Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alimentos do afeto e da cultura:

Autor e Co-autor(es)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula é possível:

- Diagnosticar os alimentos que compõem a dimensão afetivo-cultural das crianças;

- Identificar o prato preferido de cada criança.

Duração das atividades

Esta aula terá duração de aproximadamente 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula a professora deve propor um diálogo para perceber até que ponto as famílias dão importância ao ato de se reunir nos finais de semana para compartilhar o prazer de comer, por exemplo, junto com os avós e/ou demais membros da família.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: o professor deve conversar previamente com as crianças sobre os pratos que são preparados coletivamente em suas casas e em que momentos a família se reúne para comer junto. Ouvir as crianças.

Segundo momento: Depois dessa conversa inicial encaminhar uma atividade que deve ter sido previamente preparada, na qual os pais vão contar para seus filhos a narrativa de algum alimento ou prática alimentar que faz parte da história de sua família. Estas narrativas deverão ser retomadas na aula posterior e o professor lê para todo o grupo.

Terceiro momento: As crianças, estimuladas pelo compartilhamento de suas narrativas com o grupo, deverão ser convidadas a elaborar desenhos em que apareça o alimento e/ou prática alimentar de sua família.

Quarto momento: Momento de socialização em que cada criança deverá apresentar seu desenho e explicar para o grupo. Finalmente, crianças e professora poderão fazer uma exposição desses trabalhos.

Recursos Complementares


Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram externar para o grupo o valor simbólico do alimento preferido por sua família e por ela.