BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
- Conhecer os nomes dos dias da semana e a ordem em que acontecem.
- Ler e escrever n?meros e palavras.
- Desenvolver no??es cronol?gicas de tempo, tais como: a ordena??o e a sucess?o temporal.
- Aprender sobre a rotina semanal da turma
Para maior agilidade dessa aula ? importante que os alunos j? reconhe?am os n?meros e as letras do alfabeto.
Professor, para iniciar essa aula comece discutindo sobre algumas medidas de tempo usadas por nossa sociedade. Uma forma de fazer isso ? come?ar explorando palavras ? como as apresentadas acima - que indicam essas medidas. Em seguida, questionar a turma: existe rela??o entre essas palavras? O que elas t?m em comum? Qual ? a rela??o que podemos estabelecer entre essas palavras?
Por meio dessas e outras quest?es conduza a turma para a conclus?o de que todas as palavras apresentadas acima indicam uma medida de tempo. Ap?s chegarem a essa conclus?o, se o grupo n?o tiver diferenciado a quantidade de tempo que cada palavra representa, ? recomend?vel que isso seja feito: solicite aos alunos que as escrevam em ordem crescente e indiquem qual ? o tempo que cada uma representa, tal como indicamos no quadro abaixo.
Imagem elaborada pela autora
Fonte Arquivo Pessoal da autora
Dessa forma, professor, voc? estar? possibilitando que a turma tenha uma vis?o geral dessas medidas de tempo.
Feito essa introdu??o sobre as medidas de tempo, comunique ? turma que nessa aula voc?s estudar?o a semana e seus dias. Relembre que a semana ? formada por 7 dias e que cada um desses dias t?m um nome. Pe?a a um aluno de cada vez para dizer um nome dos dias da semana e v? registrando no quadro negro. Fa?a isso at? completar os sete dias. Depois solicite que outro aluno circule o primeiro dia, domingo, e a outro que fa?a um bal?o no ?ltimo dia da semana, s?bado.
Pergunte para responderem oralmente qual ? o nome do segundo dia, do terceiro, at? o sexto dia da semana.
Se n?o observarem a coincid?ncia dos nomes desses dias e a ordem em que eles acontecem na semana, chame a aten??o para esse fato: segunda-feira ? o segundo dia da semana, ter?a-feira ? o terceiro dia da semana? e assim por diante, com exce??o do s?bado e domingo.
Imagem produzida pela autora
Prepare cart?es de papel. Entregue 7 cart?es para cada aluno, solicitando-os que em cada um escrevam seu nome. Oriente-os, em seguida, a anotar em um dos cart?es "1? dia". Depois, em outro "2? dia" at? o s?timo dia. Quando acabarem essa tarefa solicite que escrevam, nesse mesmo lado do cart? o , o nome do dia correspondente a ordem em que ele acontece na semana.
Imagem produzida pela autora
Permita que fa?am desenhos e coloram as ?cartas? para que, junto com as cart?es de outro colega, cada dupla forme um ?Jogo da Mem?ria dos Dias da Semana?.
Relembre com a turma como se joga um "Jogo da Mem?ria", procurando adaptar as regras para esse jogo com os dias da semana. Veja um exemplo dessas regras:
Imagem elaborada pela autora. Fonte: Arquivo pessoal da autora.
Depois que as regras estiverem bem entendidas, professor, abra espa?o para os alunos brincarem.
Imagem produzida pela autora
Professor, outra sugest?o ? cada aluno ter o seu jogo com dois conjuntos de dias da semana. Assim, tal como pode observar na fotografia acima, solicite aos alunos, como tarefa de casa, a confec??o de outro conjunto de ?cartas?. Oriente-os a realizar o mesmo trabalho que fizeram em sala em mais sete (7) cart?es que podem ser de cores diferentes para alegrar o jogo. Incentive os alunos a convidarem a fam?lia para brincar com esse novo jogo junto com eles.
Ao final desse trabalho, voc? professor, dever? analisar se os alunos est?o utilizando os nomes dos dias corretamente. Verifique, por meio de perguntas ou de alguma atividade escrita, se j? sabem dizer os nomes de todos os sete dias da semana; se sabem a ordem em que eles acontecem ao longo da semana e, tamb?m, se conseguem se localizar temporalmente, dizendo o dia da semana em que est?o, qual ? o nome do dia que vir? amanh?, quais os dias ainda ser? preciso passar para acabar a semana, ou para chegar a pr?xima aula, etc. Essas s?o perguntas que, voc? professor, deve fazer com freq??ncia, para que toda a turma, aos poucos, internalize esses conhecimentos.