Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
? Conhecer e aprender mais sobre a arte mosaicista;
? Trabalhar a aprecia??o/leitura/recep??o de imagens de obra cuja po?tica retrata as brincadeiras infantis;
? Exercitar a pr?tica do mosaico;
? Produzir plasticamente uma proposta coletiva em grande painel de mosaico ? luz do referencial te?rico-pl?stico estudado.
? Exerc?cios de leitura/recep??o/aprecia??o de obras e imagens de obras;
? Desenho;
? No??es b?sicas de Mosaico.
Aula 1
? Apresente aos alunos alguns objetos em mosaicos com pastilhas de cer?mica ou pedras;
? Deixe que os alunos manuseiem estes objetos decorativos ? vasos, caixas, jarras;
? Mostrar fotografias de trabalhos em mosaico (voc? pode retirar de revistas ou livros);
? Conversar sobre as possibilidades de trabalho em mosaico na escola (recursos materiais);
? Apresente a id?ia de uma produ??o coletiva em mosaico muralista ou painel e solicite que ao longo da semana os alunos re?nam tampinhas pet variadas de refrigerante, suco e outros, e tragam para a escola;
? Apresente um texto sobre mosaico e estude com eles. Sugest?o:
MOSAICO
Os mosaicos s?o conhecidos desde os tempos antigos. ? um processo de decora??o que consiste em agrupar sobre a superf?cie, pequenas pedras ou pe?as de v?rias cores, colocadas uma ao lado da outra, formando diversos desenhos ornamentais em um s? plano.
As pe?as usadas para formar os mosaicos podem ser de pedra, m?rmore, cer?mica, terracota, vidro, gr?os, cascalhos, peda?os de papel colorido, borracha (E.V.A) metal ou couro.
? comum encontrarmos composi??es geom?tricas em cal?amento de ruas, formando interessantes mosaicos, nos pisos de tacos, onde se misturam madeiras de tons claros e escuros e nas composi??es formadas por azulejos, pastilhas ou ladrilhos, assim como vemos temas geom?tricos formando belos mosaicos em cestaria.
Os mosaicos s?o utilizados desde a antiguidade para enriquecer paredes, tetos arredondados e tamb?m pavimento de edif?cios.
Duas t?cnicas b?sicas podem ser utilizadas na arte de produzir mosaicos. A t?cnica direta, mais f?cil e mais conhecida, fixa as pe?as diretamente sobre o objeto com o desenho projetado. A t?cnica indireta ? usada em pain?is, pisos e paredes, sendo o trabalho feito sobre um papel e aplicado posteriormente com a ajuda de uma tela ou papel contact onde s?o coladas as pe?as com a frente para baixo. Esse papel somente ser? retirado quando o mosaico for transferido para a superf?cie definitiva e aplicado sobre o cimento ou rejunto. Em ambas, faz-se necess?rio o estudo de croquis e a defini??o do desenho que receber? os pedacinhos coloridos, formando-se o conjunto. A aplica??o das pedrinhas depois de cortadas, quebradas e lixadas ? feita com cola pl?stica, deixando-se um pequeno espa?o entre elas para receber o rejunto. ? importante seguir as instru??es do fabricante no preparo da massa para rejuntar as pe?as de forma homog?nea, retirando-se o excesso com uma esponja ou pano ?midos.
Aconselha-se encerar o mosaico pronto com cera incolor pastosa para impermeabilizar o rejunto.
Fonte: Autoria e acervo Soraia Lelis
Aula 2
? Fale sobre as brincadeiras infantis e deixe que os alunos contem como brincam e quais brinquedos s?o mais interessantes para eles;
? Relembre o seu tempo de inf?ncia e conte a eles as brincadeiras que gostava mais ? Pique Pega, Corre Cutia, Pula Pula, Amarelinha, Barra Manteiga, Carimbada, Escravos de J?, Baliza, Os tr?s marinheiros, Casinha, Boneca, Jogos com bola, Andar de bicicleta ou veloc?pede, Balan?a Caix?o, Brincadeiras de roda... enfim, enumere tantas quantas puder/lembrar;
? Fale a eles que n?o havia v?deo-game, shopping, celular, computadores e que a inf?ncia era muito boa sem tantas tecnologias;
? Convide os alunos para o p?tio e brinque com eles de pelo menos tr?s brincadeiras Infantis - escolha aquelas que eles demonstraram desconhecimento e/ou maior interesse/curiosidade;
? Retorne ? sala e lembre a todos de juntarem tampinhas de garrafa pet para a produ??o art?stica em mosaico.
Aula 3
? Recolha as tampinhas pet em uma caixa e continue pedindo a ajuda de todos na conquista da mat?ria-prima para o trabalho que ser? produzido coletivamente em mosaico;
? Relembre as brincadeiras da aula anterior e mostre algumas obras de artistas que trabalham ou trabalharam com esse tema em sua produ??o po?tica;
Sugest?o:
Obras de Portinari em ?leo sobre tela no per?odo de 1938 a 1960
Cambalhota, 1958
Crian?a Brincando, 1938
Futebol, 1959
Meninos no balan?o, 1960
Meninos brincando, 1955
Meninos brincando II, 1958
Pulando carni?a, 1959
?A paisagem onde a gente brincou pela primeira vez n?o sai mais da gente?.
- C?ndido Portinari ?
Imagens de obras e cita??o do autor dispon?veis em:
http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm
? Fale tamb?m sobre o autor das obras apresentadas e mostre uma foto dele;
Sugest?o:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari
? Tendo como referencial te?rico pl?stico as obras de Portinari e, como referencial te?rico vivencial a sua fala e as brincadeiras no p?tio da escola na aula anterior, solicite croquis em papel sulfite e l?pis grafite com a tem?tica das brincadeiras e jogos infantis. Os alunos poder?o registrar a experi?ncia pr?tica da aula anterior, referendados pelas obras apresentadas do artista;
Aula 4
? Recolha as tampinhas pet trazidas pelo grupo e novamente fale da import?ncia da colabora??o de todos;
? Insista para que toda a fam?lia ajude na coleta de tampinhas, pedindo aos amigos, recolhendo em bares, vizinhos e familiares;
? Retome os croquis elaborados na aula anterior;
? Exercite com os alunos o olhar sens?vel para as produ??es dos alunos, comentando com eles cada trabalho apresentado;
? Expor todos os croquis na parede da sala de aula para que, em seguida, cada aluno fale da sua proposta ? o que representou, acompanhado de justificativa;
? Explique que at? aqui a proposta foi individual, mas que de agora em diante ser? coletiva ? ou seja, com a participa??o de todos em uma s? produ??o;
? Realize, coletivamente, a sele??o dos trabalhos com os quais a turma mais se identificou;
? Prepare os trabalhos para a amplia??o da imagem no servi?o de reprografia (x?rox) da escola.
? Junto com o t?cnico da x?rox, mostre aos alunos os recortes necess?rios para a amplia??o efetiva da imagem (N?o havendo tal facilidade na escola, amplie os desenho com seus aluno com a t?cnica da quadricula??o ? isso demandar? bastante tempo).
Aula 5
? Prepare um espa?o na sala de aula ? no ch?o ou em mesas ? para receber o papel craft que servir? de suporte para a recep??o dos desenhos ampliados;
? Recorte os desenhos com seus alunos e distribua-os sobre o espa?o do papel;
? Ap?s a defini??o das imagens no espa?o do papel cole-as/fixe-as com fita crepe;
? Como a proposta ? desenvolver um grande painel coletivo a ser aplicado na parede do p?tio escolar, ? necess?rio escolher um espa?o no qual a proposta ficar? exposta em todo o seu processo de constru??o, at? ser conclu?da, pois com a t?cnica indireta n?o ? poss?vel recolher e guardar o trabalho ao final de cada aula;
? Fale com a turma para observarem bastante o espa?o escolar e escolherem um local onde o painel em mosaico possa ser instalado;
? Rememore com a turma, as t?cnicas direta e indireta para a constru??o do mosaico e explique novamente o processo da t?cnica que ser? utilizada no trabalho ? a t?cnica indireta, na qual se faz a constru??o/montagem ? parte e depois se instala no local escolhido.
Aula 6
? Recolha novamente as tampinhas e insista na continuidade da coleta da mat?ria-prima para a constru??o do Mosaico;
? Mostre todas as tampinhas adquiridas e combine com o grupo a classifica??o destas, dividindo-as em caixas menores. Ex: por cor, por marca, por tamanho.
? Inicie a constru??o do mosaico, cuidando para que as tampinhas fiquem com a parte fechada para cima, de modo a receber o papel contact que funcionar? como adesivo/fixa??o, j? que n?o ser? utilizado cola.
? O processo de constru??o depender? muito do rendimento da turma. A proposta que se apresenta foi desenvolvida com tr?s turmas de 3? ano do Ensino Fundamental ? turma 2005, ou seja, 75 alunos, em aulas semanais de 50 minutos. Neste sentido, calcula-se um trimestre, mais ou menos 12h/a para o desenvolvimento do trabalho.
Aulas 7 a 11
? Constru??o do mosaico propriamente dito;
? Seguem algumas imagens do processo criativo para constru??o do mosaico coletivo:
Aplica??o de tampinhas sobre o desenho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aplica??o de tampinhas sobre o desenho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aplica??o de tampinhas sobre o desenho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aplica??o de papel contact transparente sobre o desenho com tampinhas
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aplica??o do mosaico com a t?cnica indireta (argamassa) e a participa??o de dois pedreiros
Alunos observam e anotam os passos da instala??o/aplica??o do mosaico
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aplica??o de rejunte sobre o mosaico j? instalado com argamassa e a ajuda de um pedreiro
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Mosaico conclu?do no p?tio da escola ao lado da ducha
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
? Com o mosaico pronto e instalado, promova uma discuss?o sobre os nomes que gostariam de colocar no trabalho e eleja com os alunos o nome de maior aceita??o do grupo.
Detalhe e intitula??o/identifica??o do trabalho
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aula 12
? Conclua o trabalho propondo o desenho de observa??o do mosaico instalado em giz?o de cera sobre papel Lay out A3;
? Marque uma entrevista com os pedreiros que ajudaram na instala??o do painel em arte mosaicista, permitindo que os alunos escolham as perguntas de acordo com a curiosidade deles, seja a partir do trabalho ou da profiss?o.
? Solicite aos alunos uma investiga??o/pesquisa extra-aula a respeito do c?lculo de quantas tampinhas foram usadas para a constru??o do mosaico, usando conceitos matem?ticos (Regra/f?rmula para calcular a ?rea) ou solicitando a ajuda de um professor de matem?tica;
? Verifique tamb?m qual marca de refrigerante ou suco ? mais consumida entre a comunidade escolar e at? mesmo da cidade, mediante a quantidade de tampinhas coletadas e consumidas no mosaico.
? Mosaico ? A arte de elaborar padr?es e imagens atrav?s da organiza??o de fragmentos coloridos de vidro, m?rmore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decora??o de pavimentos. Trata-se de t?cnica muito apropriada ao adorno de paredes e ab?bodas, e foi muito empregada nas igrejas crist?s da It?lia e do Imp?rio Bizantino durante toda a Idade M?dia. Como decora??o de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edif?cios modernos. Mais raramente, o mosaico ? usado para compor imagens port?teis ou como incrusta??o em pe?as de mobili?rio e outros objetos, como na arte asteca do M?xico. (CHILVERS, Ian. Dicion?rio Oxford de Arte. 2? ed. ? S?o Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)
? Acredita-se que em um processo cont?nuo, as trocas e reflex?es acerca da frui??o e da produ??o art?stica pelo vi?s da Hist?ria da Arte, atribuem m?rito ? produ??o do conhecimento em arte e contribuem para a constru??o do repert?rio e vocabul?rio pl?sticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educa??o est?tica, entendendo a avalia??o em Arte como processual e qualitativa, n?o visando apenas a um resultado final.
Recursos educacionais
Nome Tipo
Aula expositiva Te?rica
Aprecia??o de imagem de obras Te?rica
Desenho Pr?tica
Amplia??o de imagem Pr?tica
Constru??o de Mosaico Pr?tica