Luciana de Oliveira, Jeanne de Almeida Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o oral |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
Essa aula pode ser trabalhada com alunos que j? conhe?am a estrutura do Presente Simples. Tamb?m ? relevante que conhe?am alguns verbos e algum vocabul?rio relacionado ? m?sica e dan?a.
Prepara??o
1. C?pia impressa do material para os alunos ou duplas de alunos. O material foi criado pelas autoras e est? dispon?vel no seguinte link:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/dance-music (Acesso em 18/09/09)
2. Grava??o da m?sica "I will survive" interpretada por Gloria Gaynor.
3. Lista de verbos irregulares, que pode ser encontrada nos seguintes links:
http://www2.gsu.edu/~wwwesl/egw/verbs.htm (Acesso em 18/09/09)
http://www.usingenglish.com/reference/irregular-verbs/ (Acesso em 18/09/09)
http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u1.jhtm (Essa lista traz a tradu??o dos verbos - Acesso em 18/09/09)
1a aula
1. Leia o t?tulo da aula / li??o bem como a pergunta da atividade 1. Fa?a uma breve discuss?o sobre o t?pico (em ingl?s ou portugu?s, de acordo com a realidade / profici?ncia da turma). Caso esse bate-papo sobre m?sica e dan?a seja em portugu?s, escreva algumas palavras em ingl?s no quadro, como: music, song, kinds / types of music and dance, rock, pop, classical, etc. ? poss?vel tamb?m ensinar e/ou rever frases simples, como: I like dancing very much. / I don?t like dancing. / I love dancing. / People enjoy rock. / People like pop music.
2. Pe?a que os alunos leiam a pergunta da atividade 2 e chame a aten??o para as fotos, d?cadas e nomes das dan?as. Explique que essa atividade ? um desafio e que assim eles estar?o testando seus conhecimentos gerais sobre ?dance and music?. Destaque ainda que eles devem tentar se lembrar de filmes, novelas de ?poca ao fazer a atividade de associa??o. Corrija a atividade. Se houver tempo / oportunidade, pergunte: ?Can you dance the Charleston / rock / techno music?? e pe?a que alguns volunt?rios respondam.
3. Leia o enunciado e chame a aten??o para as palavras do quadro. Pergunte: ?What kind of words are they: nouns, verbs or adjectives? Why are there two words in each box?? Resposta: They are verbs. Because there are the present and past forms of each verb. Pe?a ent?o que leiam e completem as senten?as. Uma boa estrat?gia ? completar primeiramente aquelas que consideramos mais f?ceis e ent?o partir para as mais dif?ceis. Explique tamb?m que ? importante observar as palavras que v?m antes e depois do espa?o pois elas nos ajudam a identificar o verbo a ser usado. Ap?s aproximadamente 10 minutos, corrija a atividade pedindo a alguns volunt?rios que leiam suas respostas. Pratique um pouco a pronuncia dos verbos, lendo-os em voz alta e pedindo para os alunos repetirem.
Resposta: a) went, b) is / was, c) dressed, d) had, e) emerged.
4. Antes de fazerem a atividade , os alunos devem ler e estudar os quadros sobre o Past Simpl e de dance, go e be. Pe?a que observem at entamente cada quadro: Affirmative, Nega tive e Questions. Pergunte: ?O que acontece com cada verbo nessas formas? Por que dance no passado ? danced e go ? went? Como fazemos frases negativas e interrogativas? Por que o verbo be aparece em um quadro ? parte? Qual a diferen?a entre ele e os demais verbos?? ? medida em que voc?s estiverem discutindo sobre essas regras, v ? escrevendo essas explica??es / reflex?es bem como outros exemplos no quadro.
Escreva uma explica??o resumida, como:
- Frases afirmativas ou positivas: Verbos regulares recebem ?ed no final. Verbos irregulares possuem formas diferentes e devemos consultar uma lista de verbos irregulares (Voc? pode disponibilizar os links mencionados anteriormente e pedir que os alunos providenciem suas pr?prias listas). Ve rbo be no passado: was ou were.
- Frases negativas: auxiliar did + not + ve rbo no inf initivo (tanto regula res quanto irregulares ). Verbo be: apenas acresentamos o not ap?s o verbo
- Frases interrogativas: auxiliar did + sujeito (you, he, she, they, etc) + verbo no infinitivo (tanto regulares quanto irregulares). Verbo be: antecede o sujeito (was ou were + sujeito (you, he, she, they, etc).
(NOTA: apesar das regras serem explicitadas no quadro, elas ser?o constru?das junto com os alunos. ? importante que eles deduzam a gram?tica a partir do que eles percebem quanto ao uso da estrutura.)
Os alunos devem ent?o ler as frases da atividade 4 e transform?-las. Pergunte em que tempo verbal est?o (Present Simple) e pe?a que as reescrevam no Past Simple.
(NOTA: Apesar desse exerc?cio ser um pouco mec?nico e estrutural, ele ? ?til aqui para que o aluno coloque em pr?tica as regras trabalhadas por ele.)
Fa?a a corre??o no quadro.
Respostas: a) She didn?t sing very well. / b) Did John Travolta dance in that movie? / c) The ballroom was full of women wearing long dresses. / d) He had a terrible headache because of the lights in the disco club. e) They weren?t techno music fans.
Fa?a uma compara??o entre as afirma??es no Present Simple e no Past Simple. Destaque como ? simples a regra do ingl?s para o Past Simple, bastando na maioria dos casos apenas trocar uma palavra (auxiliar ou verbo). Pe?a que os alunos acessem os links disponibilizados anteriormente e tragam cada um sua pr?pria lista de verbos irregulares na pr?xima aula.
2a aula
5. Chame a aten??o para o texto, pe?a que os alunos o identifiquem e justifiquem suas respostas (Letra de m?sica, pois ? organizado em versos e estrofes). Pergunte se conhecem a m?sica ou a cantora e se gostam desse tipo de m?sica (provavelmente eles j? ter?o conhecimento da m?sica porque ela faz parte da trilha sonora do filme "Priscila, Rainha do Deserto"), Os alunos devem ent?o ler a letra de m?sica e complet?-la. Autorize-os a utilizar a lista de verbos irregulares ou, se poss?vel, disponibilize voc? mesmo uma lista de verbos irregulares para que consultem ao fazer a atividade.
6. Toque a m?sica duas vezes para que os alunos corrijam suas respostas. Toque uma terceira vez para que cantem a m?sica.
7. Fa?a uma breve discuss?o s obre a m?sica, perguntando ?What happened to this person? Is she happy or sad? = O que acont e ceu a essa pessoa? Ela parece feliz ou triste??. Pe?a ent?o que expliquem resumidamente a afirma??o ?I will survive? (Poss?veis respostas: I don?t want you. / I can live without you. / Go away, I?m happy without you). Se houver tempo dispon?vel e interesse dos alunos, voc? pode extender mais essa atividade, explorando mais a letra de m?sica.
3a aula
8. Leia o enunciado bem como o formul?rio para a entrevista. Pe?a que os alunos voltem ao quadro da atividade 4 e fa?a m uma revis?o sobre o Past Simple. Pe?a ent?o que, em duplas, eles escrevam as perguntas que usar?o na entrevista com uma pessoa idosa. Fa?a a corre??o das perguntas em sala de aula e pratique a pron?ncia e marcas entonacionais das mesmas.
Obs: Na realidade, a entrevista ser? feita em portugu?s, pois ? pouco prov?vel que os alunos encontrem entrevistados fluentes em ingl?s. No entanto, a reda??o das perguntas em ingl?s os auxiliar?o na reda??o sobre o passado do (a) entrevistado(a) bem como na atividade 10.
4? aula
9. Pe?a q ue os alunos troquem suas produ??es textuais com um colega pr?ximo para um processo de peer edition (edi??o em pares - processo em que o colega revisa o texto do outro e o ajuda na organiza??o textual e na corre??o de poss?veis erros). Eles devem tamb?m comparar suas reda??es, observando os estilos de vida de cada um dos entrevistados. Recolha as reda??es e fa?a a corre??o final, marcando o que deve ser corrigido pe los alunos, e n?o apenas dando as respostas certas. Na aula seguinte, devolva os textos e pe?a que os alunos revisem o que escreveram e fa?am as corre??es indicadas.
10. Nessa atividade os alunos se imaginar?o no ano de 2055, quando provavelmente j? ser?o idosos. Em duplas, eles devem encenar, portanto uma entrevista, sendo um dos alunos o(a) entrevistador(a) e o outro o(a) idoso(a). No entanto eles n?o inventar?o os fatos sobre o passado, eles descrever?o seus estilos de vida hoje (2009) como se fossem passado, pois nessa atividade estamos no ano de 2055.
Ao longo das aulas trabalhadas, o professor ter? oportunidade de perceber o desenvolvimento dos alunos atrav?s de seu envolvimento, participa??o e desempenho das atividades. A fim de que o aluno perceba o uso real do tempo verbal estudado, pe?a que escrevam um par?grafo baseado na entrevista que fizeram na atividade 10. Opcionalmente, voc? pode pedir que fa?am uma pesquisa sobre um evento musical (shows, festivais, etc) , esportivo (jogos panamericanos, olimp?adas, copa do mundo) ou outros e que escrevam um par?grafo descrevendo esse evento.
Uma terceira op??o pode ser uma atividade de biografia: pe?a-os para pesquisar fatos da vida de pessoas famosas j? falecidas e que, a partir dessas informa??es, elas escrevam um texto de at? 3 par?grafos sobre a vida dessa pessoa.