Portal do Professor

Início do Conteúdo

A DANÇA NA EDUCAÇÃO iNFANTIL: a inclusão sob o olhar da literatura

Autor e Co-autor(es)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças de 5 anos poderão:

  • Refletir sobre diferenças/limites e superações entre as pessoas.
  • Experimentar e observar diferentes percepções e sensações em relação a si, aos outros e ao mundo.

Duração das atividades

Entre 20 e 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, ‘A Dança na Educação Infantil: filmes que ensinam’, ‘A Dança na Educação Infantil: o movimento que se expressa na arte’ , que contemplam temas como: a história da dança na humanidade, as danças contemporâneas e o movimento nas artes plásticas e que se encontram publicadas nesse portal.

Estratégias e recursos da aula

 1° MOMENTO

No momento da história, o professor deverá sentar as crianças na roda e  lê a história, procurando respeitar o texto escrito, ou seja, fazer a leitura do texto tal como se encontra escrito. Dessa forma, as crianças perceberão a diferença entre a leitura e  a contação de uma história (a organização e estruturação de um texto narrativo, por exemplo).

Obs.: Nessa fase educacional é importante estar atento ao processo de formação da criança leitora. Na escola, estes momentos de leitura devem ser realizados diariamente pelo professor- leitor mais experiente, que é o principal agente dessa formação.

undefined

2° MOMENTO

O professor deverá entregar uma atividade em papel, para que cada uma registre suas impressões e sentimentos sobre a história ouvida. O professor poderá solicitar também que cada criança leia o que escreveu, registrando abaixo de sua escrita , a escrita convencional. Estas atividades auxiliam na apropriação/construção da escrita pela criança.

undefined

Recursos Complementares

Livro "O giro da bailarina", de Keyla Ferrari Lopes.

Avaliação

Durante a aula o professor deverá avaliar se as crianças:

  • Perceberam as diferenças e os limites inerentes ao personagem da história lida;
  • Estabeleceram relações entre a história e a vida de cada uma;
  • Envolveram-se no registro da atividade solicitada.