Rita de C?ssia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? Melhorar a coordena??o motora fina;
? Reconhecer mais letras do seu nome;
? Reconhecer letras dos nomes dos colegas.
Antes dessa atividade ? importante que o professor/a trabalhe a primeira letra do nome das crian?as. Esse primeiro momento pode ser feito de forma bem l?dica. Fa?a nas costas das crian?as com fita crepe a primeira letra do nome delas. Coloque as crian?as em duplas e pe?a que passem o dedinho sobre a letra de forma que o coleguinha sinta o movimento que ? feito no contorno da letra que est? em suas costas. Alterne as crian?as para que ambas fa?am a atividade.
Um dos objetivos do trabalho com as crian?as de 4 anos ? lev?-las a diferenciar letras de n?meros e desenho de escrita. Por?m, esse trabalho em nossa opini?o, precisa ser feito de modo significativo para as crian?as. Em nossa pr?tica buscamos alcan?ar tais objetivos por meio de atividades diferenciadas que n?o contemplam c?pias, repeti??es e pontilhados pois tais atividades pouco contribuem para o desenvolvimento da criatividade da crian?a e para o prazer de aprender.
Por isso, a explora??o da primeira letra do nome de cada um pode ser feita ainda de uma forma bem diferenciada.
1? Passo: No ch?o, voc? professor/a pode fazer com fita crepe, as letras iniciais do nome de cada crian?a, assim que elas chegarem na sala j? ter?o o primeiro contato com as letras e caminhar?o sobre elas. Depois do primeiro contato coloque as crian?as sentadas nas cadeirinhas e v? chamando uma a uma para encontrar e caminhar sobre "sua" letra fazendo o seu contorno.
2? Passo: Continuando ainda a explora??o da primeira letra do nome, disponibilize para as crian?as giz e convide-as a escreverem as letras que aprenderam no ch?o do p?tio.
3? Passo: Depois desse trabalho inicial a introdu??o do alfabeto na sala pode ser feita por meio de um bingo de letras. Para esse bingo, fa?a o nome das crian?as em tamanho grande e com letra vazada. As cartelas que as crian?as receber?o ser?o constitu?das pelo nome delas.
2? Passo:
Selecione letras do alfabeto, observando as letras presentes na maioria dos nomes das crian?as, e coloque numa caixa. Convide as crian?as para jogar o bingo. Antes de come?ar o sorteio das letras explique ?s crian?as como s?o as regras de um bingo: s? poder?o colorir a letra sorteada. A "cartela" de cada crian?a ser? composta pelo seu pr?prio nome escrito em letra vazada. O professor/a vai sorteando as letras que est?o na caixa uma a uma e explorando o nome da letra ao mesmo tempo que caminha pela sala orientando as crian?as. As crian?as dever?o colorir dentro da letra sorteada fazendo seu contorno.
Observe que nessa atividade ? possibilitado ? crian?a, reconhecer, nomear e "escrever" as letras do alfabeto de forma l?dica e prazerosa.
3? Passo:
Depois que todas as letras forem sorteadas, d? uma premia??o simb?lica para as crian?as. Pode ser: um bal?o, uma l?ngua de sogra ou um pirulito.
Alfabeto m?vel, objetos para premia??o, fita crepe e giz.
O professor/a precisa observar se as crian?as j? reconhecem as letras do seu nome, as letras dos nomes dos colegas, se conseguem colorir dentro da letra sorteada fazendo os contornos corretos e se compreendem a instru??o para esperarem a letra ser sorteada e s? depois colorir.