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As sombras e a posi??o do Sol no c?u

Autor e Co-autor(es)

Am?lia Pereira Batista Porto imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

L?zia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial;
? Estabelecer rela??o entre a posi??o da fonte de luz e a varia??o no tamanho e na dire??o da sombra.

Duração das atividades

100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que ? sombra e como a sombra ? produzida.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o
Atrav?s de atividade experimental pretendemos que as crian?as percebam que as sombras variam de acordo com o objeto e com a posi??o do foco de luz. Para isso v?o produzir sombras na sala de aula, utilizando uma lanterna e figuras de objetos diferentes. Esperamos que ao final das atividades as crian?as tenham entendido como e por que as sombras variam no decorrer do dia, e que sejam capazes de relacionar o conhecimento constru?do com outras situa??es do cotidiano, em uma observa??o realizada em casa. Entender o que ? sombra auxilia, tamb?m, na compreens?o da forma??o dos dias e das noites.

Desenvolvimento

Inicie a aula apresentando a pergunta desafio, foco da investiga??o da aula: Como a posi??o do foco de luz interfere na produ??o das sombras?
Levante as opini?es das crian?as, sobre o problema apresentado para serem investigadas pela turma (consulte no Portal do Professor a aula das mesmas autoras: Luz e sombra).
Pergunte ent?o as crian?as que recurso poderia ser usado para verificar as opini?es.
Seria interessante que as crian?as sugerissem o pr?prio Sol ou uma outra fonte de luz. Caso isto n?o ocorra, voc? poder? dizer que inicialmente elas ir?o observar as sombras, em sala, com o aux?lio de uma fonte de luz artificial (a luz de uma lanterna). Em casa observar?o as sombras produzidas pelo Sol, em diferentes hor?rios do dia.


Realizando o experimento

Dentro da sala de aula

Material: duas figuras de formatos diferentes (um avi?ozinho e um livro, por exemplo) e tamanhos diferentes (uma grande e uma pequena), uma fonte de luz (lanterna), uma sala escurecida, uma parede para proje??o das sombras, fita adesiva, varetas (palitos de churrasco).
Como fazer
Prepare com a turma o material necess?rio ? atividade experimental. Recorte, no papel?o, as figuras do avi?ozinho e do livro (uma grande e uma pequena). Prenda uma vareta em cada figura com a fita adesiva.
A seguir acenda a lanterna, escure?a a sala e produza um foco de luz numa parede bem clara. Pe?a a uma crian?a que coloque, entre o foco de luz e a parede, as figuras, uma de cada vez, enquanto a turma observa. A seguir, pe?a que coloque a primeira figura pequena perto da lanterna e, a depois, na mesma dire??o, mantendo um espa?o entre elas, a figura igual grande. A turma continua observando o que acontece com a sombra.
Pergunte as crian?as:
- O que ? preciso para produzir sombra?
- As sombras variavam de acordo com a forma das figuras? Explique.
Pe?a ?s crian?as que escolham uma figura. Acenda a lanterna e projete um foco de luz sobre ela na vertical (de cima para baixo).
Pergunte:
O que aconteceu com a sombra?A seguir projete o foco de luz de forma inclinada.
Pergunte:
- E agora, o que aconteceu com a sombra?
- O que foi preciso fazer para projetar sombras mais compridas?
- E mais curtas?

Professor, vale lembrar que pela manh? e ? tarde, as sombras se formam em dire??es opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Na atividade experimental voc? viu que quando a luz ? projetada na vertical, quase n?o h? sombra. E que quando ela ? projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior ? a sombra. O mesmo fen?meno explica as diferen?as no tamanho das sombras no decorrer do dia (manh?, mais comprida; ao meio dia quase n?o se observa a sombra; ? tarde, mais comprida), devido ? posi??o aparente do Sol no c?u.

Professor, ap?s a discuss?o proponha para a turma outras atividades usando uma fonte de luz artificial, como uma lanterna. Destacamos, dentre elas, teatro de sombras; com as m?os, formar figuras diferentes parecidas com animais; aumentar e diminuir o tamanho dos objetos aproximando-os ou afastando-os da lanterna; colocar objetos feitos de materiais diferentes (opacos, transl?cidos e transparentes) e observar se eles projetam sombras; produzir sombras iguais utilizando objetos diferentes e explicar o que ? necess?rio fazer para que isso aconte?a.
Veja alguns movimentos que podem ser feitos com as m?os e as figuras que voc? pode obter.

Figuras: revistaescola.abril.com.br/.../se-fez-sombra-426175.shtml

Figura: www.planobeta.com/.../fazendo-sombras-com-as-maos/

Avaliação

Uma avalia??o formativa se d? em diferentes momentos, no decorrer da aula. Os alunos podem ser avaliados quando emitem suas opini?es e ouvem as opini?es dos colegas, quando demonstram facilidade e ou dificuldade para realizar determinadas tarefas durante a atividade experimental, quando mostram estar atentos e interessados ao que est? sendo proposto, quando registram o que aprenderam em um relat?rio, s?o algumas situa??es. Feitas estas considera??es, propomos que os alunos sejam avaliados durante a discuss?o da atividade realizada em casa e dos registros feitos. Para isso, verifique a localiza??o do Sol e o tamanho da sombra em cada situa??o ilustrada pela crian?a e as ideias apresentadas na discuss?o da atividade em classe.

Em casa
Para relacionar o aprendido sobre sombras com situa??es do cotidiano oriente as crian?as a realizarem a atividade seguinte em casa:
Pe?a a elas que usem o pr?prio corpo para descobrir a rela??o entre a posi??o do Sol no c?u e a produ??o de sombras. Para isso oriente-as a escolher um lugar onde o Sol esteja vis?vel e observar a pr?pria sombra pela manh?, ao meio-dia e ? tarde, nesse mesmo local. Desenhar no ch?o, com giz, as sombras produzidas e representar por meio de desenhos o que foi observado, n?o esquecendo de registrar o hor?rio e desenhar o Sol em cada situa??o. Em sala pergunte:
- A que horas sua sombra foi menor?
- A que horas sua sombra foi menor?
- Estando sempre na mesma posi??o, em algum momento a sua sombra mudou de lado?
- A posi??o das sombras e do Sol foram as mesmas em todos os desenhos?