Portal do Professor

Início do Conteúdo

Terr?rio - Investigando o Ciclo da ?gua

Autor e Co-autor(es)

Marina Silva Rocha imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno conseguir? visualizar o ciclo da ?gua acontecendo no modelo de terr?rio e ser? capaz de explicar essas transforma??es.

Duração das atividades

2 h/a (100 min). Para acompanhar o experimento: 25 min durante uma semana (observa??o e registro)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dever?o ter conhecimentos sobre as mudan?as de estados f?sicos da ?gua, ciclo da ?gua.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

Manuten??o do terr?rio ? para terr?rios grandes

O terr?rio se mant?m sozinho por algum tempo. Entretanto, caso queira manter o terr?rio por um tempo maior, voc? poder? abrir o terr?rio para colocar ?gua, caso seja necess?rio (ele dever? estar ?mido, mas n?o encharcado), limpar o vidro e colocar mais plantas ou animais. Caso um animal ou planta morra voc? pode retir?-lo ou deix?-lo l? para que as crian?as acompanhem sua decomposi??o (fique atento ao tempo de decomposi??o para que n?o ocorra uma prolifera??o muito grande de fungos).

Sugest?o de Registro

Nome do experimento: Terr?rio

Data da montagem:

Montagem do experimento

  • Materiais utilizados: pedrinhas, areia, terra, plantas, animais (pode descrever quais animais), garrafa pet, pl?stico, fita transparente.
  • Desenho

Hip?teses testadas: voc?s dever?o escrever o que v?o testar. Caso sinta muita dificuldade em formular hip?teses, voc?s podem fazer previs?es, ou seja, anotar o que acham que vai acontecer.

Observa??es (repita esta parte cada vez que fizer uma observa??o com as crian?as, ou estipulem um padr?o ? dois em dois dias, semanalmente, etc)

  • Data da observa??o:
  • O que aconteceu? As crian?as dever?o relatar brevemente o que elas observaram no terr?rio, quais suas impress?es.
  • Desenho da observa??o ? elas dever?o desenhar como est? o terr?rio

Hip?teses/previs?es ? ap?s algum tempo, voltem ?s hip?teses/previs?es feitas e comparem com o que aconteceu para a confirma??o ou n?o das hip?teses.

Avaliação

Avalie os registros feitos pelas crian?as, se elas foram capazes de responder ?s hip?teses formuladas e se conseguiram acompanhar o desenvolvimento do experimento. Fa?a isso atrav?s das observa??es (orais e escritas) que eles fizerem, de como registraram, se estiveram atentos ?s mudan?as no terr?rio.
? importante que algumas vezes elas fa?am o registro sozinhas, para que voc? consiga perceber o que a crian?a est? vendo, onde est? sua aten??o e se ela consegue descrever as mudan?as no experimento.

 
Como atividade avaliativa, pe?a para que as crian?as desenhem e expliquem o ciclo da ?gua que est? acontecendo dentro do terr?rio. Elas t?m que ser capazes de perceber que a ?gua do solo e das plantas evapora com o calor e se condensa no pl?stico, formando gotas. Quando as gotas ficam grandes, caem novamente no solo do terr?rio como se fosse chuva. Dessa forma, por um curto prazo, n?o falta ?gua no terr?rio.