BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
T?nia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Com esta atividade esperamos estimular a observa??o da crian?a para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortogr?fica da nossa l?ngua. Em especial, vamos conduzir a atividade para que percebam o uso da letra H, sobretudo neste momento, para palavras que iniciam com esta letra. Assim, o aluno ser? capaz de compreender, investigar e elaborara alguns princ?pios sobre o uso desta letra.
Conhecimentos sobre a organiza??o da escrita alfab?tica, capacidade de ler, organizar lista, tabela.
RECURSOS _ jornais e revistas
I - Separe algumas revistas e jornais, que as crian?as possam recortar. Precisaremos tamb?m, de cola, tesoura, e ainda, folhas grandes que podem ser em tamanho A 3, cartolina , Kraft ou outra que desejar. Estas dever?o est? divididas em quatro colunas conforme modelo abaixo.
MODELO I
Sugiro, que organize as crian?as em dupla para desenvolvimento desta atividade. Diga a elas, que iniciar?o um trabalho, com a miss?o de um detetive que deve pesquisar, investigar e descobrir. Para revelar este ?segredo? elas dever?o pesquisar em jornais e revistas no m?nimo 28 palavras que possua a letra H. Estas dever?o ser recortadas, e a dupla dever? observ?-las e definir ent?o, qual a melhor forma de organiza??o destas nas quatro colunas da tabela. Pretende-se assim professor(a), que as crian?as compreendam e concluam que com a letra H, s? temas as seguintes hip?teses para uso: palavras que iniciam com esta letra o ainda quando vem acompanhada das letras C ? CH , N ? NH e L ? LH. Sendo ent?o, este o modo esperado com que dever?o organizar as palavras encontradas, nas colunas da tabela acima.
Uma outra alternativa, ? entregar a tabela com os subt?tulos organizados, conforme o modelo II, assim a tarefa das duplas ser? apenas encontrar 7 palavras para cada coluna.
MODELO II
II _Uma vez conclu?da esta atividade, reforce concluindo a compreens?o de que a letra H, em nossa l?ngua s? vir? ?sozinha? sempre que iniciar uma palavra, ou sempre que vier acompanhada das letras C, L ou N.
Agora, ? o momento de questionar a turma sobre o que observam nas palavras encontradas que iniciam com a letra H. Esperemos com esta pergunta, que ao contr?rio das outras situa??es (ch, nh e lh) as palavras que iniciam com H n?o produzem o som desta letra, e que, portanto ao ler pronunciamos inicialmente somente o som da letra que vem em seguida. Exemplo_ Hipopotamo
Afim, de refor?ar a percep??o de que a letra no inicio de palavra n?o produz som, solicite a cada grupo, que consultando a lista constru?da que cite uma palavra que inicie com H. Sempre que a crian?a disser uma palavra, pergunte ao grupo qual o som da ?primeira letra?. Exemplo_ Helic?ptero, as crian?as devem dizer que o som produzido como da primeira letra ? o e, afinal o H no inicio n?o produz som e isto deve ficar bem claro inclusive na fala/na oralidadade .
? fundamental ainda, que percebam que as palavras que iniciam com a letra H, podem vir seguida por qualquer uma das vogais do nosso alfabeto. Para que as crian?as confirmem essa reflex?o, solicite que avaliem se encontraram na lista de palavras iniciadas com H alguma consoante ap?s esta letra. Professor(a) estas s?o conclus?es importantes, para formula??o e confirma??o de hipoteses sobre a escrita ortografica de nossa l?ngua.
Alguns exemplos: holofote, humano, h?bito, hist?ria, her?i
III_ No quadro/lousa produza coletivamente (com apoio das crian?as) todas as conclus?es como: h no inicio de palavra n?o produz som; em palavras que iniciam com h a letra seguinte s? poder? ser um vogal; a letra h poder? vir ainda acompanhada das letras c, n e l e nestes casos juntas produzir?o som.
IV_ Para finalizar voc? poder? fazer um bingo de palavras iniciadas com H. Para isso, registre no quadro com apoio das crian?as uma lista de aproximadamente 20 palavras. Feito isso, entregue ao grupo uma cartela como o modelo III, que sol icite que cada um copie do quadro em cada quadrinho as palavras que desejar, at? complet?-lo. Enquanto isso, voc? escreva em papeis menores todas as palavras do quadro, dobre-as e coloque em um saquinho ou caixinha.
Modelo III
CARTELA PARA O BINGO (j? preenchida)
Vai come?ar a brincadeira!!! Voc? ou uma crian?a deve fazer o sorteio de uma palavra, aquele que a tiver registrado no quadrinho deve marcar um X com l?pis de colorir. E assim vai, at? que algu?m tenha marcado todas as palavras e diga para todos ouvirem BINGO. Este(a) ser? o vencedor(a)!
Podemos avaliar a capacidade de observa??o e reflex?o cr?tica sobre a l?ngua portuguesa e suas regras. Avalie se as crian?as est?o fazendo uso das estrat?gias trabalhadas nessa aula, voc? poder? verificar por meio de produ??es de texto ou mesmo de ditados de frases e palavras.