BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
• Como acontece o movimento de rotação da Terra;
• Relacionar a formação dos dias e das noites, ao movimento de rotação da Terra e à ausência da luz solar;
• O movimento aparente do Sol como uma conseqüência do movimento de rotação da Terra.
O que é sombra, como elas são produzidas, relação entre as sombras e a posição do Sol no céu.
Introdução
Ao observarem o Sol, em diferentes posições no céu, as crianças, normalmente, imaginam que é ele quem está se movimentando (movimento aparente). É necessário que sejam estimuladas a investigarem o que de fato acontece, e que compreendam os dias e as noites como uma conseqüência do movimento de rotação da Terra, relacionando a noite à ausência da luz solar. Para isso usaremos o globo terrestre simulando o movimento de rotação da Terra, enquanto este é iluminado por uma fonte de luz, que ilumina apenas as partes da Terra voltadas para ela. Esperamos que os recursos utilizados contribuam para a construção pela criança de um modelo mental para a relação Terra-Sol e o movimento que a Terra realiza em torno de seu eixo.
Através de uma atividade experimental usando um modelo (o globo terrestre), as crianças serão levadas a investigar porque acontecem os dias e as noites. Algumas ideias prévias são necessárias à compreensão desse fenômeno: o de movimento aparente e o de que um objeto ao se interpor à luz do sol produz sombra na região contrária à fonte de luz.
Normalmente, a opinião das crianças em relação aos fenômenos que observam no ambiente baseia-se no senso comum (se todos pensam assim, assim deve ser o correto) ou eventualmente, estão em uma etapa transitória entre o senso comum e o conhecimento cientificamente aceito. Ao questionarmos suas opiniões e investigarmos sua validade através da investigação elas têm oportunidade de confrontar sua ideias com os conceitos científicos e avançar na construção de conhecimentos mais elaborados.
Desenvolvimento
Verifique inicialmente se as crianças entendem que o movimento que o Sol realiza no céu é aparente e que a sombra acontece quando um objeto opaco interpõe a fonte de luz, ficando a região contrária a ela, sem iluminação, projetando o objeto.
Após o levantamento dos conhecimentos prévios apresente a pergunta desafio, foco da investigação da aula: Para onde vai o Sol, quando a noite chega?
Levante as opiniões das crianças, sobre o desafio apresentado e as opiniões a serem investigadas pela turma.
1. Levantamento de hipóteses e encaminhamento da investigação
Oriente a discussão fazendo o levantamento de opiniões e registrando-as no quadro de giz.
As crianças poderão emitir opiniões como as apresentadas a seguir:
- O Sol vai para “atrás” das montanhas.
- Ele vai para o outro lado do mundo.
- Vai iluminar o Japão.
- Vai para outros países.
- Ele se esconde atrás das nuvens.
A escolha das hipóteses a serem investigadas deve ser acompanhada de discussão, para que as crianças possam avaliar as opiniões que, realmente, precisam e devem ser investigadas. Caso durante a discussão alguma hipótese seja esclarecida e as crianças que a emitiram sintam-se satisfeitas com a argumentação apresentada, ela poderá ser abandonada. Os alunos podem pensar sobre a opinião de que o Sol se esconde atrás das nuvens, por exemplo, com a seguinte pergunta: quando o Sol se esconde atrás das nuvens, durante o dia, o dia vira noite? E apresentar os seguintes argumentos:
- Não, apenas fica nublado.
- Não, o Sol se esconde, mas continua claro.A opinião de que o Sol se esconde atrás das nuvens é esclarecida pelas próprias crianças quando afirmam que quando o Sol se esconde atrás das nuvens permanece claro, o que não acontece quando a noite chega. Outra opinião que se for apresentada pelas crianças também não precisaria ser investigada é a de o Sol vai para “atrás” das montanhas. Isso, caso elas apresentassem argumentos para explicá-la como:
- Não, porque se fosse assim, onde não tivesse montanhas o Sol não se esconderia.
- Não, porque na verdade ele vai mesmo é para o Japão.
- Não, ele só parece que esconde atrás das montanhas.Sendo assim as opiniões a serem investigadas devem ser aquelas que os alunos não conseguem entender sem o auxíli o de uma estratégia que os ajude a investigar o desafio proposto.
Três opiniões exemplificadas se enquadram nessa perspectiva e podem ser investigadas juntas: o Sol vai para o outro lado do mundo, vai iluminar o Japão e vai para outros países.
Pergunte então as crianças que recurso poderia ser usado para verificar estas opiniões.
Seria interessante que uma das crianças sugerisse o globo terrestre. Caso isto não ocorra, você poderá apresentá-lo. É importante, neste momento, que o professor verifique se todas as crianças conhecem o globo e o que ele representa. Caso não conheçam, é uma boa oportunidade para apresentá-lo. Pedir a uma das crianças que localize o Brasil (fixar uma bolinha de fita adesiva). Pedir a outra criança que localize um país que esteja bem do lado contrário ao Brasil (é bem provável que localize o Japão - fixar outra bolinha de fita adesiva). Deixar que as crianças observem o globo, mostrando inclusive, que ele gira. Despertar a curiosidade das crianças com perguntas como:
- Será que o Sol consegue iluminar o Brasil e o Japão, ao mesmo tempo? Como poderíamos verificar isto?A partir da observação do globo terrestre e da verificação de que o Japão está do lado oposto ao Brasil investigue as opiniões: se o Sol realmente vai para o Japão, para o outro lado do mundo ou para outros países.
2. Realizando o experimento
Material: globo terrestre, uma lanterna ou a própria luz do sol.
Para investigar as opiniões, observe com a turma as sombras projetadas pelo globo terrestre. Organize as crianças fora da sala de aula, usando como fonte de luz o Sol ou dentro da sala usando uma lanterna para representar o Sol.
Chame uma criança para segurar o globo terrestre. Peça a ela que gire o globo de maneira que o ponto marcado indicando o Brasil fique de frente para o Sol. Pergunte:
- Como o Brasil está recebendo a luz do Sol?E os países que estão localizados do lado oposto ao Brasil?Peça que observem como o Japão, também marcado com fita adesiva, está recebendo a luz do Sol.
- Quando o Brasil está recebendo diretamente a luz do Sol, é dia ou noite?E no Japão?Gire lentamente o globo terrestre até que o país a ser iluminado seja o Japão e peça aos alunos que observem o que acontece. Questione:
- Para que o Japão receba a luz do Sol o globo deu uma volta completa ou meia volta?E para o Brasil voltar a receber a luz do sol, o que você precisa fazer?
-O que aconteceu com a parte da Terra que não recebeu luz do Sol? Nessa parte é dia ou noite?
- Quem se movimenta para que os dias e as noites aconteçam: o Sol ou a Terra?Informe às crianças que cada volta da Terra em torno de si mesma demora 24 horas. Durante esse movimento é dia na parte voltada para o Sol e noite no lado oposto. Esse movimento chama-se movimento de rotação da Terra.
Fonte: www.cienciamao.if.usp.br/.../busca.php?...duracao%20do%20dia%20e%20da%20noite -
3. Relacionando o que foi aprendido com a pergunta desafio
Organize a turma para retomar a pergunta desafio: para onde vai o Sol quando a noite chega, e verificar quais opiniões estão mais de acordo com o que foi investigado. Pergunte as crianças:
- O que observamos enquanto girávamos o globo?
- Quando o Sol clareava o Brasil, o que acontecia no Japão?
- E quando o Japão clareava, o que acontecia com o Brasil?
- O que observamos em relação às sombras?
- Por que o Sol ilumina lugares diferentes da Terra?
- Quem parece se movimentar quando olhamos para o céu?
- Quem de fato se mo vimenta?
- O que acontece ao Japão quando é dia no Brasil?
- Se as sombras vão só aumentando de tamanho, quando o Sol se põe, podemos concluir que a noite é uma grande sombra?Após a discussão compare com as crianças as opiniões in iciais com aquelas obtidas após a realização da ati vidade experimental.
Veja se elas conseguem perceber que nenhuma das opiniões emitidas estava correta, porque, de fato, quem movimenta é a Terra, originando os dias e as noites.
Peça às crianças que façam um relató rio sobre a atividade experimental realizada e o que elas aprenderam sobre a formação dos dias e das noites.
Sugestão de questões que podem compor o relatório
Opiniões iniciais
Opiniões Iniciais | Informações Obtidas | Conclusões |
1- O Sol vai para trás das montanhas 2- Ele vai para o outro lado do mundo 3- Vai iluminar o Japão 4- Vai para outros países |
Ao realizarmos a atividade com o Globo Terrestre observamos que: - à medida em que a gente girava o globo, o Sol ia iluminando outras regiões da Terra. - quando o Sol clareava o Brasil, o Japão estava na sombra. - quando o Sol clareava o Japão, o Brasil ficava na sombra. - à medida em que o Sol vai se pondo, as sombras vão aumentando de tamanho, em sentido contrário ao poente. |
- O Sol ilumina lugares diferentes da Terra porque a Terra vai girando em torno de si mesma. - Quando olhamos para o céu, temos a impressão de que o Sol se movimenta, mas de fato isto não acontece. - É a Terra que movimenta em torno de si mesma, dando origem aos dias e às noites. - Quando é dia no Brasil é noite no Japão. - A noite é uma grande sombra. |
Em geral, os professores trabalham paralelamente os movimentos de rotação e de translação. Entretanto, para a compreensão dos dias e das noites, a criança precisa conhecer o movimento de rotação da Terra, ou seja, o fato de a Terra girar em torno de si mesma. Este fenômeno produz alterações no ambiente, facilmente percebidas pela criança, porque elas interferem diretamente nos seus hábitos. Além disto, exige a construção de um modelo mental com menos elementos (Sol e Terra) sendo, por isto, mais apropriado para ser discutido com crianças menores.
Já o movimento de translação supõe a construção de um modelo mental que engloba vários elementos como o Sol, a Terra, as estações do ano e a inclinação do eixo imaginário da Terra, exigindo um nível de elaboração bem maior. A distribuição de luz e calor entre os hemisférios norte e sul da Terra, varia em conseqüência da inclinação do eixo de rotação da Terra, enquanto ela realiza o seu movimento de translação ao redor do Sol, dando origem às estações do ano. Como vocês podem ver, trata-se de conceitos bem mais complexos, que devem ser compreendidos, e não memorizados.
O globo terrestre é um recurso didático que não pode faltar em uma escola. É imprescindível para compreensão de assuntos como o discutido nessa aula. Caso você não consiga um globo terrestre você pode construir um modelo, com as crianças. Entretanto um modelo construído pelas crianças, por mais bem feito, não substitui o globo terrestre, principalmente, nas consultas de localização de continentes, países, entre outros.
Links utilizados na aula
Incidência de raios solares no Globo - www.cienciamao.if.usp.br/.../busca.php?...duracao%20do%20dia%20e%20da%20noite
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e critica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Sugestão:
Organize as crianças em grupo e entregue um conjunto de fichas com frases sobre o conteúdo da aula para as crianças recortarem e organizarem as fichas, elaborando um texto. Oriente as crianças pedindo-lhes que leiam todas as fichas antes de começar o trabalho. Elas deverão selecionar as fichas que falam de um mesmo assunto e organizá-las observando a melhor sequência para formar o texto. Depois elas deverão apresentar o texto para a turma, que poderá sugerir novas alterações de forma que ele fique mais claro. Após a apresentação e as sugestões da turma as fichas deverão ser coladas em uma folha em branco e ficarem expostas no mural da sala.
Exemplos de fichas:
O movimento que a Terra realiza em torno de si mesma chama-se movimento de rotação.
Cada volta da Terra em torno de si mesma dura 24 horas, um dia inteiro, originando os dias e as noites.
É o Sol que ilumina a Terra, tornando claros os nossos dias.
À medida que o Sol se põe as sombras vão aumentando de tamanho, até que a noite chega.
Enquanto gira, diferentes lugares da Terra vão sendo iluminados pelo Sol, quando é dia no Brasil, é noite no Japão.
Ao observar o nascente e o poente temos a impressão que o Sol se movimenta, mas quem de fato está se movimentando é a Terra.
Ao final, faça um comentário sobre as organizações de texto, questionando sobre a importância do texto estar bem organizado para que depois eles possam utilizá-lo para estudo ou novas investigações.