| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
O aluno pode aprender a rela??o que existe entre um n?mero fracion?rio e um n?mero decimal.
Antes desta aula ? preciso que o professor trabalhe:
Para esta aula, o professor deve preparar pe?as de um domin?. Sugiro que as pe?as sejam feitas em cartolina ou papel cart?o, pois s?o mais firmes. Cada pe?a possui duas informa??es: uma fra??o e um n?mero decimal. Sugiro que as pe?as sejam coloridas, por exemplo, fra??o sempre no verde-claro, decimal no verde-escuro. Um exemplo de pe?a:
O aluno deve relacionar o n?mero fracion?rio com o n?mero decimal. Cuidado, h? mais de uma pe?a com n?meros decimais repetidos, por exemplo 1,5, assim, caso o aluno n?o consiga fechar o domin? ? porque ele escolheu uma pe?a errada com o mesmo n?mero, por isso, o professor deve ter um exemplo do domin? resolvido, para ajudar seus alunos em situa??es como essa. O domin? fechado tem o seguinte resultado:
Segue abaixo a ordem das pe?as, caso o professor n?o consiga ampliar a imagem anterior.
O professor pode elaborar um exerc?cio avaliativo com fra??es e decimais para o aluno relacion?-los. A avalia??o tamb?m deve ser feita durante a atividade, pois ? poss?vel perceber as dificuldades dos alunos.