Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
COM ESTA AULA AS CRIAN?AS DE 5 ANOS DE IDADE PODER?O:
Para a participa??o dessa aula, os alunos j? dever?o ter vivenciado as aulas ?Conhecendo e Vivenciando a Dan?a na Educa??o Infantil? e ?A Dan?a na Educa??o Infantil: filmes que ensinam?, que contemplam a hist?ria da dan?a na humanidade e dan?as contempor?neas, e que encontram-se publicadas nesse portal.
1? MOMENTO
APRECIANDO A OBRA DE MATISSE
A obra ?Roda de Dan?a? de Matisse ? trazida para aprecia??o das crian?as, que s?o instigadas pelo professor a falarem o que observam, atentando para a composi??o da obra: cores, formas, tra?os, linhas, o movimento, dentre outros aspectos.
2? MOMENTO
CONTEXTUALIZANDO A OBRA DO ARTISTA
Nesta etapa, o professor contextualiza a obra junto ?s crian?as de modo amplo, procurando estabelecer rela??es com a hist?ria de vida do artista e o mundo ao redor.
3? MOMENTO
CONSTRU??O DE TEXTO INFORMATIVO DA BIOGRAFIA DO ARTISTA
Ap?s a leitura e contextualiza??o oral sobre a vida e obra de Matisse, o professor prop?e ao grupo a organiza??o do conhecimento constru?do em forma de texto informativo. As crian?as s?o questionadas sobre o que aprenderam enquanto o professor registra as id?ias organizando-as. Ao mesmo tempo leva o grupo a refletir sobre as quest?es estruturais do texto: t?tulo, ordena??o dos fatos relatados, organiza??o das id?ias em blocos.
4? MOMENTO
ILUSTRA??O DO TEXTO
O texto escrito dever? ser fixado no painel/parede da sala para ser lido pelo grupo. A leitura possibilitar? reflex?es acerca da coer?ncia e coes?o textual, al?m de ajustes com rela??o ao uso da ortografia, entre outros. Ap?s a leitura, a professora poder? propor ao grupo a ilustra??o do texto dividindo-o em par?grafos. Cada mesa ou grupo de crian?as ficar? respons?vel pela ilustra??o de um ou mais par?grafos. No final, todo o texto estar? ilustrado, sendo fixado novamente no painel para socializa??o do conhecimento e novas leituras.
Sugerimos o link abaixo como fonte informativa sobre a vida e obras de Matisse.
http://www.mestres.folha.com.br/pintores/
5? MOMENTO
RELEITURA ? IMPRESS?ES DA RODA DE DAN?A DE MATISSEAs crian?as s?o convidadas a recriar a obra de Matisse organizando uma roda de dan?a, buscando criar movimentos corporais a partir da aprecia??o da obra. A professora estabelece um tempo na m?sica para que os movimentos sejam substitu?dos por outros ? medida que dan?am em c?rculo.
6? MOMENTO
O FAZER ART?STICO - RELEITURA
Ap?s a viv?ncia, propor ao grupo a realiza??o de uma atividade de artes ( no caso apresentado, pintura com giz de quadro colorido em fundo pret),a f im de que expr essem impress?es/sentimentos acerca da obra de Henri Matisse.
Obs: Ap?s a realiza??o da pintura, a professora organiza uma exposi??o de toda a produ??o das crian?as (fotos, pintura, texto sobre a vida do artista) socilaizando o conhecimento constru?do para toda comunidade escolar.
BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria da Educa??o B?sica. Par?metros Curriculares Nacionais: educa??o b?sica, 2003.
HAAS, Aline Nogueira,GARCIA, ?ngela. Ritmo e dan?a. Cadernos universit?rios, Canoas: Ed. ULBRA 2003
MATISSE, Henri. Escritos e reflex?es sobre arte.Editora: Cosac Naify, 2007
VIEIRA, A. L. X. A dan?a na escola infantil: alternativa e desafio. . Monografia (Especializa??o em Educa??o Infantil) ? Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2001.
Durante o processo da aula o professor dever? observar: