Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENHO GEOMÉTRICO - LUGARES GEOMÉTRICOS

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer  circunferência, retas paralelas, bissetriz e mediatriz como lugares geométricos;
  • Reconhecer pontos como a interseção de dois lugares geométricos.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Traçados de retas paralelas, com o par de esquadros;
  • Construção da mediatriz, com régua e compasso;
  • Construção de mediatriz, com régua e compasso.

Estratégias e recursos da aula

                                             

Professor, trabalhe os conceitos de distância e equistitância entre pontos e retas. Relacione-os com os lugares geométricos. Durante a explicação, utilize exemplos da própria sala de aula. Use um barbante para representar distâncias. Por exemplo: Para que os alunos entendam o conceito de circunferência como o lugar geométrico, peça a dois deles que segurem as extremidades de um barbante. Enquanto um fica parado, o outro determina todos os lugares possíves que mantém o barbante esticado. 

Uma atividade de caça ao tesouro é uma boa aplicação dos conceitos de lugar geométrico . No site abaixo você encontra uma boa proposta.

http://ilmc.no.sapo.pt/lg/index.htm.

Você também pode fazer uma atividade usando mapas:

Escolha a imagem do mapa do Brasil, dividido em cidades.

http://www.zonu.com/brasil_mapas_esp/Mapas_Ciudades_Brasil.htm

Crie problemas utizando os lugares geométricos para localizar cidades no mapa.

Por exemplo:

Localize no mapa do Brasil a cidade que está equidistante das cidades de Boa Vista e Cuiabá e distante 2,5 cm de Palmas. Antes da contrução dos LGs, o aluno deve fazer o roteiro de construção, indicando quais são os lugares geométricos que satisfazem a questão.

Peça aos alunos que criem situações-problema utilizando os lugares Geométricos.

Avaliação

Avalie a aprendizagem dos alunos pelas observações feitas durante a aula e pelas responstas aos problemas utilizando mapas, levando em consideração os seguintes critérios:

  • Se o aluno planeja a resolução de problemas considerando todas as respostas possíveis;
  • Aplica os lugares geométricos na resolução de problemas métricos.