BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Miriam Maria Roberto Marmol, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Construir um alfabeto a partir de rótulos de produtos e de nomes dos colegas da turma,
Identificar e saber o nome das letras.
As letras do alfabeto,
Nomes dos colegas.
O objetivo desta aula é que você professor(a), construa e tenha fixado em sua sala de aula um alfabeto, para que os alunos possam consultá-lo.
Antes de iniciar a aula, é preciso que você, professor (a), peça que os alunos tragam de casa embalagens e rótulos de produtos diversos.
I. O professor(a), junto aos alunos, poderá colar na parede da sala de aula o alfabeto, com uma letra em cada folha de papel ofício, por exemplo.
Obs: As folhas com as letras do alfabeto devem ser coladas seguindo na direção horizontal, pois o objetivo é o de que embaixo de cada letra possam ser colados os nomes das crianças e os rótulos.
Dica: Neste momento, o professor poderá entregar as folhas com as letras aleatoriamente e pedir que as crianças as coloquem em ordem alfabética, antes de colá-las na parede. Para o trabalho ficar ainda mais significativo, pode-se pedir que as crianças coloram e/ou desenhem nestas folhas.
II. Entregue meia folha de papel para cada aluno e peça para que eles escrevam o primeiro nome.
III. Junte num espaço bem visível e acessível da sala de aula, as fichas com os nomes das crianças e as embalagens e rótulos.
Separe os alunos em grupos e cada grupo pode ficar responsável por 5 ou 6 letras do alfabeto, por exemplo. Cada grupo de crianças terá que identificar, reconhecer e selecionar, dentre o material exposto, os nomes dos colegas e de marcas que começam com as letras que eles pegaram.
Por exemplo, se o grupo ficou responsável pelas letras K,L,M,N,O, e no material exposto existe nomes de colegas como:
OTÁVIO
LUIZ
além de rótulos de embalagens cujo nome da marca também inicia com estas letras, como:
Este grupo deverá selecionar estes nomes e estes rótulos, e colá-los embaixo da folha com a letra correspondente.
Ao final, espera-se que todas as letras do alfabeto estejam expostas em sala de aula, juntamente com os nomes das crianças e/ou os rótulos. Ter o alfabeto fixado na sala de aula é importante para que as crianças possam consultá-lo, sempre que necessário, em atividades que demandem a ordem alfabética, por exemplo.
O professor(a) poderá avaliar como foram as relações entre os alunos no trabalho em grupo, quais alunos foram capazes de tomarem decisões coletivamente ou individualmente, e defender suas idéias no grupo, participando do processo de construção do alfabeto.
Poderá também procurar observar quais letras e nomes os alunos reconheceram, seja pela logomarca ou pela leitura das palavras.