Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENHO GEOM?TRICO - TRI?NGULOS. AULA 3: ANIMA??O COM O GEOGEBRA

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE F?TIMA DOS SANTOS GALV?O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aplicar o conhecimento sobre constru??o de tri?ngulos na constru??o de uma figura geom?trica.

Duração das atividades

100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Constru??o de tri?ngulos envolvendo lados e ?ngulos;
  • Rota??o de uma figura em rela??o a um ponto.

Estratégias e recursos da aula

                                       

Professor, como aplica??o pr?tica de constru??es de tri?ngulo sugiro uma atividade realizada no laborat?rio de inform?tica. Trata-se da elabora??o de um cata-vento, com movimento, no software Geogebra.
Ao levar uma turma para o laborat?rio de inform?tica sugiro algumas pr?ticas, para o bom aproveitamento da aula:
? Os computadores devem estar ligados e com o software na tela (isto evita que os alunos dispersem enquanto abrem o programa);
? Os alunos devem chegar ao laborat?rio com a atividade que ir?o desenvolver j? determinada;
Quanto ao software Geogebra, trata-se de um software livre de Geometria Din?mica que pode ser baixado no site oficial do programa : http://www.geogebra.org/cms/. No pr?prio site voc? pode encontrar um tutorial, mas se quiser um material complementar, acesse: http://www.4shared.com/file/121648823/648db728/17380640-Apostila-de-GeoGebra-UFPR-Verao-de-2009.html?s=1. Explore bastante os recursos do programa antes de propor esta atividade.

ATIVIDADE


Mostre a figura que os alunos v?o construir, se poss?vel baixe o v?deo que cont?m a anima??o e exiba-o. Aten??o: este v?deo ? um tutorial de toda a constru??o no laborat?rio. Ele foi feito para voc?. Exiba apenas a parte que cont?m o cata-vento girando.

Para assistir:

http://www.youtube.com/watch?v=swciwrHT4K4

Apresente o esbo?o da constru??o da figura e analise-o com os alunos. Chame a aten??o para as caracter?sticas dos tri?ngulos que formam a figura. N?o d? o roteiro de constru??o. Deixe que eles fa?am isso. Certamente haver? solu??es diferentes da sua.

Para que os alunos n?o fiquem perdidos com as ferramntas do programa, voc? pode apontar algumas que poder?o ser usadas na constru??o. Se n?o forem suficientes, certamente eles ir?o descobrir as outras. Permita que os grupos interajam entre si. Esta ? uma excelente forma de aprendizagem.

 Rota??o

Pol?gono

Interse??o

C?rculo dados um ponto e o raio

 ?ngulo com medida fixa

Avaliação

Avalie a aprendizagem pelas solu??es apresentadas pelos alunos,como roteiros de constru??o.