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Uso do ç

Autor e Co-autor(es)

Grazielle Tomaz de Almeida imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de explorar, compreender, e elaborar alguns princípios do uso do ç.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de ler, organizar lista

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS _ jornais e revistas

Com esta atividade esperamos estimular a observação da criança para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortográfica da nossa língua. Em especial, sobre o uso do Ç.

Apresente as crianças uma lista, com varias palavras que devem ser escritas com ç, porém nesta lista coloque o C e não o Ç. Exemplo_ na palavra coração, apresente-a assim_ CORACÃO.

Veja algumas sugestões de palavras: espaço, bagaço, renovação, sedução, conheço, começo, reconciliação, motivação, amarração, saudação, espinhaço, computação, formatação, informação, canção, açúcar, cabeça.

Apresente a lista de palavras e solicite que façam uma leitura silenciosa. Após essa leitura, peça que alguma criança leia uma das palavras em voz alta e então pergunte: o que há de errado nesta palavra? O que está faltando? Certamente responderão que é ç.Solicite então, que preencham corretamente as palavras.

Agora, converse sobre o som desta letra. Pergunte ao grupo: com qual outra letra do nosso alfabeto, podemos confundir, ter dúvidas quanto a grafia, durante a escrita? Espera-se que respondam a letra S, mas poderá surgir também as letras C e Z.

Para ajudá-los, a compreender mais sobre o uso do Ç, peça que circulem ou sublinhe com lápis de colorir a letra que vem após o ç em todas as palavras da lista que estamos trabalhando. Solicite que observem todas as letras que foram sublinhadas. A partir dessa observação e das descobertas possibilitadas por ela, os alunos devem registrar, escrever uma dica, uma estratégia no caderno ou mesmo na folha por você prepara com a atividade.

Professor(a) como pode-se observar nas palavras que possuem Ç, esta letra sempre será seguida das seguintes vogais : A, O ou U.

Em especial esta conclusão mencionada acima é a mais esperada. Mas, devemos acolher, com ponderação, outras considerações apresentadas pelas crianças. Pois as crianças poderão observar ainda, o quanto é comum o ç em palavras com ~, ou mesmo a presença do ç nas sílabas finais.

Para concluir, em duplas, solicite que registrem no caderno outras palavras que conhecem que possuem ç.

Prezado(a) colega, sempre vejo nestas oportunidades a possibilidade de construir um texto coletivamente (sempre os alunos mediado pelo educador) no quadro/lousa a ser copiado no caderno afim de sistematizar os conhecimentos adquiridos e ainda, servir de fonte de consulta quando necessário.

Avaliação

A avaliação das competências trabalhadas nesta aula, são consolidadas em médio prazo no processo de alfabetização, devem ser contínua, em atividades de produção de texto, ditados, dominó e outros. Quando devemos avaliar se a criança tem feito uso das reflexões e conhecimentos proporcionados em atividades como esta.