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CLIMAS DO BRASIL

Autor e Co-autor(es)

maria cristina soran?o miranda imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jose Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Estudo da natureza e sua import?ncia para o homem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno dever? identificar e conhecer os diferentes tipos clim?ticos do Brasil ,suas din?micas e import?nciade seu estudo.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada, elementos naturais das paisagens e o mapa pol?tico do Brasil com suas Unidades Federativas, sua extens?o, localiza??o geogr?fica, divis?es regionais do Brasil e coordenadas geogr?ficas, medidas de temperaturas, amplitude t?rmica,temperatura m?xima e m?nima.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A)

Professor(a), elabore com seus alunos ,consultando jornais locais, um arquivo de not?cias sobre as condi??es de tempo da regi?o em diferentes datas. Selecione algumas para serem trabalhadas durante a aula. Estruture sua aula em 4 momentos subseq?entes.
? As atividades propostas tem como objetivos espec?ficos desenvolver nos alunos a capacidade de relacionar os climas do Brasil com os fatores que interferem em suas din?micas e de caracterizar e analisar diferentes climas do Brasil identificando suas ?reas de ocorr?ncia e poss?veis altera??es clim?ticas resultante da a??o humana.

Atividade 1: Analisando o Tempo local
Professor, fa?a com seus alunos uma an?lise da import?ncia do estudo do clima de um determinado local para as sociedades e suas atividades, registrando-as no quadro-negro:

1- Os conceitos de Clima e tempo;

2-Utilize as  reportagens selecionadas anteriormente, observando e explicando a seus alunos,  detalhadamente ,os dados apresentados nas mesmas: temperaturas m?ximas, m?nimas, amplitude t?rmica etc.

3-Tipos de climas apresentados,localidades, fatores relacionadaos a estes elementos naturais

Atividade 2: Extens?o territorial de nosso pa?s e diversidade clim?tica

Professor(a), destaque com seus alunos,consultando o Atlas Geoatlas, Simielle, Maria Elena, editora ?tica, S?o Paulo: 2007, pg. 66, mapa Brasil Pol?tico ou utilizando o link- www.atica.com.br, a grande extens?o territorial de nosso pa?s estabelecendo uma analogia com o mapa Planisf?rio Climas - pg. 13 ou o mapa dispon?vel no link citado anteriormente de mesmo t?tulo do Geoatlas. Elabore um texto explicativo sobre os climas Identificados em nosso pa?s, localiza??o e principais caracter?sticas, digite-o e reproduza-o para seus alunos.

" CLIMAS  DO   BRASIL

1- Clima Equatorial: Ocorre na regi?o Norte do Brasil nas pr?ximidades da linha do Equador.Apresenta temperaturas elevadas, m?dias superior a 25 graus Celsius, pequena amplitude t?rmica,grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano.

2-Clima Subtropical: Ocorre no sul do pa?s nas ?reas situadas abaixo do Tr?pico de Capric?rnio. Apresenta duas esta??es bem diferenciadas: ver?o quente e inverno rigoroso com quedas acentuadas da temperatura, podendo ocorrer geadas ou neve, temperaturas m?dias anuais quase sempre inferiores a 18 graus Celsius.

3- Clima tropical: Apresenta duas esta??es bem definidas: ver?o quente e chuvoso e inverno frio e seco. temperaturas anuais sempre superiores a 18 graus Celsius.Dentro do dom?nio tropical, a umidade varia muito, por isso essa exttensa regi?o pode ser dividida em 4 ?reas diferentes:

I)- Tropical Continental: Ocorre no Brasil Central com chuvas mal distribu?das, concentram-se no ver?o com inverno muito seco.

II)- tropical semi-?rido: Ocorre no norte de MG e grande parte da regi?o nordeste do Brasil, chuvas raras, quando ocorrem s?o muito fortes e r?pidas,temperaturas m?dias anuais mais altas do pa?s.

III)- Tropical de Altitude: Ocorre nas ?reas serranas do sudeste, devido a altitude mais elevada, apresenta temperaturas mais baixas       de todo o dom?nio tropical, com m?dias de temperaturas anuais em torno de 18 graus Celsius, a pluviosidade ? maisacentuada nas encostas dos morros voltados para o litoral, onde a influencia de massas de ar vindas do oceano ? muito frequente.

IV)- Tropical ?mido: ocorre nas ?reas litor?neas do Brasil, apresenta bastante umidade, chuvas regulares, pequena amplitude t?rmica."

Fonte: PROJETO ARARIB?, 5? s?rie, 6? ano, Editora Moderna,S?o Paulo: 2007.

Reveja com seus alunos sobre as  zonas clim?ticas do Globo.Desenhe-as no quadro-negro, inserindo o Brasil neste desenho.

Atividade 3:Refletindo um pouco mais
Professor(a), divida a turma em grupos que dever?o responder:

1- Qual(is) o(s) tipo(s) de clima de maior ocorr?ncia no territ?rio brasileiro?
2- Qual o de menor ocorr?ncia?
3- Qual o tipo de clima predominante no seu estado?
4- Qual o tipo de clima de sua cidade?

5- Voc?s percebem que o clima de nossa cidade term sofrido mudan?as? Explique.

Crie um momento de socializa??o do conhecimento no qual os alunos apresentaram suas respostas, registre-as no quadro-negro, compare-as, questione e comente sobre as mesmas, aceitando cr?ticas e sugest?es.

Atividade 4- An?lise complementar

Professor(a), apresente a seus alunos o seguinte texto, em seguida fa?a a leitura oral ou escolha  um aluno  para que fa?a-a:

" Altera??es Clim?ticas

      Secas na Amaz?nia, enchentes na Argentina e sul do Brasil, derretimento de geleiras pr?ximas aos p?los do planeta e diminui??o dos habitats de pinguins e ursos-polares s?o fen?menos cada vez mais presentes no notici?rio. Especialistas afirmam que essas s?o as primeiras manifesta??es de mudan?as clim?ticas que enfrentaremos em futuro pr?ximo, provocadas por altera??es na composi??o qu?mica da atmosferado planeta."...

Dispon?vel em: <www.greenpeace.org.br> Acessado em: 29 out. 2005

Professor(a), cada grupo dever? analisar e responder as seguintes perguntas atrav?s de cartazes com desenhos , frases e charges.

1-Quais os principais causadores das altera??es climaticas?

2-Quais as solu??es poss?veis para este problema ?

Os cartazes dever?o ser apresentados a turma por cada um dos grupos e afixados em local pr?prio e de destaque na escola.

Recursos da aula:

Jornais. revistas;
Atlas geogr?fico -Simielle, Maria Elena, editora ?tica, S?o Paulo: 2007

www.atica.com.br

<www.greenpeace.org.br> Acessado em: 29 out. 2005

PROJETO ARARIB?, 5? s?rie, 6? ano, Editora Moderna,S?o Paulo: 2007.

Recursos Complementares

Transpar?ncias dos mapas utilizados em aula.

V?deo deste portal -" Mudan?as Ambientais Globais - 5,7 MB"

Avaliação

Os alunos dever?o participar ativamente das atividades 3 e 4,  propostas na aula, com apresenta??o de suas respostas e avalia??o das mesmas, observando a constrru??o de seus conhecimentos, criatividade e habilidades, na elabora??o dos cartazes da atividade 4 proposta.