Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alimentos do afeto e da cultura: aprendendo a arrumar a geladeira

Autor e Co-autor(es)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula espera-se que as crianças:

- Compreendam a necessidade de acondicionamento dos alimentos na geladeira;

- Identifiquem alimentos perecíveis de não perecíveis;

- Aprendam a guardar os alimentos no local certo na geladeira.

Duração das atividades

Esta aula terá duração de aproximadamente 1 hora e meia.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças deverão ser ouvidas quanto aos locais por elas conhecidos onde se pode armazenar/acondicionar alimentos.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Na roda, estabelecer um diálogo com as crianças, estimulando-as a falar o que sabem sobre os locais onde a família guarda os alimentos que serão consumidos. Certamente as respostas obtidas indicarão locais como: o armário, a dispensa, a geladeira. E o professor vai mediando este diálogo fazendo perguntas do tipo:

O que se pode guardar no armário?

E na geladeira?

Por que é necessário colocar a carne, o iogurte, por exemplo, na geladeira?

Segundo momento: A professora deverá lançar perguntas do tipo:

Quem de vocês sabe arrumar uma geladeira? E como se faz isso?

Quais as partes que tem uma geladeira?

O que se pode colocar no congelador?

E na porta da geladeira?

E na gaveta abaixo?

Ouvir e mediar as respostas das crianças.

Terceiro momento: Neste momento a professora deve apresentar ao grupo uma geladeira de cartolina, com as divisões do congelador, do refrigerador e das portas, simulando uma geladeira o mais próximo possível da forma real. Deve colocar em todas as partes da geladeira, pedacinhos de velcro, aos quais posteriormente serão fixadas pelas crianças, figuras de alimentos também com velcro em seu verso. Para assegurar-se que as crianças conhecem os alimentos as figuras destes deverão ser apresentadas uma a uma e as crianças deverão nomeá-los.

undefined undefined

undefined

Quarto momento: O professor oferece em média três figuras de alimentos para cada criança e pede para que elas os coloquem na geladeira. Todas as crianças deverão participar “guardando” seus alimentos na geladeira.

undefined undefined undefined

undefined

Quinto momento: Com todos os alimentos ‘guardados’ na geladeira, é hora de fazer as orientações necessárias: retomar cada parte da geladeira, falando sobre as características dos alimentos que devem ser armazenados em cada parte, por exemplo: carne, peixe, aves, no congelador; verduras e legumes na gaveta de baixo da geladeira, queijos e frios na gaveta abaixo no congelador etc.

undefined

Sexto momento: De posse dessas informações as crianças devem ser levadas a identificar que alimentos devem ser deslocados de um espaço para outro da geladeira, procedendo dessa forma, sua rearrumação.

undefined

Avaliação

Podemos avaliar com esta aula se as crianças compreendem a necessidade de armazenamento/conservação de alimentos na geladeira e se consegum identificar o local correto de guardar os alimentos na geladeira de acordo com suas características.