BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Os alunos dever?o ter conhecimentos sobre as mudan?as de estados f?sicos da ?gua, ciclo da ?gua.
O terr?rio se mant?m sozinho por algum tempo. Entretanto, caso queira manter o terr?rio por um tempo maior, voc? poder? abrir o terr?rio para colocar ?gua, caso seja necess?rio (ele dever? estar ?mido, mas n?o encharcado), limpar o vidro e colocar mais plantas ou animais. Caso um animal ou planta morra voc? pode retir?-lo ou deix?-lo l? para que as crian?as acompanhem sua decomposi??o (fique atento ao tempo de decomposi??o para que n?o ocorra uma prolifera??o muito grande de fungos).
Nome do experimento: Terr?rio
Data da montagem:
Montagem do experimento
Hip?teses testadas: voc?s dever?o escrever o que v?o testar. Caso sinta muita dificuldade em formular hip?teses, voc?s podem fazer previs?es, ou seja, anotar o que acham que vai acontecer.
Observa??es (repita esta parte cada vez que fizer uma observa??o com as crian?as, ou estipulem um padr?o ? dois em dois dias, semanalmente, etc)
Hip?teses/previs?es ? ap?s algum tempo, voltem ?s hip?teses/previs?es feitas e comparem com o que aconteceu para a confirma??o ou n?o das hip?teses.
Avalie os registros feitos pelas crian?as, se elas foram capazes de responder ?s hip?teses formuladas e se conseguiram acompanhar o desenvolvimento do experimento. Fa?a isso atrav?s das observa??es (orais e escritas) que eles fizerem, de como registraram, se estiveram atentos ?s mudan?as no terr?rio.
? importante que algumas vezes elas fa?am o registro sozinhas, para que voc? consiga perceber o que a crian?a est? vendo, onde est? sua aten??o e se ela consegue descrever as mudan?as no experimento.
Como atividade avaliativa, pe?a para que as crian?as desenhem e expliquem o ciclo da ?gua que est? acontecendo dentro do terr?rio. Elas t?m que ser capazes de perceber que a ?gua do solo e das plantas evapora com o calor e se condensa no pl?stico, formando gotas. Quando as gotas ficam grandes, caem novamente no solo do terr?rio como se fosse chuva. Dessa forma, por um curto prazo, n?o falta ?gua no terr?rio.