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A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reinventando os ritmos juninos

Autor e Co-autor(es)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Com esta aula as crianças de 5 anos  de idade, poderão:

  • Ampliar os conhecimentos sobre os ritmos juninos enquanto manifestação histórica e cultural no contexto regional nordestino;
  • Construir/organizar uma coreografia para dançar na festa junina da escola;
  • Aprender a considerar diferentes pontos de vista.

Duração das atividades

Entre 20 e 30 minutos durante aproximadamente três dias

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, que trata da história da dança na humanidade, além disso é importante que essa aula seja desenvolvida no período próximo das festas juninas, pois neste contexto cultural o grupo estará motivado a lançar-se no estudo.

Estratégias e recursos da aula

° MOMENTO

CONS TRUINDO OS PASSOS/JE ITOS DE DANÇAR CADA RITMO

 O professor deverá orientador as crianças através a leitura do quadro de registro e pelas experiências já vivenciadas,  dividindo o grupo de modo que uma parte será motivada a dançar enquanto a outra parte ficará na platéia assistindo. As crianças são motivadas a realizarem passos de acordo com o ritmo/cadência da música que está sendo tocada. Depois de um tempo, todos sentam para ouvir o que foi observado pela platéia. Sendo estabelecido neste momento o espaço do diálogo onde todos terão oportunidade de ouvir o ponto de vista uns dos outros. O professor registra os pontos mais importantes para o processo de construção da dança.

 

4° MOMENTO

Para a formação de pares o professor poderá problematizar com turma, nesse momento deve colocar materiais concretos que possam auxiliar as crianças na solução do problema: o que é par? Quantos somos ao todo? Quantos meninos? Quantas meninas?Depois o professor registra as soluções matemáticas no quadro.

Após as soluções matemáticas serem encontradas, crianças e professor sentarão em círculo para pensarem a necessidade ou não de formação de pares na dança. O professor organiza as discussões de modo que as crianças sintam-se seguras em falar o que pensam e/ou sentem e juntos buscarem soluções para as escolhas respeitando limites, diferenças e sentimentos de cada um.

Atividade 2 -COLOCANDO EM PRÁTICA AS SOLUÇÕES PENSADAS.

1º MOMENTO - O professor deve colocar a música e as crianças executarem os passos elaborados por elas.

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EXECUTANDO AS COREOGRAFIAS PENSADAS

Após muitas idas e vindas, rodas de discussões, o grupo deverá chegar a um consenso sobre a coreografia final.

É hora de organizar a evolução da dança no tempo e no espaço.

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2º MOMENTO

A APRESENTAÇÃO

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Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

Como os alunos interagem e/ou se relacionam com a dança, entre pares, com as diferenças e limites de cada um. Como resolvem/solucionam conflitos, se conseguem ouvir o ponto de vista do outro, se compreendem e nomeiam os elementos constitutivos da dança.