Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Com esta aula é possível:
- Diagnosticar os alimentos que compõem a dimensão afetivo-cultural das crianças;
- Identificar o prato preferido de cada criança.
Para realização desta aula a professora deve propor um diálogo para perceber até que ponto as famílias dão importância ao ato de se reunir nos finais de semana para compartilhar o prazer de comer, por exemplo, junto com os avós e/ou demais membros da família.
Primeiro momento: o professor deve conversar previamente com as crianças sobre os pratos que são preparados coletivamente em suas casas e em que momentos a família se reúne para comer junto. Ouvir as crianças.
Segundo momento: Depois dessa conversa inicial encaminhar uma atividade que deve ter sido previamente preparada, na qual os pais vão contar para seus filhos a narrativa de algum alimento ou prática alimentar que faz parte da história de sua família. Estas narrativas deverão ser retomadas na aula posterior e o professor lê para todo o grupo.
Terceiro momento: As crianças, estimuladas pelo compartilhamento de suas narrativas com o grupo, deverão ser convidadas a elaborar desenhos em que apareça o alimento e/ou prática alimentar de sua família.
Quarto momento: Momento de socialização em que cada criança deverá apresentar seu desenho e explicar para o grupo. Finalmente, crianças e professora poderão fazer uma exposição desses trabalhos.