Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral |
? Respeitar a variedade ling??stica que caracteriza a comunidade dos falantes
da L?ngua Portuguesa.
? Ler e escrever relatos breves de experi?ncias de vida.
? Ler e escrever biografias, observando a seq??ncia cronol?gica dos textos de eventos.
? Consultar livros e antologias po?ticas, identificando poesias, pref?cio, ?ndice,
numera??o das p?ginas, divis?o de cap?tulos, biografia do autor etc.
? Conhecer o nome, breves dados biogr?ficos e alguns poemas de grandes poetas brasileiros.
? Apreciar e reconhecer o valor liter?rio de textos po?ticos.
- G?nero textual: forma composicional, estilo, fun??o, contexto de circula??o.
Estrat?gias e recursos da aula- aula interativa;
- leitura de imagens;
- trabalho em grupo ou dupla.
- texto impresso;
Desenvolvimento da aula
1? passo:- Iniciar a aula com um jogo de advinhas e jogo da forca para descobrir o poeta que ser? estudado na aula. O professor deve fazer perguntas ou fornecer informa??es do tipo: Foi um conhecido poeta cearense ou recebeu um pseud?nimo originado do nome de uma ave. Simultaneamente, os alunos ter?o oportunidade de sugerir letras para descobrir o nome do poeta na forca.
2? passo:- Ap?s a descoberta do nome do poeta, explorar a biografia do mais conhecido cordelista: Patativa do Assar?, apresentando, incialmente, aos alunos as fotos do poeta (ver imagens 1 e 2 em recursos did?ticos).
-Com isso apresentar a turma o primeiro v?deo (ver v?deo em recursos did?ticos) com o trailler do filme ?Patativa do Assar?: Ave Poesia?, apresentando o g?nero biografia em um outro contexto de circula??o.
- Ap?s a exibi??o do primeiro v?deo, apresentar a biografia, agora em texto impresso.
Patativa do Assar?Ant?nio Gon?alves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assar? (Assar?, Cear?, 5 de mar?o de 1909 ? 8 de julho de 2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.
Biografia
Uma das principais figuras da m?sica nordestina do s?culo XX. Segundo filho de uma fam?lia pobre que vivia da agricultura de subsist?ncia, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doen?a. Com a morte de seu pai, quando tinha nove anos de idade, passa, a ajudar sua fam?lia no cultivo das terras. Aos doze anos, freq?enta a escola local, em que ? alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa ?poca, come?a a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasi?es importantes. Por volta dos vinte anos recebe o pseud?nimo de Patativa, por ser sua poesia compar?vel ? beleza do canto dessa ave. Sendo muito amigo da familia Diniz.
Indo constantemente ? Feira do Crato onde participava do programa da r?dio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasi?es ? ouvido por Jos? Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe d? o apoio e o incentivo para a publica??o de seu primeiro livro, Inspira??o Nordestina, de 1956.
Este livro teria uma segunda edi??o com acr?scimos em 1967, passando a se chamar Cantos do Patativa. Em 1970 ? lan?ada nova colet?nea de poemas, Patativa do Assar?: novos poemas comentados, e em 1978 foi lan?ado Cante l? que eu canto c?. Os outros dois livros, Ispinho e Ful? e Aqui tem coisa, foram lan?ados respectivamente nos anos de 1988 e 1994. Foi casado com Belinha, com quem teve nove filhos. Faleceu na mesma cidade onde nasceu.
Obteve popularidade a n?vel nacional, possuindo diversas premia??es, t?tulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a inten??o de fazer profiss?o de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma regi?o onde se criou (Cariri) no interior do Cear?. Seu trabalho se distingue pela marcante caracter?stica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na mem?ria, para depois serem recitados. Da? o impressionante poder de mem?ria de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo ap?s os noventa anos de idade.
A transcri??o de sua obra para os meios gr?ficos perde boa parte da significa??o expressa por meios n?o-verbais (voz, entona??o, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal atrav?s de express?es faciais, gestos) que real?am caracter?sticas expressas somente no ato perform?tico (como ironia, veem?ncia, hesita??o, etc.). A complexidade da obra de Patativa ? evidente tamb?m pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos (inclusive sonetos na forma cl?ssica), como poesia de rima e m?trica populares ( por exemplo, a d?cima e a sextilha nordestina). Ele pr?prio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia-a-dia (denominada por ele de poesia "matuta").
Patativa transitava entre ambos os campos com uma facilidade camale?nica e capacidade criadora e intelectual ainda n?o totalmente compreendidas pelo meio acad?mico. Sua obra, de dimens?o tanto est?tica quanto pol?tica, aborda diferentes temas e possui outras vertentes al?m da social/militante; como a tel?rica, religiosa, filos?fica, l?rica, humor?stica/ir?nica, motes/glosas, entre outras. As m?ltiplas tentativas de categoriza??o da obra de Patativa do Assar? (muitas vezes subjetivas e sem base te?rica) exp?em falhas inerentes dos pr?prios par?metros de julgamento.
Estes, na maior parte, baseados em pressuposi??es e preconceitos que levam a dois extremos: a representa??o idealizada do mito, a exclus?o pela classe social, n?vel de escolaridade, etc.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patativa_do_Assar%C3%A9
3? passo:- Realizar a leitura da biografia de Patativa do Assar?. Solicitar que os alunos extraiam as informa??es mais importantes da hist?ria do poeta para exporem verbalmente aos colegas da turma.
- Coletivamente, o professor, poder? montar uma linha do tempo, resgantando pontos mais importantes da vida de Patativa, ressaltando as datas. Por exemplo: o livro ?Ispinho e ful?? foi lan?ado em 1988.
4? passo:- Reproduzir os v?deos em que o Patativa do Assar? recita os seus pr?prios poemas (ver v?deo 2 em recursos educacionais).
- Apresentar em texto impresso o poema ?Vaca Estrela e boi Fub?? de Patativa do Assar?.
- Solicitar que os alunos leiam o poema, recitando-o, coletivamente.
Vaca Estrela e boi Fub?
(Patativa do Assar?)
Seu doutor, me d? licen?a
pra minha hist?ria contar
Hoje eu t? na terra estranha,
? bem triste o meu penar
Eu j? fui muito feliz
vivendo no meu lugar
Eu tinha cavalo bom
e gostava de campear
Todo dia eu aboiava
na porteira do curral
Eeeeiaaaa, ?eee Vaca Estrela, ?oooo Boi Fub?
Eu sou filho do Nordeste,
n?o nego meu natur?
Mas uma seca medonha
me tangeu de l? pr? c?
L? eu tinha o meu gadinho, n?o ? bom nem imaginar
Minha linda Vaca Estrela
e o meu belo Boi Fub?
Aquela seca medonha
fez tudo se atrapalhar
Eeeeiaaaa, ?eee Vaca Estrela, ?oooo Boi Fub?
N?o nasceu capim no campo para o gado sustentar
O sert?o se estorricou,
fez o a?ude secar
Morreu minha Vaca Estrela,
se acabou meu Boi Fub?
Perdi tudo quanto eu tinha, nunca mais pude aboiar
Eeeeiaaaa, ?eee Vaca Estrela, ?oooo Boi Fub?
http://www.mpbnet.com.br/musicos/pena.branca.e.xavantinho/letras/vaca_estrela_e_boi_fuba.htm
- Ap?s a leitura com ?nfase na recita??o, pedir que os alunos numa segunda leitura atentem-se para a tem?tica abordada por Patativa. Indagar:
* Qual ? a hist?ria que o poeta est? relatando?
* Que dificuldades o personagem teve de enfrentar?
* O que aconteceu com a vaca Estrela e o boi Fub??
* O personagem principal que relata a hist?ria no poema vive aonde?
* Por que o poema n?o est? escrito respeitando as normas cultas e padr?es da L?ngua Portuguesa?
*Qual o objetivo do poeta em escrever o poema respeitando variedade dialetal da regi?o?
- O professor deve ressaltar o que seriam as variedades lingu?sticas, neste caso, dialetais. Discutir o porqu? de pessoas de regi?es e grupos sociais diferentes falarem de forma diferente. Neste momento ? imprescind?vel destacar que n?o h? uma forma correta de se falar, mas h? diferentes formas de se falar e que devem ser respeitad as.
5? passo:- Oferecer diferentes recursos educacionais (como internet) para que os alunos pesquisem outros poemas de Patativa do Assar?. Pedir que os alunos selecionem poemas de diferentes fases e ?pocas da vida de Patativa do Assar?.
- Finalmente, propor um dia em que os alunos far?o a recita??o de poemas ou estrofes de poemas de Patativa do Assar?.
Recursos educacionais adicionados na aula:
Imagem 1:
http://mundocordel.blogspot.com/2007/09/patativa-do-assar.html
Imagem 2:
http://blog.teatrodope.com.br/images/patativa_do_assare.jpg
V?deo 1:
Trailer Oficial - Patativa do Assar? - Ave Poesia
http://www.youtube.com/watch?v=3320mCajd-I
V?deo 2:
Poesia de Cordel - Patativa do Assar?
http://www.youtube.com/watch?v=3EBeaTNqA28
Sugest?es de leitura para o professor:
- COSTA, S?rgio Roberto Dicion?rio de g?neros textuais. 2?. Ed. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. N? 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avalia??o ? processual e cont?nua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a din?mica do grupo, identificando avan?os e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realiza??o das tarefas propostas, as observa??es e interven??es do professor, a auto-avalia??o do professor e do aluno ser?o elementos essenciais para verificar se as compet?ncias previstas para a aula foram ou n?o desenvolvidas pelos alunos.
A partir das atividades da aula, o professor verificar? se eles compreenderam o g?nero biografia a partir da linha do tempo na qual extrair?o as informa??es chaves da biografia e poder? ainda, identificar, durante os debates a respeito da varia??o ling??stica, as opini?es dos alunos.