelas, por estar mais pr?ximo da Terra. A dist?ncia tamb?m parece influenciar na forma como vemos um objeto. Para observar isso, voc? pode numa outra aula propor aos seus alunos que observem a chama de uma vela a diferentes dist?ncias. Quanto mais nos aproximamos de um objeto, mais detalhes podem ser percebidos, fazendo com que partes desse objeto antes n?o percept?veis possam ser reconhecidas. Isso tamb?m pode ser discutido com os alunos ao observar as caixinhas, verificando a percep??o ou n?o dos seus detalhes em diferentes dist?ncias, evidenciando que quanto mais distante, menor ele parece ser e mais impercept?vel tornam-se os seus detalhes. N?o deixe de investigar com os seus alunos o di?metro do Sol e da Lua, para que possam estabelecer rela??es entre tamanhos e dist?ncias do Sol, Lua e Terra.
Inicialmente gostaria de evidenciar que durante o desenrolar da aula em diferentes momentos o aluno pode ser avaliado: quando emite suas opini?es e ouve as opini?es dos colegas, quando demonstra facilidade e ou dificuldade para realizar determinadas tarefas durante a atividade experimental, quando mostra estar atento e interessado ao que est? sendo proposto s?o alguns exemplos. Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento ? constru??o de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Feitas estas considera??es, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Sugest?o de avalia??o:
Na nossa aula de hoje trabalhamos com o tamanho real e o tamanho aparente do Sol e da Lua. Vimos que embora o Sol seja infinitas vezes maior que a Lua, quando vistos da Terra eles apresentam tamanhos bem semelhantes.
Pensando nessa informa??o e na atividade experimental realizada, tente responder:
Considerando que o Sol ? a estrela mais pr?xima da Terra, por que somente ? noite vemos outras estrelas?
Use o espa?o abaixo para dar a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao responder acertadamente essa quest?o o aluno est? demonstrando n?o s? que compreendeu o conceito trabalhado como foi capaz de utiliz?-lo corretamente para resolver outra situa??o.