Oswaldo Jose Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
O aluno dever? identificar e conhecer as principais bacias hidrogr?ficas do Brasil,seus elementos e suas import?ncias.
Conceito de hidrografia , relevo e fronteira, as diferentes formas de ocorr?ncia da ?gua em nosso planeta . Conhecer e saber analisar um mapa f?sico.
Professor(a), oriente seus alunos para que pesquisemem livros did?ticos, revistas e sites sobre os principais rios do Brasil e suas import?ncias locais, inclusive se houver rio em seu munic?pio. Estruture sua aula em 3 momentos subseq?entes.
As atividades propostas tem como objetivos espec?ficos desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar e identificar as principais bacias hidrogr?ficas do Brasil e suas import?ncias.
Atividade 1: Conceituando uma Bacia Hidrogr?fica
Professor (a), Recorde com seus alunos as partes de que se comp?em os rios. Fa?a um desenho no quadro-negro representando uma Bacia Hidrogr?fica e identifique nela os seus principais elementos: rio principal, nascente, afluentes, subafluentes, margens, conflu?ncia, foz. Se em seu munic?pio existe um rio, tente identificar os elementos anteriormente citados no mesmo.
Atividade 2 : Trabalhando com mapas
Professor (a), observe com seus alunos,consultando o Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora ?tica, S?o Paulo:2008,mapa Brasil Bacias Hidrogr?ficas,pg. 103,as bacias de nosso pa?s,seus principais rios,afluentes,margens, nascentes,foz,?reas abrangentes.Em seguida, utilize o mapa Brasil Pol?tico pg. 66 , para visualizar a localiza??o das principais bacias hidrogr?ficas brasileiras. Observando tamb?m o mapa Brasil F?sico do Geoatlas, correlacione os principais rios das Bacias observadas, ao tipo de relevo por onde correm ,para que possam destacar suas import?ncias como a navega??o e o forncimento de energia hidrel?trica.
Atividade 3 : Discutindo sobre o assunto
Professor (a), forme grupos em sua sala de aula e proponha a cada grupoque respondam as seguintes quest?es:
1- As Bacias brasileiras possuem rios que drenan somente o territ?rio nacional ou existem rios que percorrem ?reas internacionais?
2- Existem rios que desempenham o papel de fronteira? Quais?
3-Qual a parte do terrfit?rio brasileiro de maior riqueza hidrogr?fica? Esta riqueza influencia a vida das pessoas que habitam esta regi?o? De que forma?
4- Qual(is) a (s) import?ncia(s) do rio de seu munic?pio para a popula??o local? A qual bacia hidrogr?fica este rio pertence?
Em seguida, os grupos dever?o apresentar suas respostas e o professor(a) registra-las no quadro-negro. No final das apresenta??es , fa?a um pequeno debate sobre as respostas apresentadas, chegando a conclus?es da tem?tica trabalhada.
RECURSOS EDUCACIONAIS
Atlas geogr?fico escolar multim?dia, IBGE
Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora ?tica, S?o Paulo:2008
www.prossiga.br/recursoshidricos/
Professor(a), oriente seus alunos para que pesquisemem livros did?ticos, revistas e sites sobre os principais rios do Brasil e suas import?ncias locais, inclusive se houver rio em seu munic?pio. Estruture sua aula em 3 momentos subseq?entes.
As atividades propostas tem como objetivos espec?ficos desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar e identificar as principais bacias hidrogr?ficas do Brasil e suas import?ncias.
Atividade 1: Conceituando uma Bacia Hidrogr?fica
Professor (a), Recorde com seus alunos as partes de que se comp?em os rios. Fa?a um desenho no quadro-negro representando uma Bacia Hidrogr?fica e identifique nela os seus principais elementos: rio principal, nascente, afluentes, subafluentes, margens, conflu?ncia, foz. Se em seu munic?pio existe um rio, tente identificar os elementos anteriormente citados no mesmo.
Atividade 2 : Trabalhando com mapas
Professor (a), observe com seus alunos,consultando o Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora ?tica, S?o Paulo:2008,mapa Brasil Bacias Hidrogr?ficas,pg. 103,as bacias de nosso pa?s,seus principais rios,afluentes,margens, nascentes,foz,?reas abrangentes.Em seguida, utilize o mapa Brasil Pol?tico pg. 66 , para visualizar a localiza??o das principais bacias hidrogr?ficas brasileiras. Observando tamb?m o mapa Brasil F?sico do Geoatlas, correlacione os principais rios das Bacias observadas, ao tipo de relevo por onde correm ,para que possam destacar suas import?ncias como a navega??o e o forncimento de energia hidrel?trica.
Atividade 3 : Discutindo sobre o assunto
Professor (a), forme grupos em sua sala de aula e proponha a cada grupoque respondam as seguintes quest?es:
1- As Bacias brasileiras possuem rios que drenan somente o territ?rio nacional ou existem rios que percorrem ?reas internacionais?
2- Existem rios que desempenham o papel de fronteira? Quais?
3-Qual a parte do terrfit?rio brasileiro de maior riqueza hidrogr?fica? Esta riqueza influencia a vida das pessoas que habitam esta regi?o? De que forma?
4- Qual(is) a (s) import?ncia(s) do rio de seu munic?pio para a popula??o local? A qual bacia hidrogr?fica este rio pertence?
Em seguida, os grupos dever?o apresentar suas respostas e o professor(a) registra-las no quadro-negro. No final das apresenta??es , fa?a um pequeno debate sobre as respostas apresentadas, chegando a conclus?es da tem?tica trabalhada.
RECURSOS EDUCACIONAIS
Atlas geogr?fico escolar multim?dia, IBGE
Geoatlas ,Simielli,Maria Elena,editora ?tica, S?o Paulo:2008
Transpar?ncias, livros , sites de pesquisa.
Os alunos dever?o ser avaliados a todo momento, inclusive na parte inicial da aula com suas pesquisas, em suas respostas na atividade 3 proposta . O professor dever? observar a constru??o do conhecimento pelos alunos, a partir de suas respostas e participa??o no debate e na elabora??o das conclus?es.