Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bichon?rio: Trabalhando o alfabeto utilizando o nome de animais (bichos + dicion?rio)

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patr?cia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

T?nia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Auxiliar o aprendizado das letras que comp?e o alfabeto e nomes de animais atrav?s da constru??o de um Bichon?rio (nome dos animais iniciados com cada letra do alfabeto) e apropria??o da base alfab?tica.

Duração das atividades

8 horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crian?as na fase inicial do processo de alfabetiza??o.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor (a), esta aula est? organizada em t?picos para facilitar sua visualiza??o e escolha de etapas, ? interessante voc? analisar e, se necess?rio ou desejar fazer adapta??es ? sua realidade de trabalho.
Esta ? uma aula proposta para que as crian?as conhe?am um pouco melhor o alfabeto. Uma dica ? voc? colocar letras do alfabeto na sala de aula ordenadamente, assim voc? estimular? as crian?as a visualizarem e memorizarem o alfabeto. ( abaixo coloquei uma foto de minha sala de aula onde aparece parte do alfabeto sobre o quadro).

Uma boa forma de come?ar o trabalho, ? conversar com seus alunos sobre a proposta a ser realizada, diga ?s crian?as que voc?s far?o juntos um painel com imagens de animais organizados em ordem alfab?tica que eles mesmos far?o uma pesquisa em casa junto com suas fam?lias.
Apresento a voc? professor, o Dever de Casa que passei aos meus alunos, se preferir voc? pode fazer a atividade em sala. Antes de entregar o Dever de Casa, fa?a um sorteio das letras que cada um ir? pesquisar, sugiro duas letras por aluno pois assim caso algu?m n?o consiga achar, outro aluno poder? trazer a letra.

D? um prazo para que as crian?as auxiliadas pelas fam?lias possam fazer a pesquisa e encontrar as imagens. Sugiro que voc? d? uma semana para a realiza??o da atividade.

Durante a semana, voc? pode fazer uma brincadeira  simples com as crian?as para que elas escrevam o nome dos animais da melhor forma que puderem. Solicite que as crian?as realizaem a escrita no quadro um de cada vez. .

Combine com as crian?as para que elas respeitem a vez dos colegas escreverem no quadro o nome do animal.

Abaixo est?o as gravuras que sugiro que voc? coloque os quatro desenhos em uma folha de tamanho A4 ou of?cio, voc? pode pregar no quadro com fita crepe e pedir que cada crian?a escrevesse o nome do animal do quadro.

Essa estrat?gia ? interessante, pois permite que os alunos discutam a escrita das palavras (nomes dos bichos), refletindo sobre ela e produzam as corre??es necess?rias para a produ??o de uma escrita alfab?tica sem incorre??es ortogr?ficas.

Quando o Dever de Casa retornar, construa junto com as crian?as o painel do Bichon?rio. ? importante que todos ajudem recortando, colando as fotografias, organizando alfabeticamente as pesquisas e fotos, assim todos sentir?o importantes atores do processo e aprender?o sempre um pouco mais!
As pesquisas repetidas podem ser colocadas juntas, assim as crian?as ter?o uma vis?o ampliada de possibilidades do alfabeto.

Atividade avaliativa:
Professor(a), voc? poder? aplicar uma atividade avaliativa para verificar em qual fase da alfabetiza??o a crian?a est?. Retire o Bichion?rio da parede, para que a crian?a nesse momento n?o fa?a consultas e solicite que as crian?as fa?am individualmente a atividade.

Recursos Complementares


? Impress?o em tamanho grande das imagens dos animais (para fazer o jogo da escrita do nome dos animais no quadro).
? Folhas de papel colorset para constru??o do painel.

Avaliação

Avalia??o coletiva:
? Observar como as crian?as interagem para a constru??o do painel do Bichon?rio.
Avalia??o individual:
? Observar o avan?o que as crian?as far?o em rela??o ao aprendizado do alfabeto
? Durante o jogo com o nome dos animais, observar as estrat?gias de escrita das crian?as, voc? poder? perceber os avan?os no processo de apropria??o da base alfabetica.
? Em outro momento, fa?a a avalia??o da escrita do nome dos animais, de prefer?ncia depois que o painel do Bichon?rio for desmontado, assim voc? perceber? se as crian?as aprenderam a escrever (mesmo que atrav?s da memoriza??o) do nome dos animais.