BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
L?zia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
? Reconhecer como ocorre o processo de poliniza??o das plantas e a sua fun??o para a perpetua??o da esp?cie;
? Compreender o que ocorre ap?s o processo de poliniza??o;
? Relacionar a produ??o de frutos e sementes ao processo de poliniza??o.
? Respeitar as flores e frutos, n?o danificando-os, desnecessariamente, uma vez que deles derivam uma nova planta.
O aluno precisar? ter conhecimento da anatomia b?sica das flores (gineceu, androceu) e qual a sua fun??o para a vida das plantas.
INTRODU??O
Esta aula foi planejada com o objetivo de mostrar aos alunos como acontece a reprodu??o das plantas atrav?s da poliniza??o. Este processo se d? atrav?s de organismos que carregam os gr?os de p?len do androceu para o gineceu: s?o os polinizadores. Estes podem ser aves, insetos, mam?feros, e at? o vento. Ap?s a poliniza??o, come?a o processo de forma??o da semente e do fruto, sendo que este tem a fun??o de proteger a semente. A semente representa o embri?o formado pela fecunda??o do ?vulo pelo gr?o de p?len. A semente tem o fruto como cripta para sua prote??o, como um mecanismo de defesa da planta na perpetua??o da esp?cie, uma vez que ? da semente que derivam os seus descendentes. Nesta aula veremos como acontece a poliniza??o, o que vem depois dela, e assistiremos a v?deos e filme sobre o assunto, promovendo a??es e discuss?es que estimulem postura cr?tica dos alunos. Informamos que neste site existem aulas formuladas pelas autoras contendo as informa??es pr?vias que os alunos devem ter para melhor compreens?o do tema abordado.
ESTRAT?GIA
Mostrar aos alunos dois v?deos sobre a poliniza??o, al?m de filme de desenho animado com a hist?ria das abelhas (?Bee Movie?), de forma que os pr?prios alunos possam apresentar pontos positivos e negativos do filme, com postura cr?tica a respeito destes insetos como polinizadores apontados no filme.
DESENVOLVIMENTO
Professor, num primeiro momento, verifique o que os alunos j? constru?ram sobre a reprodu??o das plantas, solicitando-lhes que relatem a fun??o das flores, dos frutos e sementes no processo de reprodu??o das plantas.
- Em aulas anteriores investigamos flores, frutos e sementes e verificamos que deste conjunto nascem novas plantas. N?s j? sabemos que as flores s?o os ?rg?os respons?veis pela reprodu??o das plantas e que possuem gineceu, ?rg?o feminino, e androceu, ?rg?o masculino. Mas voc?s imaginam como acontece essa reprodu??o?Ouvir atentamente o que informam as crian?as, verificando se realmente elas det?m as informa??es desejadas. Caso apresentem dificuldades, recomendamos que reveja com elas essas informa??es.
Respostas poss?veis:
- O gr?o de p?len sai do androceu e vai at? o gineceu.
- O espermatoz?ide da planta se junta com o ?vulo.Diz o professor:
- Bem, realmente ? necess?rio que os gr?os de p?len saiam do androceu de uma flor e v?o at? o gineceu de outra flor.Outro aluno questiona:
- Mas professor, por que isso ? necess?rio se a gente viu na flor que abrimos que ela tem tanto o androceu como o gineceu?Para responder a essa pergunta voc? poderia dizer:
- Boa pergunta, realmente, muitas flores possuem a parte feminina e a parte masculina. Existem tamb?m flores que s? possuem uma das estruturas, feminina ou masculina. De qualquer forma, o que acontece na maioria das vezes ? o cruzamento da parte feminina de uma flor com a masculina de outra. Percebo que voc?s est?o realmente informados e curiosos, buscando novas informa??es. ? exatamente sobre esse assunto que falaremos hoje. Explique para os alunos que os gr?os de p?len funcionam como gametas masculinos da planta, s?o como os espermatoz?ides dos animais. Eles s?o levados at? o gameta feminino de outra planta por agentes polinizadores que, como o pr?prio nome diz, s?o aqueles que fazem a poliniza??o. Estes agentes podem ser animais como abelhas, borboletas, morcegos, beija-flores, ou at? mesmo o vento. Portanto, a poliniza??o ? a transfer?ncia de gr?os de p?len do androceu para o gineceu, o que permite que haja a fecunda??o do ?vulo e consequente forma??o de um embri?o.
- Veja esta ilustra??o, o que voc?s observam?Professor exiba para os alunos esta ou outra ilustra??o semelhante e converse com eles sobre a imagem mostrada.
Sugest?o de di?logo:
- O que nos mostra a i lustra??o?
- Qu e animais est?o sendo vistos e o que fazem ?
- Como a a??o do vento foi retratada?
- Voc? j? viu uma cena parecida com essa em um jardim, horta, ou em outro lugar que tenha flores naturais?
- O que voc? imaginou que estivesse acontecendo?
RETIRADO DE: http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Plantas/Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Com%20Flor/Poliniza%C3%A7%C3%A3o/JQuiz/Polinizacao.htm (em 07/09/2009, ?s 16h37min).
Ou?a atentamente as opini?es das crian?as. ? importante que ao exibir imagens como esta voc? remeta as crian?as para as suas viv?ncias cotidianas, para que elas possam relacionar o que aprendem em sala de aula com a realidade do seu dia-a-dia. E assim, melhor compreenderem o sentido de estudar essas quest?es, afinal um dos objetivos do ensino de ci?ncias ? instrumentalizar o aluno para melhor relacionar com o mundo ao seu entorno e melhor compreender estas rela??es. Retomando o di?logo:
- E depois? O que acontece?De forma dialogada, explique aos alunos o que ocorre ap?s a poliniza??o, usando as informa??es que se segue. Seria interessante que no momento de sua fala, voc? abrisse um fruto/fruta para que as crian?as observassem as sementes ali abrigadas e protegidas.
Ap?s o transporte dos gr?os de p?len para o gineceu, o gameta masculino desce pelo gineceu, formando um tubo pol?nico, at? chegar ao ov?rio da flor. No ov?rio, h? os ?vulos, e cada gr?o de p?len vai fecundar um ?vulo. Esta fecunda??o originar? um embri?o, que poder? dar origem a uma nova planta. Em volta deste embri?o ser? formada uma casca, que o proteger?, e este conjunto ser? conhecido como semente. Para proteger a semente, o ov?rio se desenvolver? e dar? origem ao fruto. Aten??o! Embora seja desejado que as crian?as memorizem e utilizem a terminologia correta para explicar o processo, mais importante no momento ? que ela entenda como realmente ocorre a poliniza??o e a sua import?ncia para a frutifica??o. Mostre este processo atrav?s de desenhos esquem?ticos no quadro, de forma que os alunos possam visualizar todo o processo de reprodu??o sexuada.
Para a exibi??o do filme e v?deo que ilustrar?o o tema desenvolvido, ser?o necess?rios 100 minutos, por isso sugerimos que o fa?a em outro momento, o mais pr?ximo poss?vel, para que n?o haja um corte maior no processo de aprendizagem, de constru??o do conhecimento.
Para fazer uma avalia??o final com os seus alunos sobre o tema trabalhado, sugerimos o texto seguinte com algumas perguntas. Este ser? mais um instrumento que poder? auxili?-lo no diagn?stico de aprendizagem. Lembramos que uma avalia??o formativa ocorre durante todo processo e que para isso o professor deve manter-se atento a toda movimenta??o do aluno, suas atitudes, posicionamento frente ?s quest?es e a??es propostas, a forma como relaciona com os colegas, entre outros aspectos. O estudo de texto aqui proposto pode ser feito em casa, uma vez que o tempo de 50min ? insuficiente para inclu?-lo. Ele poder? ser corrigido coletivamente antes da exibi??o do filme e v?deo da aula seguinte.
REPRODU??O DAS PLANTAS COM FLORES
Voc? sabe como as plantas floridas que crescem naturalmente nos campos e florestas nascem?
Muitas flores possuem p?talas que, pela cor exuberante e pelo perfume, atraem pequenos animais que est?o em busca de alimentos ? em geral insetos e aves.
No interior da estrutura formada pelas p?talas, encontramos a parte masculina (antera, gr?o de p?len e filete) e a parte feminina (estigma, estilete, ov?rios e ?vulos). Na ponta das anteras existem milhares de gr?os de p?len. O p?len gruda no corpo de borboletas, abelhas e aves, que pousam nas p?talas pa ra se alimentar. Esses pequenos animais acabam transportando alguns desses gr?os de p?len para outros lugares. Mas o transporte dos gr?os de p?len tamb?m pode ser feito pelo vento.
Cada gr?o de p?len que cai no estigma da flor ir? formar um tubo que chega at? o ov?rio e entra em um ?vulo, formando um embri?o da nova planta, rodeado de alimento e protegido por uma casca. Esse conjunto ? a semente. Enquanto as sementes est?o se formando, o ov?rio da flor se transforma em fruto.
Agora responda as quest?es abaixo:
a) Cite a import?ncia dos polinizadores para a reprodu??o das plantas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) D? tr?s exemplos de polinizadores.
________________________________________________________________________
c) Explique porque as sementes s?o consideradas ?rg?os importantes para garantir o surgimento e desenvolvimento de uma nova planta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Explique com suas palavras como acontece a reprodu??o das plantas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Ap?s a fecunda??o, cada parte da flor se desenvolver? e dar? origem a outra estrutura. Escreva abaixo o que cada parte originar?:
O desenvolvimento do ov?rio dar? origem: ___________________________________
O desenvolvimento do ?vulo fecundado dar? origem: ____________________________
Apresenta??o de v?deo e filme com aproximadamente 100 minutos de dura??o
Professor, esta sequ?ncia de apresenta??o de v?deo e de um filme faz parte da aula sobre poliniza??o que a antecede. Sugerimos que seja exibida ap?s a conclus?o desta aula sobre poliniza??o e fecunda??o, em um segundo momento. Trata-se de dois v?deos bem r?pidos sobre poliniza??o e a seguir um desenho animado. Verifique com anteced?ncia o local adequado para a exibi??o, prepare as crian?as para assisti-la. ? importante que voc? assista tanto os v?deos como o filme anteriormente, preparando-se para explorar com as crian?as os aspectos pertinentes a serem retomados ap?s a exibi??o. Motive as crian?as perguntando-lhes se gostam de assistir filmes, se tamb?m aprendemos atrav?s deles, se ele tem h?bito de ir ao cinema ou assistir filmes em casa.
Oriente as crian?as antes da exibi??o para que fiquem atentas, evitando conversas paralelas.
- Pessoal, continuando os nossos estudos sobre poliniza??o e fecunda??o, hoje vamos assistir a dois v?deos e um desenho animado sobre o assunto. Isso vai ajud?-los a fixar o que aprenderam, e as coisas v?o ficar mais f?ceis de entender. Vamos come?ar!
http://www.youtube.com/watch?v=LkaM_GI9NOs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=UyFJzfRSbVA&feature=related
Agora que j? vimos os v?deos, vamos tamb?m assistir ao desenho animado. O nome do filme ? ?Bee Movie?, o que em ingl?s quer dizer o filme da abelha.
- Voc?s imaginam por que este filme fala sobre poliniza??o? O que as abelhas podem ter a ver com isso?Resposta esperada:
- As abelhas s?o agentes polinizadores.
Muito bem, vamos assistir com aten??o.
Filme (desenho animado): ?Bee Movie ? a hist?ria de uma abelha?. O filme mostra de forma divert ida a import?ncia das abelhas como agentes polinizadores e como a poliniza??o ? importante para os vegetais. Os alunos poder?o comentar ap?s assistirem que n?o s? as abelhas atuam como polinizadoras, como sugere o filme. Isso ? importante para que voc?, professor, abra uma discuss?o a respeito do filme, de forma que os alunos desenvolvam uma postura cr?tica daquilo que eles v?em e escutam, al?m de revisar o que os alunos aprenderam s obre a poliniza??o e fecunda??o.
Ap?s o filme, o professor retoma o di?logo.
- Agora que acabamos de assistir ao filme vamos falar um pouco sobre ele. Quest?es a serem levantadas na discuss?o sobre o filme:
Qual o inseto de que trata o filme?
O que te chamou a aten??o sobre a vida das abelhas?
Qual o papel fundamental das abelhas para as plantas?
Ser? que apenas as abelhas t?m este papel para os vegetais?
Ent?o, ser? que este filme foi exagerado? Em que sentido?
Estas discuss?es, professor, levar?o os alunos a pensarem na import?ncia das abelhas como polinizadoras, mas tamb?m a desenvolverem uma postura cr?tica ao perceberem que o filme foi exagerado por considerar que apenas as abelhas sejam as polinizadoras das plantas. Isso tamb?m desencadear? uma boa revis?o do conhecimento que eles constru?ram sobre o assunto, pois ver?o no filme como os polinizadores agem ao transportarem os gr?os de p?len.
Sugerimos como avalia??o final que os alunos escrevam uma hist?ria em quadrinhos em que o tema central seja: poliniza??o, agentes polinizadores e fecunda??o. Essa atividade pode ser realizada em casa, eles poder?o fazer recortes de revistas em quadrinhos j? em desuso, enfim, usarem a criatividade, sem, contudo, inutilizar revistas ainda adequadas para leitura. Esse tipo de atividade interdisciplinar envolve arte e produ??o de texto, mostrando-nos a possibilidade do ensino de ci?ncias ser desenvolvido atrav?s de parceria com outros campos do conhecimento. As hist?rias feitas devem ser lidas pelos colegas, poder?o ser expostas em um mural, ou ser reproduzidas e encadernadas para todas as crian?as da turma.