Portal do Professor

Início do Conteúdo

Movimento corporal: uma necessidade na educação infantil

Autor e Co-autor(es)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Equilibrar-se;
  • Expressar-se utilizando a linguagem corporal;
  • Interagir com os colegas;
  • Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro;
  • Apreciar o trabalho dos colegas.

Duração das atividades

3 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é importante que o professor trabalhe brincadeiras que explorem as partes do corpo e tornem possível a consciência corporal. Por exemplo:

A Formiguinha

Fui ao mercado comprar café

Veio uma formiguinha e subiu no meu pé

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar limão

Veio uma formiguinha e subiu na minha mão,

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar girimum,

Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum

Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parva de subir ...

O professor pode perguntar às crianças o que mais podem comprar no mercado e que rima com outras partes do corpo ...

Outras brincadeiras podem ser utilizadas para trabalhar esse conhecimento! É só usar a imaginação.

Estratégias e recursos da aula

  

Movimentar-se e expressar-se com o corpo é um aspecto importante para as crianças de 4 e 5 anos. Nessa aula as crianças terão a oportunidade de conhecer o próprio corpo e seus limites através das brincadeiras desenvolvidas.

1º Momento:

Brinque com as crianças com uma "folha mágica". Dê a elas metade de uma folha de jornal e brinque utilizando a folha como diferentes objetos. Uma sombrinha pois está chovendo, depois como uma esponja de banho, lavando todo o corpo, em seguida a folha se transforma em toalha para secar o corpo limpo. Na medida que o professor vai direcionando a brincadeira vai nomeando as partes do corpo e levando as crianças a construírem esses conceitos.

2º Momento:

Após a atividade inicial de exploração do corpo, o professor pode fazer uma rodinha para conversar sobre o corpo e sua importância no dia a dia. Deve explorar como podemos utilizar o corpo em diferentes situações, para andar, correr, subir, descer, pular, rolar, etc.

3º Momento:

Você professor deve construir um percurso a ser feito pelas crianças – pode ser dentro ou fora da sala de aula. Monte com uma corda uma barreira amarrando as duas pontas da corda de forma que a altura não ultrapasse o quadril das crianças. Elas deverão passar por baixo da corda.

Coloque um colchonete logo à frente da barreira com corda. As crianças deverão dar uma cambalhota no colchonete.

Na sequência coloque três bambolês. Elas deverão pular com um pé só cada um dos bambolês.
Depois do percurso arrumado coloque as crianças sentadas e vá chamando uma a uma para percorrê-lo. As crianças gostam muito dessa brincadeira.

4º Momento:

Depois da brincadeira faça um registro com as crianças pedindo que desenhem o percurso na sequência que foi feito, utilizando canetinha e lápis de cor. Depois de concluído faça uma exposição com as atividades das crianças e convide a turma para apreciar as produções dos colegas.

Recursos Complementares

Corda, bambolê, colchonete, folhas de jornal, canetinhas, lápis de cor.

Avaliação

Para avaliar as crianças observe os seguintes itens:
As crianças reconhecem e nomeiam as partes do corpo?

A criança consegue se equilibrar ?
Consegue cumprir todo o percurso?
Seu registro já apresenta formas definidas ?

Observam e apreciam o trabalho dos colegas?