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Investigando propriedades de materiais

Autor e Co-autor(es)

Marina Silva Rocha imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Recursos tecnol?gicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprender? a

* analisar diferentes materiais   

* Identificar as caracter?sticas de cada material apresentado

* Classificar diferentes materiais por cor, tamanho, forma, etc.

* Associar as propriedades dos materiais com seus diferentes usos

Duração das atividades

100 minutos (2 aulas de 50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

S?o necess?rios conhecimentos pr?vios sobre materiais naturais e materiais transformados, no??es elementares de maleabilidade, permeabilidade, textura, consist?ncia.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o


Esta aula prop?e introduzir os conceitos qu?micos de material, propriedade e uso, investigando alguns materiais, suas propriedades e usos na confec??o de objetos.

? importante que as crian?as ainda nos anos iniciais se iniciem no estudo da qu?mica, um dos campos de conhecimento que integram o aprendizado das ci?ncias naturais.

Inicialmente, de forma l?dica, ser? trabalhado um texto em que diferentes materiais s?o utilizados de forma impr?pria. Atrav?s da discuss?o de suas id?ias, as crian?as ser?o iniciadas nos conceitos que ser?o trabalhados, identificando materiais e suas propriedades, bem como a distin??o entre materiais e objetos.

Desenvolvimento


Professor ainda que estejamos introduzindo um assunto para os nossos alunos, ? essencial que fa?amos um levantamento de suas concep??es pr?vias em rela??o aos temas em foco.

? comum as crian?as dos primeiros anos iniciais apresentarem dificuldades para distinguir materiais de objetos e identificar suas propriedades.

A necessidade do uso de informa??es corretas em rela??o a isso faz parte de sua forma??o cidad?, uma vez que esses conhecimentos certamente as auxiliar?o como consumidoras eventuais do mercado. Assim ? importante que iniciemos a nossa aula atrav?s da sondagem de conhecimentos.

Algumas perguntas que podem ser feitas:

  • De que ? feito o seu t?nis? E sua mochila escolar?
  • Que outros materiais poderiam ser usados para fazer esses objetos? Por qu??
  • De que ? feito o seu livro e os cadernos?
  • Eles poderiam ser feitos de pl?stico? Por qu??
  • O seu t?nis ? macio? Quando chove ele deixa os seus p?s secos ou molhados? Por qu??


Ou?a a opini?o dos alunos questionando-os, de modo que justifiquem suas respostas. A seguir apresente o texto para leitura e discuss?o.

A casinha esquisita


Era uma casinha, at? muito bonitinha. Pintada de amarelo com bolinhas! Tirando isso, ningu?m imaginava que houvesse tanta maluquice...
Uma vez entrei escondido nela, e j? achei estranho: a ma?aneta da porta era de algod?o! Mas susto maior foi quando vi o lado de dentro. A sala s? tinha objetos esquisitos: um sof? de argila com uma mesinha de centro de papel?o. Uma mesa grande de couro e quatro cadeiras de carv?o.

A cozinha, ent?o, nem se fala! Pratos de isopor e copos de madeira ficavam em cima da bancada de papel. As panelas de borracha estavam penduradas em cima do fog?o de ouro. E os talheres, adivinhem: eram de corti?a!


Nos quartos, as camas eram de palha e tinham colch?es de pedra. Os len??is eram de papel alum?nio. Em cima da cama vi um casaco de pl?stico tentando combinar com uma camisa de arame. E logo embaixo tinha um par de botas de chumbo com meias de prata...


E foi s? isso que vi. Sa? correndo antes que ficasse maluco com tanta esquisitice...

AUTORA: MARINA SILVA ROCHA

Em roda de conversa, pergunte aos alunos o que eles acharam do texto, se eles acreditam que essa casa possa existir ou n?o, qual o objeto que eles acharam mais esquisito ou imposs?vel. Pergunte tamb?m por que os objetos s?o esquisitos, pois isso os far? pensar na rela??o entre os objetos, os materiais de que s?o feitos e suas propriedades. Por exemplo, as panelas n?o podem ser de borracha porque iriam pegar fogo.


Converse com os alunos sobre os materiais de que s?o feitos alguns objetos na sala, por exemplo, a carteira, e de que outros materiais eles poderiam ser feitos. Sugira materiais inadequados a alguns objetos (por exemplo, que o l?pis fosse feito de chumbo, ou que os cadernos fossem de palha) e observe a rea??o dos alunos. Isso far? com que eles comecem a pensar se um material serve para confeccionar determinado objeto ou n?o.


No quadro, fa?a uma tabela com duas colunas e p e?a aos alunos para listarem exemplos de materiais e objetos (n?o necessariamente relacionando as colunas). Isso ? importante, pois a confus?o entre os dois conceitos acontece. Pe?a posteriormente para que os alunos copiem a tabela.

Objetos e Materiais
O que ? isso?Do que isso ? feito?
ObjetosMateriais

De acordo com o Dicion?rio Eletr?nico Houaiss da L?ngua Portuguesa, objeto ? ?coisa material que pode ser percebida pelos sentidos?, enquanto material ? ?aquilo que comp?e o corpo de alguma coisa?.

A partir da tabela constru?da com as crian?as, voc? pode acrescentar na coluna objeto os dizeres ?o que ? isso?? e na coluna materiais ?do que isso ? feito??

Vale ressaltar tamb?m que alguns materiais tamb?m podem ser objetos, como o papel e, assim, podem aparecer nas duas colunas.

Sugest?o de atividades para o texto
Com l?pis coloridos pe?a para eles marcarem no texto todos os materiais inadequados. Pe?a para eles mudarem os materiais que estavam inadequados para que se tornem adequados.

Conclu?da a atividade com o texto, sugerimos a seguinte atividade experimental.

Atividade Experimental - Relacionando propriedades


Se for poss?vel, fa?a essa atividade no laborat?rio, para que os alunos se sintam ?fazendo ci?ncia?. Para realiz?-la, organize os alunos em grupos.


Material necess?rio:


1 . cubos ou peda?os de madeira
2. objetos de vidro (copos, garrafas)
3. pl?stico (ex: recorte peda?os de garrafas PET)
4. isopor
5. corti?a
6. chapas de metal ou parafusos
7. papel?o
8. fio de cobre
9. pedra sab?o


Como fazer:

Em grupos, pe?a aos alunos para analisarem diferentes materiais e dizer suas propriedades (caracter?sticas). ? importante frisar novamente aos alunos que voc?s n?o estar?o analisando os objetos, mas sim os materiais de que s?o feitos.

Monte com eles (ou reproduza c?pias) uma tabela que conste caracter?sticas como cor, brilho, transpar?ncia (se a luz ? capaz de atravessar), maleabilidade (se ? poss?vel dobrar sem quebrar), dureza (se ? poss?vel riscar com a unha ou com outro objeto), se a ?gua ? capaz de passar atrav?s dele (permeabilidade), fragilidade (se ? f?cil de quebrar). Voc? pode incluir ou retirar caracter?sticas e materiais.

Os alunos dever?o manusear os materiais e marcar na tabela SIM (quando o material possui a caracter?stica), N?O (quando n?o possuir) e UM POUCO (caso o material possua a caracter?stica, mas n?o tanto quanto outro material investigado). Ao final, verifique as respostas da turma e, em caso de diverg?ncia, pe?a para cada grupo defender sua opini?o.

Propriedades dos Materiais
Material/Caracter?sticaTranspar?nciaPermeabilidadeMaleabilidadefragilidade                         Dureza                         Cor                           Brilho                  
Cobre
Corti?a
Isopor
Madeira
Metal
Papel?o
Pl?stico
Pedra Sab?o
Vidro

Avaliação

Para avaliar se os alunos compreenderam os temas trabalhados na aula, produza um pequeno texto como o que foi utilizado nessa aula (?A casinha esquisita?) e pe?a para as crian?as destacarem os materiais e os objetos de cores diferentes. Al?m disso, voc? poder? propor uma avalia??o pr?tica, levando novamente os materiais e pedindo para eles agruparem de acordo com determinada caracter?stica.

Por exemplo: materiais que s?o transparentes ou opacos; materiais que s?o male?veis ou n?o.

Assim ser? poss?vel perceber se os alunos entenderam que os materiais possuem propriedades e estar?o identificando as propriedades a partir da manipula??o dos materiais.