Portal do Professor

Início do Conteúdo

Hoje é dia de jogo: Bingo de letras.

Autor e Co-autor(es)

Melina Brasil Silva Resende imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Explorar a linguagem oral e escrita;
· Desenvolver de maneira lúdica o conhecimento do alfabeto;
· Relacionar os fonemas com os respectivos grafemas;
· Estimular a construção de regras.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula pode ser dirigida a crianças de 4 a 5 anos. É necessário que o professor já tenha trabalhado o alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Para o início da atividade, faça uma roda com as crianças e pergunte a letra que inicia o nome de cada uma (explore também os nomes de seus familiares). Se algumas crianças ainda não reconhecerem as letras correspondentes, o professor pode falar a letra e incentivar os alunos a encontrá-la no alfabeto.

Também pode-se contar alguma história que incentive a curiosidade pela escrita de algumas palavras (personagens, lugares).

Após esta conversa inicial, apresente uma caixa surpresa que contenha as cartelas do bingo de letras. Explore a caixa: pergunte o que têm dentro, incentive a imaginação e a curiosidade. Abra a caixa e retire as cartelas: pergunte o que pode ser, para o que servem; quais letras eles identificam...
Explique que se trata de um jogo divertido: o bingo de letras. Diga que nas cartelas estão letras que compõe o do nome dos colegas da sala ou que são as letras dos nomes dos personagens da história que acabou de contar. Mas como todo jogo é preciso de regras. Combinem-as. Instigue os alunos a construírem algumas regras e registre-as na lousa. Faça a leitura e reforce a importância das regras para o bom funcionamento do jogo.
Inicie o jogo e divirtam-se!

Recursos Complementares

· Cartelas contendo cada uma 6 letras diferentes;
· Alfabeto móvel;
· Saco contendo as letras do alfabeto.

Avaliação

Ao final da atividade, o professor observa se os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o alfabeto e se relacionaram os grafemas e os fonemas.