Portal do Professor

Início do Conteúdo

APRECIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: filmes que ensinam

Autor e Co-autor(es)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Com esta aula as crianças de 5 anos poderão:

- apreciar filmes sobre a temática - DANÇA;

- elaborar movimentos a partir da música ouvida;

- produzir e ilustrar os textos sobre o tema da aula.

Duração das atividades

Entre 20 e 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado a aula ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, que contempla a história da dança na humanidade, e que encontra-se publicada nesse portal.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO

O professor deverá asssitir e selecionar as cenas interessantes do filme que trata da temática DANÇA com antecedência. No dia da aula é interessante fazer a leitura da sinopse do filme, para que as crianças tenham um conhecimento prévio acerca do que irão assistir.

Como sugestão temos os filmes abaixo:

undefined

2° MOMENTO

Após assistir o filme o professor deverá conversar na roda sobre o ritmo dançado, como se dança, o que sentiram ao assistir o filme. Após a conversa, apresentar uma música no mesmo ritmo do filme e propor as crianças dançarem, realizarem movimentos, conforme a música.

3° MOMENTO

O professor poderá, ainda, propor uma atividade que coloque as crianças em situações significativas de produção de registro escrito e desenho, pois, mesmo não tendo o domínio da escrita convencional, essas situações lhes possibilitarão colocar em jogo tudo o que sabem sobre a língua escrita, enquanto são desafiadas a avançarem no processo de alfabetização e letramento.

Para esta atividade o professor poderá dividir a turma em grupos nas mesas, levando em consideração os níveis em que se encontram em relação à escrita (pré-silábico,silábico, silábico-alfabético), garantindo em cada mesa, se possível, uma (ou mais) criança(s) em estágio imediatamente mais avançado que a(s) outra(s).

 

undefined

Recursos Complementares

Filmes em DVD : Dança comigo, Escola do Rock e Vem dançar.

Avaliação

  Para esta aula o professor poderá avaliar:
 
  • O envolvimento das crianças durante a apresentação do filme;
  • Os movimentos criados para danças ao som da música ouvida;
  • O desenho e a escrita nos textos produzidos.