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As Plantas e o Sol - fototropismo

Autor e Co-autor(es)

Marina Silva Rocha imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprender? que as plantas precisam de Sol para viver e que mesmo sendo fixas no solo elas possuem mecanismos para se movimentar em dire??o a ele.

Duração das atividades

100 min. Para o acompanhamento do experimento, 20 min durante uma ou duas semanas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es de plantas como vegetais clorofilados, que realizam fotoss?ntese; partes das plantas e suas fun??es; posi??o das plantas na cadeia alimentar.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente, converse sobre a import?ncia da luz do Sol para as plantas. Relembre a fotoss?ntese com os alunos, atentando para o fato de que, na maioria das vezes, s?o as folhas quem a realiza.

Pergunte o que aconteceria se o Sol n?o incidisse sobre as folhas e como as plantas fariam para aproveitar ao m?ximo a luz do Sol. Esta aula ? mais indicada para alunos a partir do terceiro ano.

Ap?s ouvir os alunos, apresente os v?deos abaixo:

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ze8NV7cvW8k&feature=related (acesso em 11/09/09)

Dura??o: 18 segundos

Descri??o: mostra o fototropismo das plantinhas de tomate, filmagem durante um dia em exibi??o r?pida. As plantinhas de tomate mudam de posi??o com a passagem do Sol.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=zctM_TWg5Ik&feature=fvw (acesso em 10/09/09)

Dura??o: 2:36 minutos

Descri??o: o v?deo fala sobre fototropismo e gravitropismo em plantas. Apesar de ser mais t?cnico e de estar em ingl?s ? poss?vel compreende-lo mesmo n?o entendendo o que est? sendo narrado.

Tradu??o do v?deo:

[cena 1 ? gavinha se enrolando no tronco] O crescimento das plantas reflete a forma como elas interagem com o ambiente.

[cena 2 ? planta recebendo Sol de apenas um lado] Se colocarmos uma luz forte de um lado dessa planta, ela crescer? em dire??o ? luz. Isso ? chamado de resposta fototr?pica. Mas o que controla tal resposta?

[cena 3 ? planta com um ?capuz? na regi?o apical] Se o ?pice da planta ? protegido da luz atrav?s de um pequeno saco, a planta continuar? crescendo para cima. Isso sugere que existe algo no ?pice da planta que controla a dire??o do crescimento.

[cena 4 ? planta de lado] Se colocarmos a planta de lado, ela rapidamente se orienta e volta a crescer para cima. Mas a planta est? respondendo ? luz ou ? gravidade?

[cena 5 ? sementes de ervilha germinando] Essas sementes de ervilha est?o germinando no escuro. As ra?zes crescem para baixo e os brotos para cima. Ra?zes e brotos respondem ? gravidade, mas em dire??es diferentes. As ra?zes t?m gravitropismo positivo e os brotos, negativo.

[cena 6 ? idem cena 2: planta recebendo sol de apenas um lado] ? prov?vel que todas essas respostas de crescimento estejam relacionadas ? auxina, ?cido indolil-ac?tico ou AIA. Uma teoria prop?e que um mecanismo sens?vel ? luz presente no ?pice da planta promove o transporte ativo de mol?culas de auxina para a parte sombreada do caule. Essa a??o produz crescimento e alongamento das c?lulas dessa ?rea. O resultado ? uma curvatura que orienta a planta em dire??o ? luz.

[cena 7 ? idem cena 4: planta de lado] O mecanismo de sensibilidade gravitacional no ?pice do broto desencadeia uma migra??o de mol?culas de auxina, produzindo crescimento do caule que orienta a planta da posi??o horizontal de volta para a posi??o vertical.

[cena 8 ? close na regi?o apical da planta, com detalhe que o ?pice foi cortado] A subst?ncia de crescimento AIA tamb?m parece ter um papel de manuten??o da domin?ncia apical. Retirando-se o ?pice do caule, que controla a distribui??o de auxina, e, portanto, a domin?ncia apical, brotos laterais podem crescer.

[cena 9 ? ?rvore] Um horm?nio importante das plantas deciduais ? o ?cido absc?sico, que controla a queda das folhas. Ele protege a planta de condi??es estacionais adversas.

Professor, o segundo v?deo pode ser usado apenas para seu pr?prio estudo.

Caso deseje exibi-lo, fa?a um ajuste de linguagem durante a exibi??o, explicando ao aluno, em uma linguagem simples, o fato da planta sempre crescer em dire??o da luz, sem nomear a subst?ncia respons?vel por essa forma de crescimento, apenas informando que se trata de uma subst?ncia produzida pela pr?pria planta.

Ap?s a exibi??o, questione os alunos sobre o que eles entenderam dos v?deos, fazendo perguntas como:

? Como a planta se comporta diante da luz?
? Em que situa??es os seus ramos se movimentam?
? Por que isso acontece?
? E suas ra?zes, em que dire??o elas crescem? Por qu??


A seguir, apresente o texto abaixo

Fototropismo ? as plantas buscam a luz


Fototropismo ? a resposta dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas, em resposta a est?mulos luminosos. Essas respostas podem ser: seguir de frente para a fonte de luz (fototropismo positivo); em sentido oposto a esta (fototropismo negativo) ou perpendicular ? dire??o desta (fototropismo transversal).

Nas plantas, o caule apresenta fototropismo positivo, alongando-se ou curvando-se em dire??o ? luz, enquanto as ra?zes possuem rea??o negativa, crescendo no sentido de se afastar da fonte luminosa. Esse movimento acontece devido migra??o lateral do horm?nio de crescimento auxina sob a influ?ncia da luz.

Fontes: modificado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Fototropismo (acesso em 01/09/09) e Biologia Vegetal - Peter H. Raven cap. 29, p?gina 677 ? sexta edi??o, Ed.Guanabara Koogan

Ap?s exibir o/os v?deo/s sugerimos a atividade pr?tica a seguir para demonstrar a rela??o das plantas com o Sol.

Atividade pr?tica

Coloque alguns feij?es para germinar em uma caixa de sapato (preferencialmente em um potinho com terra, ou em algod?o molhado). Coloque os feij?es em uma das extremidades da caixa e fa?a uma abertura na outra extremidade. Essa abertura deve ser grande o suficiente para que o p? de feij?o passe atrav?s dele. Para o grupo controle, coloque feij?es para germinar do lado de fora da caixa.

Pe?a para os alunos anotarem suas expectativas/hip?teses. Veja alguns exemplos:

?O feij?o ir? nascer sem a presen?a de luz?
?O feij?o ir? crescer (para cima) at? bater na tampa da caixa, mesmo no escuro.?
?Ele ir? germinar e depois morrer.?
?Ele ir? germinar e crescer em dire??o ? luz (buraco na caixa)?

Professor, deixe a caixa de sapato e o grupo controle em um local com luminosidade, com a incid?ncia direta de luz durante algumas horas no dia. Verifique sempre se o algod?o ou a terra est?o ?midos, pois o feij?o precisa de ?gua para germinar.

Pe?a-lhes que observem o crescimento da planta durante aproximadamente 15 dias, anotando suas observa??es diariamente. Pe?a tamb?m que registrem os materiais utilizados na montagem do experimento. Fa?a o registro do experimento com os alunos. N?o antecipe os resultados. Ao final do per?odo, eles devem concluir que, ap?s germinar, o caule do feij?o colocado na caixa cresceu e se alongou em dire??o ao buraco feito na tampa da mesma, em busca da luz. Note que este caule ser? mais fino e p?lido, diferentemente do caule dos feij?es do grupo controle.

Retome com eles as hip?teses/previs?es feitas e comparem com o que aconteceu para a confirma??o ou n?o das hip?teses.


Aten??o! Para que eles acompanhem o desenvolvimento do feij?o, voc? poder? abrir a caixa para ver e depois tampar novamente.


Varia??o do experimento

Voc? tamb?m pode colocar obst?culos na caixa de forma que a planta tenha que percorrer o labirinto para encontrar a luz.

Acompanhe com a turma o crescimento do feij?o durante alguns dias. Siga as mesmas orienta??es dadas para o experimento anterior.

Sugest?o de Registro

Nome do experimento: As plantas e o Sol

Data da montagem:

Montagem do experimento
? Materiais utilizados: caixa de sapato com tampa, sementes de feij?o, algod?o molhado? Desenho:

Hip?teses testadas: voc?s dever?o escrever o que v?o testar. Caso sinta muita dificuldade em formular hip?teses, voc?s podem fazer previs?es, ou seja, anotar o que acham que vai acontecer.

Observa??es (repita esta parte cada vez que fizer uma nova observa??o)

? Data da observa??o:
? O que aconteceu? As crian?as dever?o relatar brevemente o que elas observaram na caixa, o que estava acontecendo com o feij?o, como estava seu crescimento.
? Desenho da observa??o: elas dever?o desenhar como est? o experimento.

Hip?teses/previs?es ? ap?s algum tempo, voltem ?s hip?teses/previs?es feitas e comparem com o que aconteceu para a confirma??o ou n?o das hip?teses.

Recursos Complementares

Professor, caso queira saber mais sobre fototropismo, segue a indica??o abaixo:

PR?TICAS DE LABORAT?RIO
EXPERIMENTO PARA OBSERVA??O DE FOTOTROPISMO EM PLANTAS DE BEIJO (Impatiens sp) E FEIJ?O (Phaseolus vulgaris)
Maria Aparecida Sert, K?tia Aparecida Pereira Kern, Elimaida Mayo Cortez
http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_10/numero_03/5-SERT-etal.pdf (acesso em 11/09/09)

V?deo - Fototropismo em pantas de tomate - http://www.youtube.com/watch?v=Ze8NV7cvW8k&feature=related (acesso em 11/09/09)

V?deo - Fisiologia das Plantas - Resposta Fototr?pica (em ingl?s) - http://www.youtube.com/watch?v=zctM_TWg5Ik&feature=fvw (acesso em 10/09/09)

Avaliação

Avalie os registros feitos pelos alunos, se eles foram capazes de responder ?s hip?teses formuladas e se conseguiram acompanhar o desenvolvimento do experimento. Fa?a isso atrav?s das observa??es (orais e escritas) que eles fizerem, de como registraram, se estiveram atentos ?s mudan?as no feij?o. ? importante que algumas vezes eles fa?am os registros sozinhos sem a sua interven??o. Assim, voc? poder? perceber o que o aluno est? vendo, onde est? sua aten??o e se ele consegue descrever as mudan?as ocorridas.

Pe?a tamb?m para que eles escrevam porque a planta de feij?o cresceu em dire??o ? abertura da caixa, ilustrando com desenhos.