BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
O aluno aprender? que as plantas precisam de Sol para viver e que mesmo sendo fixas no solo elas possuem mecanismos para se movimentar em dire??o a ele.
No??es de plantas como vegetais clorofilados, que realizam fotoss?ntese; partes das plantas e suas fun??es; posi??o das plantas na cadeia alimentar.
Inicialmente, converse sobre a import?ncia da luz do Sol para as plantas. Relembre a fotoss?ntese com os alunos, atentando para o fato de que, na maioria das vezes, s?o as folhas quem a realiza.
Pergunte o que aconteceria se o Sol n?o incidisse sobre as folhas e como as plantas fariam para aproveitar ao m?ximo a luz do Sol. Esta aula ? mais indicada para alunos a partir do terceiro ano.
Ap?s ouvir os alunos, apresente os v?deos abaixo:
Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ze8NV7cvW8k&feature=related (acesso em 11/09/09)
Dura??o: 18 segundos
Descri??o: mostra o fototropismo das plantinhas de tomate, filmagem durante um dia em exibi??o r?pida. As plantinhas de tomate mudam de posi??o com a passagem do Sol.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=zctM_TWg5Ik&feature=fvw (acesso em 10/09/09)
Dura??o: 2:36 minutos
Descri??o: o v?deo fala sobre fototropismo e gravitropismo em plantas. Apesar de ser mais t?cnico e de estar em ingl?s ? poss?vel compreende-lo mesmo n?o entendendo o que est? sendo narrado.
Tradu??o do v?deo:
[cena 1 ? gavinha se enrolando no tronco] O crescimento das plantas reflete a forma como elas interagem com o ambiente.
[cena 2 ? planta recebendo Sol de apenas um lado] Se colocarmos uma luz forte de um lado dessa planta, ela crescer? em dire??o ? luz. Isso ? chamado de resposta fototr?pica. Mas o que controla tal resposta?
[cena 3 ? planta com um ?capuz? na regi?o apical] Se o ?pice da planta ? protegido da luz atrav?s de um pequeno saco, a planta continuar? crescendo para cima. Isso sugere que existe algo no ?pice da planta que controla a dire??o do crescimento.
[cena 4 ? planta de lado] Se colocarmos a planta de lado, ela rapidamente se orienta e volta a crescer para cima. Mas a planta est? respondendo ? luz ou ? gravidade?
[cena 5 ? sementes de ervilha germinando] Essas sementes de ervilha est?o germinando no escuro. As ra?zes crescem para baixo e os brotos para cima. Ra?zes e brotos respondem ? gravidade, mas em dire??es diferentes. As ra?zes t?m gravitropismo positivo e os brotos, negativo.
[cena 6 ? idem cena 2: planta recebendo sol de apenas um lado] ? prov?vel que todas essas respostas de crescimento estejam relacionadas ? auxina, ?cido indolil-ac?tico ou AIA. Uma teoria prop?e que um mecanismo sens?vel ? luz presente no ?pice da planta promove o transporte ativo de mol?culas de auxina para a parte sombreada do caule. Essa a??o produz crescimento e alongamento das c?lulas dessa ?rea. O resultado ? uma curvatura que orienta a planta em dire??o ? luz.
[cena 7 ? idem cena 4: planta de lado] O mecanismo de sensibilidade gravitacional no ?pice do broto desencadeia uma migra??o de mol?culas de auxina, produzindo crescimento do caule que orienta a planta da posi??o horizontal de volta para a posi??o vertical.
[cena 8 ? close na regi?o apical da planta, com detalhe que o ?pice foi cortado] A subst?ncia de crescimento AIA tamb?m parece ter um papel de manuten??o da domin?ncia apical. Retirando-se o ?pice do caule, que controla a distribui??o de auxina, e, portanto, a domin?ncia apical, brotos laterais podem crescer.
[cena 9 ? ?rvore] Um horm?nio importante das plantas deciduais ? o ?cido absc?sico, que controla a queda das folhas. Ele protege a planta de condi??es estacionais adversas.
Professor, o segundo v?deo pode ser usado apenas para seu pr?prio estudo.
Caso deseje exibi-lo, fa?a um ajuste de linguagem durante a exibi??o, explicando ao aluno, em uma linguagem simples, o fato da planta sempre crescer em dire??o da luz, sem nomear a subst?ncia respons?vel por essa forma de crescimento, apenas informando que se trata de uma subst?ncia produzida pela pr?pria planta.
Ap?s a exibi??o, questione os alunos sobre o que eles entenderam dos v?deos, fazendo perguntas como:
? Como a planta se comporta diante da luz?
? Em que situa??es os seus ramos se movimentam?
? Por que isso acontece?
? E suas ra?zes, em que dire??o elas crescem? Por qu??
A seguir, apresente o texto abaixo
Fototropismo ? as plantas buscam a luz
Fototropismo ? a resposta dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas, em resposta a est?mulos luminosos. Essas respostas podem ser: seguir de frente para a fonte de luz (fototropismo positivo); em sentido oposto a esta (fototropismo negativo) ou perpendicular ? dire??o desta (fototropismo transversal).
Nas plantas, o caule apresenta fototropismo positivo, alongando-se ou curvando-se em dire??o ? luz, enquanto as ra?zes possuem rea??o negativa, crescendo no sentido de se afastar da fonte luminosa. Esse movimento acontece devido migra??o lateral do horm?nio de crescimento auxina sob a influ?ncia da luz.
Fontes: modificado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Fototropismo (acesso em 01/09/09) e Biologia Vegetal - Peter H. Raven cap. 29, p?gina 677 ? sexta edi??o, Ed.Guanabara Koogan
Ap?s exibir o/os v?deo/s sugerimos a atividade pr?tica a seguir para demonstrar a rela??o das plantas com o Sol.
Coloque alguns feij?es para germinar em uma caixa de sapato (preferencialmente em um potinho com terra, ou em algod?o molhado). Coloque os feij?es em uma das extremidades da caixa e fa?a uma abertura na outra extremidade. Essa abertura deve ser grande o suficiente para que o p? de feij?o passe atrav?s dele. Para o grupo controle, coloque feij?es para germinar do lado de fora da caixa.
Pe?a para os alunos anotarem suas expectativas/hip?teses. Veja alguns exemplos:
?O feij?o ir? nascer sem a presen?a de luz?
?O feij?o ir? crescer (para cima) at? bater na tampa da caixa, mesmo no escuro.?
?Ele ir? germinar e depois morrer.?
?Ele ir? germinar e crescer em dire??o ? luz (buraco na caixa)?
Professor, deixe a caixa de sapato e o grupo controle em um local com luminosidade, com a incid?ncia direta de luz durante algumas horas no dia. Verifique sempre se o algod?o ou a terra est?o ?midos, pois o feij?o precisa de ?gua para germinar.
Pe?a-lhes que observem o crescimento da planta durante aproximadamente 15 dias, anotando suas observa??es diariamente. Pe?a tamb?m que registrem os materiais utilizados na montagem do experimento. Fa?a o registro do experimento com os alunos. N?o antecipe os resultados. Ao final do per?odo, eles devem concluir que, ap?s germinar, o caule do feij?o colocado na caixa cresceu e se alongou em dire??o ao buraco feito na tampa da mesma, em busca da luz. Note que este caule ser? mais fino e p?lido, diferentemente do caule dos feij?es do grupo controle.
Retome com eles as hip?teses/previs?es feitas e comparem com o que aconteceu para a confirma??o ou n?o das hip?teses.
Aten??o! Para que eles acompanhem o desenvolvimento do feij?o, voc? poder? abrir a caixa para ver e depois tampar novamente.
Voc? tamb?m pode colocar obst?culos na caixa de forma que a planta tenha que percorrer o labirinto para encontrar a luz.
Acompanhe com a turma o crescimento do feij?o durante alguns dias. Siga as mesmas orienta??es dadas para o experimento anterior.
Nome do experimento: As plantas e o Sol
Data da montagem:
Montagem do experimento
? Materiais utilizados: caixa de sapato com tampa, sementes de feij?o, algod?o molhado? Desenho:
Hip?teses testadas: voc?s dever?o escrever o que v?o testar. Caso sinta muita dificuldade em formular hip?teses, voc?s podem fazer previs?es, ou seja, anotar o que acham que vai acontecer.
Observa??es (repita esta parte cada vez que fizer uma nova observa??o)
? Data da observa??o:
? O que aconteceu? As crian?as dever?o relatar brevemente o que elas observaram na caixa, o que estava acontecendo com o feij?o, como estava seu crescimento.
? Desenho da observa??o: elas dever?o desenhar como est? o experimento.
Hip?teses/previs?es ? ap?s algum tempo, voltem ?s hip?teses/previs?es feitas e comparem com o que aconteceu para a confirma??o ou n?o das hip?teses.
Professor, caso queira saber mais sobre fototropismo, segue a indica??o abaixo:
PR?TICAS DE LABORAT?RIO
EXPERIMENTO PARA OBSERVA??O DE FOTOTROPISMO EM PLANTAS DE BEIJO (Impatiens sp) E FEIJ?O (Phaseolus vulgaris)
Maria Aparecida Sert, K?tia Aparecida Pereira Kern, Elimaida Mayo Cortez
http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_10/numero_03/5-SERT-etal.pdf (acesso em 11/09/09)
V?deo - Fototropismo em pantas de tomate - http://www.youtube.com/watch?v=Ze8NV7cvW8k&feature=related (acesso em 11/09/09)
V?deo - Fisiologia das Plantas - Resposta Fototr?pica (em ingl?s) - http://www.youtube.com/watch?v=zctM_TWg5Ik&feature=fvw (acesso em 10/09/09)
Avalie os registros feitos pelos alunos, se eles foram capazes de responder ?s hip?teses formuladas e se conseguiram acompanhar o desenvolvimento do experimento. Fa?a isso atrav?s das observa??es (orais e escritas) que eles fizerem, de como registraram, se estiveram atentos ?s mudan?as no feij?o. ? importante que algumas vezes eles fa?am os registros sozinhos sem a sua interven??o. Assim, voc? poder? perceber o que o aluno est? vendo, onde est? sua aten??o e se ele consegue descrever as mudan?as ocorridas.
Pe?a tamb?m para que eles escrevam porque a planta de feij?o cresceu em dire??o ? abertura da caixa, ilustrando com desenhos.