Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mosaico em E.V.A.

Autor e Co-autor(es)

Marileusa de Oliveira Reducino imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:
? Conhecer sobre mosaico e sobre alguns artistas que trabalham com esta t?cnica em sua poi?sis;
? Trabalhar a t?cnica do mosaico.

Duração das atividades

Cinco aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

? AULA 1
? Apresentar aos alunos, em slides, imagens de trabalhos de alguns artistas que utilizam a t?cnica do mosaico;
? Explicar sobre a t?cnica do mosaico (s?o pe?as cortadas e coladas perto umas das outras e que o conjunto, ao ser visto de longe, provoca a percep??o de uma imagem);
? Falar sobre a diversidade dos materiais utilizados nesta t?cnica, tais como pastilhas, azulejos, peda?os de cer?mica e outros;
? Dialogar com os alunos a respeito da primeira impress?o que eles tiveram desta t?cnica;
? Apresentar aos alunos a proposta de se trabalhar com mosaico nas pr?ximas aulas;


? Segue abaixo sugest?o de links para embasamento do professor e indica??o para o aluno;


? Sobre mosaico ver:  http://www.artemosaic.com/fotos.html ; http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1615972-arte-mosaico-parte/


? Sobre artistas mosaicistas ver: http://www.escolamobile.com.br/Projetos/gaudi_art/ ; http://www.mosaicoonline.com/html/grandesnomes/grandesnomes.php


? Sobre a t?cnica do mosaico ver: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/mosaicos/

AULA 2
? Preparar, com anteced?ncia para esta aula, papel?o no tamanho de 15 x 20 cm, E.V.A de diferentes cores, cola, um aparelho de som e um CD com m?sicas suaves, garrafas pet cortadas ao meio;
? Colocar uma m?sica para tocar antes da entrada das crian?as na sala de artes;
? Solicitar aos alunos que, ao sentarem em seus lugares, fechem os olhos e desliguem do barulho que vem do exterior da sala de aula;
? Ao sentir que os alunos se aquietaram, pedir para que deixem que a m?sica ambiente os envolva e se permitam relaxar;
? Direcionar a atividade, dizendo que cada um se encontra em um lugar especial e que, pela imagina??o, percorra-o, procurando registr?-lo em sua mem?ria;
? Acender a luz e pedir para que os alunos abram os olhos;
? Entregar o papel?o e pedir que as crian?as registrem com l?pis HB ou N? 2, o lugar especial que imaginaram;
? Explicar que o desenho dever? ocupar toda a extens?o da folha;
? Pedir aos alunos que, com l?pis de cor, coloram o desenho de forma suave, como se fosse um estudo de cores para o trabalho;
? Explicar que, sobre este desenho, ser? trabalhada com a t?cnica do mosaico, mas que as pastilhas, as cer?micas e outros materiais inerentes ? esta t?cnica, ser?o substitu?dos pelo E.V.A., devendo para isso, preparar este material;
? Entregar as folhas de E.V.A. para os alunos e pedir para que as recortem em peda?os pequenos (mais ou menos 1x1cm);
? Acondicionar os retalhos de E.V.A., separados por cores nas pets recortadas.

AULA 3
? Preparar a sala de modo que os alunos ao entrarem formem grupos de no m?ximo seis alunos;
? Dispor para os grupos, cola e os E.V.A. cortados na aula anterior. Cuidar para que cada grupo receba todas as cores de E.V.A;
? Explicar o processo de colagem dos retalhos de E.V.A.;
? Pedir para os alunos colarem os retalhos, mantendo uma dist?ncia m?nima entre um e outro;
? Lembrar que ? importante manter uma dist?ncia entre cada E.V.A. para o efeito final do trabalho, j? que este espa?o receber? a massa de rejunte;
? Colar os retalhos obedecendo as cores do fundo do desenho;
? Colocar os trabalhos para secarem.

AULA 4

? Organizar para esta aula: rejunte de azulejos, esponjas macias, retalhos de tecidos, potes para ?gua;
? Preparar o rejunte para azulejos, conforme especifica??o t?cnica da embalagem;
? Entregar os trabalhos da aula anterior para os alunos;
? Explicar o processo de aplica??o do rejunte sobre o mosaico, o qual dever? ocorrer com o uso de uma esponja macia;
? Ap?s aplica??o do rejunte, limpar com um pano unido o excesso, de modo que o rejunte fique somente nos espa?os deixados quando da colagem do E.V.A.;
? Levar para secar.

AULA 5? Promover uma exposi??o dos trabalhos nos corredores da escola, montando-a com os alunos;
? Avaliar o processo frente ?s obras expostas;
? Registrar as impress?es, as dificuldades e a aprendizagem que os alunos tiveram com o estudo desta t?cnica.

A seguir algumas imagens de trabalhos em mosaico com E.V.A.

Trabalhos ainda sem rejunte - Fonte: Acervo particular

Aplica??o de rejunte nos trabalhos - Fonte: Acervo particular

 

Trabalho finalizado - Fontes: Acervo particular

Recursos Complementares

Segue link de acesso ?s obras do Parque G?el em Barcelona ? Conjunto de obras de Antoni Gaud?

http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&q=parque+guel

Avaliação

? A avalia??o dever? ser feita durante o processo de execu??o do trabalho, uma vez que o objetivo principal desta aula ? a aprendizagem da t?cnica do mosaico com material alternativo, no caso o E.V.A.


Recursos educacionais
Nome                                            TipoT?cnica do mosaico                         Te?rica/Vivencial