BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
L?zia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
* Entender que as plantas s?o seres vivos e, portanto, se reproduzem.
* Identificar os componentes masculino e feminino que comp?em a estrutura da flor.
* Compreender a anatomia da flor e sua rela??o com o processo de reprodu??o das plantas.
O aluno precisar? ter conhecimento da anatomia b?sica das plantas (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
Introdu??o
Esta aula foi planejada com o objetivo de apresentar aos alunos conceitos novos sobre as plantas, para que compreendam que s?o seres vivos e se reproduzem, apesar de esta reprodu??o ser diferente da reprodu??o animal em alguns aspectos. Os vegetais fazem parte do reino Plantae, sendo de suma import?ncia para as rela??es que acontecem entre os seres vivos. A anatomia vegetal compreende as partes das plantas, e as principais s?o raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Cada um destes ?rg?os possui sua fun??o no corpo da planta, e neste momento vamos focar as flores, como ?rg?os reprodutivos dos vegetais.
Estrat?gia
Em uma atividade pr?tica de disseca??o da flor do l?rio, realizada no laborat?rio, ser? apresentada aos alunos a anatomia da mesma, focando as partes que comp?em o gineceu e androceu, nomeando-as e relacionando-as ?s suas fun??es. Os alunos ser?o organizados em grupos e cada grupo receber? uma flor para dissecar. Lembramos que a utiliza??o do laborat?rio ? mais indicada, entretanto, se sua escola n?o o possui, voc? poder? desenvolver a pr?tica na pr?pria sala. N?o se esque?a de providenciar as flores antecipadamente, deixando-as na ?gua para n?o murcharem.
Desenvolvimento
Professor, num primeiro momento, verifique o que os alunos entendem sobre as plantas, se reconhecem a fun??o das flores e como pensam que acontece a reprodu??o nos vegetais, j? que n?o se movem.
Pessoal, voc?s devem se lembrar que j? estudamos um pouco sobre as plantas, vimos quais s?o as suas partes, e que uma delas era a flor. Voc?s se lembram qual era a fun??o da flor para a planta?
Algumas respostas que poder?o surgir:
- Ela serve para enfeitar...
- Pode ser tamb?m que sirva para que a planta esteja sempre cheirosa...
- Eu lembro que era para a reprodu??o.
Muito bem, ? claro que as flores s?o ?timas para enfeitar e tamb?m para deixar as plantas sempre cheirosas, mas sua fun??o principal ? a reprodu??o. Se a principal fun??o das flores ? a reprodu??o da planta, como ser? que isso acontece? Algu?m gostaria de dar sua opini?o?
Coment?rios que poder?o surgir:
- Ela deve ter ajuda de algu?m.
- Deve ter espermatoz?ides dentro da flor.
- A flor deve voar at? chegar em outra flor.
Pe?a aos alunos que d?em exemplos de flores que eles conhecem: l?rios, rosas, cravos, hibiscos, entre outras. Pe?a que eles falem o que de comum eles v?em nas flores citadas. ? prov?vel que eles nomeiem as flores mencionadas por serem mais comuns e que digam que s?o cheirosas, t?m p?talas coloridas, os beija-flores gostam de visit?-las.
- Voc?s j? tiveram a curiosidade de abrir uma flor para saber o que tem dentro dela?
- Quem j? fez isso, o que observou? Atrav?s da fala dos seus alunos, verifique se eles identificam ou n?o a estrutura interna das flores. ? comum eles falarem da presen?a do p?len e dos pistilos, sem contudo nome?-los.
Atividade pr?tica
No laborat?rio, prepare com os alunos a atividade pr?tica de anatomia da flor. Fa?a da seguinte forma: leve alguns l?rios (um para cada mesa/grupo). Separe os alunos em grupos de quatro a cinco alunos, distribua uma flor para cada grupo. Pe?a-lhes que verifiquem a cor da flor, o n?mero de p?talas, se tem aroma e se este ? agrad?vel. Lembre aos alunos que o corte para abertura da flor somente voc? poder? fazer.
Passe de mesa em mesa auxiliando cada grupo na disseca??o da flor, chamando-lhes a aten??o para os ?rg?os feminino e masculino, cada parte deles e especialmente onde s?o produzidos os gr?os de p?len e ?vulos.
Abaixo seguem fotografias mostrando passo-a-passo a disseca??o. Como s?o as pr?prias crian?as que v?o fazer a disseca??o, e pode acontecer de uma ou outra parte ser mutilada durante o processo, voc?, professor, poder? usar este recurso para os alunos visualizarem as partes da flor e entenderem a rela??o en tre elas.
Foto 1: Esta flor que voc?s veem ? o l?rio (Lilium sp.). Percebam que ? vistosa, bonita, tem p?talas amarelas, e dentro dela n?s percebemos que tem algumas partes.
Foto 2: Ao retirarmos algumas p?talas, j? conseguimos ver melhor dentro da flor, e j? notamos os ?rg?os reprodutivos.
Foto 3: Ao retirarmos todas as p?talas, vejam que sobram apenas estas hastes, que s?o o gineceu e androceu.
Foto 4: Agora, com a ajuda de um estilete, eu corto ao meio esta flor e podemos ver direitinho onde est? o gineceu e onde est? o androceu.
Foto 5: Vejam que ao abrir, cortando ao meio, visualizamos uma parte muito importante: o ov?rio da flor. Dentro deste ov?rio voc?s podem notar v?rios gr?ozinhos bem pequenos, que s?o os ?vulos desta flor.
Foto 6: Retirando todas estas hastes com a pontinha escura, temos o ?rg?o masculino da flor: o androceu. Estas pontinhas escuras s?o as anteras, e nelas s?o produzidos os gr?os de p?len. Estes gr?ozinhos s?o, juntamente com os ?vulos, os grandes respons?veis pela reprodu??o das plantas.
Foto 7: Depois de retirar o androceu, resta o gineceu. Ele ? formado pelo estigma, o estilete, e o ov?rio.
O estigma ? a entrada do estilete, e este ? o tubo que chega ao ov?rio, onde est?o os ?vulos.
Foto 8: Olhem como o ov?rio protege os ?vulos, ele ? fechadinho e s? tem acesso atrav?s do estigma e estilete.
Foto 9: Olhem com cuidado o ov?rio aberto, com os seus in?meros ?vulos. Cada um destes ?vulos poder? dar origem no futuro a uma nova planta desta esp?cie.
Foto 10: Se cortarmos o ov?rio nesta dire??o, voc?s conseguem ver de outro ?ngulo os ?vulos desta planta.
Fotos: Maria Antonieta Silva
Considerando que a avalia??o formativa n?o acontece apenas em um ?nico momento, durante todo o processo do desenvolvimento da aula voc? dever? estar atento ? postura do aluno em rela??o ao que est? sendo proposto: interesse, n?vel de participa??o, sociabilidade, entre outros. Neste momento, pe?a que cada grupo fa?a um cartaz com desenho esquem?tico da anatomia do l?rio, com todas as suas partes. Ao avaliar os cartazes, verifique se o grupo representou o que foi solicitado e se os conceitos constru?dos est?o corretos.