BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
L?zia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Terra como espa?o para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
? A fun??o das sementes na produ??o de novas esp?cies descendentes de plantas angiospermas e como ocorre a germina??o;
? Os est?gios da germina??o e as necessidades da semente para germinar;
? A import?ncia da germina??o das sementes para a perpetua??o das esp?cies de plantas angiospermas.
Para melhor compreens?o do processo de produ??o de novas plantas a partir da germina??o de sementes ? importante que os alunos estejam familiarizados com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente) bem como a fun??o das flores na reprodu??o dos vegetais, produzindo frutos e sementes.
Introdu??o
Para o desenvolvimento desta aula, apresentamos algumas informa??es que poder?o ajud?-lo(a) na realiza??o das atividades propostas. Embora a observa??o do processo de germina??o seja uma pr?tica comum nos anos iniciais de escolariza??o, geralmente ela ? realizada em condi??es artificializadas em que muitas vezes acaba sendo compreendida de forma destorcida pelos alunos.
A maioria das plantas reproduz-se por meio de sementes. Em geral, os frutos guardam as sementes em seu interior, protegendo-as. Estrutura de propaga??o das plantas, a semente origina-se do ?vulo fecundado, sendo a unidade reprodutiva que d? in?cio a uma nova gera??o. Os cientistas d?o nomes diferentes a cada uma das partes que comp?em a estrutura de uma semente. O tegumento ? a casca que reveste a semente e protege suas partes internas. O cotil?done ? a reserva nutritiva da semente que alimenta a nova planta at? que as ra?zes se formem. Do embri?o nasce a nova planta. Ele ? o in?cio da vida. Assim, o surgimento das sementes ? de import?ncia vital para o sucesso evolutivo das plantas terrestres. A ruptura da semente pelo embri?o ? chamada germina??o. O primeiro passo para a germina??o ? a embebi??o, provocada pela absor??o de ?gua com o consequente aumento de volume interno e rompimento do tegumento. Ao romper-se o tegumento permite o crescimento do embri?o para o meio exterior. A raiz prim?ria, primeira estrutura da nova planta, penetra na terra, enquanto se desenvolve o caule e as folhas jovens.
As condi??es para a germina??o da semente s?o:
? A semente estar completamente desenvolvida e madura; estar completa, com todas as suas partes essenciais perfeitamente constitu?das;
? A ?gua ? o fator que desencadeia o processo de embebi??o, que vai permitir o in?cio da respira??o;
? O solo deve ser devidamente arejado para que, com o in?cio do processo respirat?rio, se inicie a germina??o;
? Todos os processos biol?gicos s?o condicionados pela temperatura e cada esp?cie tem uma temperatura ideal para que suas sementes germinem;
? Algumas sementes t?m a sua germina??o influenciada pela presen?a ou aus?ncia de luz.
A dissemina??o de frutos e sementes ? um fen?meno extremamente desej?vel e necess?rio para a preserva??o da esp?cie que, quanto mais variado e vasto seja o seu habitat, melhores condi??es de sobreviv?ncia ter?o.
A dissemina??o ? feita atrav?s de diversos agentes, que s?o: Vento, ?gua, Animais, Homem.
Fonte: ADAPTADO DE: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/semente/semente.php - CONSULTADO EM 08/09/2009, ?S 14H26MIN).
Estrat?gia
Atrav?s de uma atividade experimental pretendemos que os alunos observem a estrutura interna de uma semente e os diferentes est?gios do processo de germina??o. Utilizamos a atividade experimental e a observa??o porque elas desenvolvem a percep??o sensorial dos alunos permitindo-lhes investigar fatos por meio de experi?ncias diretas.
Desenvolvimento
A atividade proposta para esta aula, tanto pode ser realizada em sala de aula como em um laborat?rio.
Professor, num primeiro momento, recorde com os alunos sobre a reprodu??o dos vegetais, a poliniza??o, at? chegar ? forma??o da semente.
- Ol? turma, vamos relembrar como acontece a reprodu??o das plantas? A flor ? o ?rg?o reprodutivo de muitas plantas. Nela est?o o androceu e o gineceu, parte masculina e feminina de uma planta.
- Quem se lembra as partes de comp?em o androceu? E o gineceu?
- Onde mesmo ficam os ?vulos? E o p?len?
O androceu produz gr?os de p?len, e o gineceu produz ?vulos.
Os gr?os de p?len ficam na antera e os ?vulos dentro do ov?rio da flor.Essas e outras perguntas ajudar?o os alunos a recordarem os conhecimentos pr?vios necess?rios ao desenvolvimento desta aula. Ainda atrav?s do di?logo ? importante retomar como se d? a poliniza??o.
- Como os gr?os de p?len fecundam os ?vulos?
- Como acontece a poliniza??o?
- Pela poliniza??o, os gr?os de p?len s?o transportados do androceu de uma flor para o gineceu de outra flor, e cada gr?o de p?len vai fecundar um ?vulo. Esta fecunda??o originar? o embri?o. E a partir da?, o que ser? que acontece? O restante desta hist?ria ser? investigado em nossa aula de hoje.
Reforce a import?ncia da semente no processo de produ??o de novas plantas. Pe?a-lhes que falem sobre frutos e sementes que conhe?am e investigue se s?o capazes de explicar como, atrav?s de sementes, nascem novas plantas. Veja a seguir algumas perguntas que podem estimular a discuss?o e a partir da? voc? pode organizar um quadro de registro que informe o que foi discutido.
- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto ou fruta que conhe?a?
- Ele(a) possui muitas ou poucas sementes?
- Onde estas sementes se encontram no fruto?
- Ser? que a quantidade de sementes de um fruto est? relacionada ? maior ou menor capacidade de a planta reproduzir?
- Que tipo de curiosidade voc? tem em rela??o ? reprodu??o das plantas?
Quest?es como essas, permitem que voc? fa?a um levantamento das concep??es pr?vias de seus alunos, bem como o seu interesse maior ou menor em rela??o ao assunto em estudo.
Para esta aula ser?o necess?rias algumas sementes, que voc? pode escolher entre aquelas de mais f?cil acesso e que sejam conhecidas pelos alunos. As sementes tamb?m podem ser trazidas pelas pr?prias crian?as, se solicitadas anteriormente. Cada aluno receber? uma semente para que ele mesmo possa ver as partes que a comp?em.
- Vou entregar a cada um de voc?s uma semente. Abra-a cuidadosamente para ver o que existe dentro dela. Os alunos devem ser alertados para n?o danificar as estruturas internas da semente ao abri-las. ? necess?rio que o embri?o n?o seja danificado para que ele possa observ?-lo. Enquanto os alunos abrem as sementes, voc? dever? ajud?-los a identificar as suas partes nomeando-as. Para isso, utilize as informa??es contidas na introdu??o da aula. Pe?a que, em duplas, desenhem a semente que receberam, indicando as suas partes.
Neste momento voc? poder? apresentar-lhes o desenho de uma semente aberta com as suas partes internas identificadas.
Vejam nesta figura uma semente e suas partes. Ela ? composta de casca, uma reserva nutritiva para o embri?o se manter at? germinar completamente, al?m do pr?prio embri?o. Este, como vai formar uma nova planta, j? possui uma estrutura que originar? a raiz (rad?cula) e o caule (caul?culo).
Fonte: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/semente/semente.php (CONSULTADO EM 08/09/2009, ?S 14H17MIN).
Estimule os alunos a compararem as sementes observadas com a semente da ilustra??o.
- Elas possuem as mesmas partes?
- Em qu? as sementes s?o semelhantes?
- Em qu? s?o diferentes?
- Todas as sementes observadas possuem reservas nutritivas?
- Foi poss?vel localiz?-las?
Feita essa discuss?o ? importante que os alunos compreendam que as sementes variam de tamanho, cor, formato, entre outras diferen?as observadas, mas que todas elas devem possuir um embri?o para que possam germinar. Apresente tamb?m as informa??es sistematizadas que se encontram na introdu??o da aula.
At? aqui, os alunos investigaram as estruturas que comp?em uma semente e suas fun??es. Dando prosseguimento a esse trabalho, vamos montar um experimento que lh es permita acompanhar e observar os diferentes est?gios da germina??o de uma semente. Para isso, entregue a cada um duas sementes (feij?o, alpiste, ervilha, ou qualquer outra que escolher). Entregue tamb?m um copinho descart?vel com um pouco de terra. Oriente os alunos a plantarem as sementes que receberam, lembrando-os de afofar a terra e umedecer.
- Peguem o copinho, umede?am a terra e a afofem. Coloquem sobre a terra a semente e deixem seus copinhos, devidamente nomeados, num local fresco. Voc?s observar?o por alguns dias este experimento, at? que nossas sementes germinem. M?os ? obra, garotada!
- Por que umedecemos a terra e afofamos?
Verifique se est? claro para as crian?as que a ?gua e a terra fofa s?o necess?rias para que a semente inicie o processo de germina??o, a embebi??o, e para que possa respirar.
Entregue aos alunos um texto sobre sementes, pe?a que leiam e retome com eles a import?ncia das sementes, como acontece a germina??o, como ? formada a semente, deixando que eles imaginem como acontecer? a germina??o das sementes que plantaram. Pe?a que cada aluno escreva os resultados esperados do plantio que fez, com base no que aprenderam sobre a germina??o.
Sugest?o de texto sobre germina??o:
Mas o que ? mesmo uma semente?
As sementes possuem reservas nutritivas necess?rias ao desenvolvimento da planta durante o in?cio da germina??o, por isso s?o t?o importantes. Elas t?m uma casca, em geral dura, certa quantidade de reservas nutritivas e um embri?o.
As sementes podem parecer secas, sem vida, mas n?o o s?o. Enquanto o processo de germina??o n?o se inicia, o embri?o dentro da semente tem uma atividade muito pequena, o suficiente apenas para manter-se vivo. A casca da semente protege o embri?o do ressecamento, das baixas e altas temperaturas. Quando a semente chega em um lugar com boas condi??es de luz, temperatura e umidade, ela finalmente come?a a germinar. As reservas nutritivas servem de alimento para o embri?o quando ele est? come?ando a se desenvolver.
A germina??o inicia-se com a absor??o de ?gua pela semente, que incha. Logo depois come?a a crescer uma pequena raiz. Em seguida, as folhas e o caule da futura planta come?am a se desenvolver, ainda utilizando as reservas da semente.
O desenvolvimento das folhas e das ra?zes come?a a dar autonomia para a jovem plantinha, que j? n?o conta mais com as reservas da semente.
Fonte: Construindo Consci?ncias: ci?ncias. 5? s?rie / APEC ? A??o e Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias. 2? edi??o. p. 45. S?o Paulo: Scipione, 2006.
Fonte: http://www.portalobjetivo.com.br/colegio/temas_estudos/30.asp?s=junior2 (CONSULTADO EM 08/09/2009, ?S 14H14MIN).
Acompanhamento da germina??o
Por alguns dias, deixe que os alunos acompanhem a germina??o das sementes que plantaram, pedindo que anotem o que tem sido observado durante o processo. Ap?s a germina??o estar completa, pe?a que eles comparem os resultados esperados com os resultados obtidos.
Inicialmente gostaria de evidenciar que durante o desenrolar da aula em diferentes momentos os alunos podem ser avaliados: quando emitem suas opini?es e ouvem as opini?es dos colegas, quando demonstram facilidade e ou dificuldade para realizar determinadas tarefas durante a atividade experimental, quando mostram estar atentos e interessados ao que est? sendo proposto. Como parte desse processo, proponha aos alunos que em duplas, ou trios, montem um cartaz mostrando tudo que foi observado durante a germina??o de suas sementes, ilustrando com desenhos as suas descri??es. Pe?a que cada grupo apresente para a turma seu trabalho.