Portal do Professor

Início do Conteúdo

A DAN?A NA EDUCA?AO INFANTIL: o movimento que vem da arte

Autor e Co-autor(es)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

COM ESTA AULA AS CRIAN?AS DE 5 ANOS DE IDADE  PODER?O:

  • Ampliar os conhecimentos sobre as artes pl?sticas;
  • Perceber o movimento como um dos elementos nas obras apreciadas;
  • Expressar sentimentos/emo??es atrav?s do fazer art?stico;
  • Conhecer a a vida e algumas obras do pintor Henri Matisse.

Duração das atividades

Entre 20 e 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participa??o dessa aula, os alunos j? dever?o ter vivenciado as aulas ?Conhecendo e Vivenciando a Dan?a na Educa??o Infantil? e ?A Dan?a na Educa??o Infantil: filmes que ensinam?, que contemplam a hist?ria da dan?a na humanidade e dan?as contempor?neas, e que encontram-se publicadas nesse portal.

Estratégias e recursos da aula

1? MOMENTO

APRECIANDO A OBRA DE MATISSE

A obra ?Roda de Dan?a? de Matisse ? trazida para aprecia??o das crian?as, que s?o instigadas pelo professor a falarem o que observam, atentando para a composi??o da obra: cores, formas, tra?os, linhas, o movimento, dentre outros aspectos.

                                             

2? MOMENTO

 CONTEXTUALIZANDO A OBRA DO ARTISTA

Nesta etapa, o professor contextualiza a obra junto ?s crian?as de modo amplo, procurando estabelecer rela??es com a hist?ria de vida do artista e o mundo ao redor.

                                                                   

3? MOMENTO

 CONSTRU??O DE TEXTO INFORMATIVO DA BIOGRAFIA DO ARTISTA

Ap?s a leitura e contextualiza??o oral sobre a vida e obra de Matisse, o professor prop?e ao grupo a organiza??o do conhecimento constru?do em forma de texto informativo. As crian?as s?o questionadas sobre o que aprenderam enquanto o professor registra as id?ias organizando-as. Ao mesmo tempo leva o grupo a refletir sobre as quest?es estruturais do texto: t?tulo, ordena??o dos fatos relatados, organiza??o das id?ias em blocos.

4? MOMENTO
 ILUSTRA??O DO TEXTO

O texto escrito dever? ser fixado no painel/parede  da sala para ser lido pelo grupo. A leitura possibilitar? reflex?es acerca da coer?ncia e coes?o textual, al?m de ajustes com rela??o ao uso da ortografia, entre outros. Ap?s a leitura, a professora poder? propor ao grupo a ilustra??o do texto dividindo-o em par?grafos. Cada mesa ou grupo de crian?as ficar? respons?vel pela ilustra??o de um ou mais par?grafos. No final, todo o texto estar? ilustrado, sendo fixado novamente no painel para socializa??o do conhecimento e novas leituras.

Sugerimos o link abaixo como fonte informativa sobre a vida e obras de Matisse.

http://www.mestres.folha.com.br/pintores/  

5? MOMENTO

 RELEITURA ? IMPRESS?ES DA RODA DE DAN?A DE MATISSEAs crian?as s?o convidadas a recriar a obra de Matisse organizando uma roda de dan?a, buscando criar movimentos corporais a partir da aprecia??o da obra. A professora estabelece um tempo na m?sica para que os movimentos sejam substitu?dos por outros ? medida que dan?am em c?rculo.

6? MOMENTO
O FAZER ART?STICO - RELEITURA

Ap?s a viv?ncia, propor ao grupo a realiza??o de uma atividade de artes ( no caso apresentado, pintura com giz de quadro colorido em fundo pret),a f im de que  expr essem impress?es/sentimentos acerca da obra de Henri Matisse.

Obs: Ap?s a realiza??o da pintura, a professora organiza uma exposi??o de toda a produ??o das crian?as (fotos, pintura, texto sobre a vida do artista) socilaizando o conhecimento constru?do para toda comunidade escolar.

Recursos Complementares

BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria da Educa??o B?sica. Par?metros Curriculares Nacionais: educa??o b?sica, 2003.

HAAS, Aline Nogueira,GARCIA, ?ngela. Ritmo e dan?a. Cadernos universit?rios, Canoas: Ed. ULBRA 2003

MATISSE, Henri. Escritos e reflex?es sobre arte.Editora: Cosac Naify, 2007

VIEIRA, A. L. X. A dan?a na escola infantil: alternativa e desafio. . Monografia (Especializa??o em Educa??o Infantil) ? Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2001.

Avaliação

Durante o processo da aula o professor dever? observar:

  • o envolvimento das crian?as com a hist?ria sobre a vida de Matisse;
  • as rela??es estabelecidas com a obra do autor: cores, fundo, linhas e o movimento);
  • se expressaram sentimentos e emo??es atrav?s do fazer art?stico (dan?a e pintura com giz).