Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dominando as convenções de escrita

Autor e Co-autor(es)

PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Miriam Maria Roberto Marmol, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- a direção correta da escrita (esquerda/direita, de cima/para baixo,) e utiliza corretamente a folha (nesse caso a folha pautada).
- as formas gráficas destinadas a marcar a segmentação na escrita (espaçamento entre palavras e pontuação).

Duração das atividades

- Sugerimos de duas a três aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecimento da direção da escrita.
Segmentação da escrita (espaçamento entre palavras).

Estratégias e recursos da aula

- Esta aula tem como objetivo principal introduzir as convenções gráficas: orientação da escrita; segmentação dos espaços em branco e pontuação; alinhamento da escrita. Essas capacidades devem ser trabalhadas logo no início da alfabetização, para isso sugerimos uma avaliação diagnóstica para verificar se os alunos já reconhecem e dominam tais capacidades. E, em seguida o trabalho que vise o desenvolvimento de tais habilidades.

Aula 1 – Avaliação Diagnóstica

Realizado uma avaliação diagnóstica o professor terá condições de introduzir as atividades necessárias para desenvolver as capacidades de domínio da língua escrita, que bem no início da alfabetização devem ser ensinadas.

Para isso, sugerimos atividades que tenham como objetivo:

- Verificar se as crianças reconhecem a direção da escrita.
O (a) professor(a) irá dar uma folha pautada aos alunos e ditar uma frase, mesmo que ainda certas crianças não dominem o código, e pedir que escrevam como sabem, ex.: “ Marina está feliz”.

- Verificar a forma de escrever em relação à segmentação (espaçamento) da escrita. O(a) professor(a) pode utilizar uma parlenda e pedir que os alunos circulem as palavras que começam com a vogal “a”, por exemplo, assim poderá verificar se o aluno conseguem perceber onde começa e onde termina tais palavras.

Aula 2

Para introduzir a segmentação na escrita (espaços entre palavras e pontuação), sugerimos atividades em que o aluno possa separar as palavras de um determinado texto ou frase.

Exemplo:

ACOMIDADAMAMÃEÉGOSTOSA.

(Nesse caso o aluno irá fazer suas tentativas, mas pode ser necessária a intervenção do (a) professor (a)).

Outra atividade que também introduz e desenvolve tal capacidade é escrever um verso, ou parlenda e pedir que os alunos circulem as palavras e coloram os espaços em branco de verde, por exemplo; desta forma o professor poderá consolidar junto aos alunos onde começa e termina cada palavra e que entre elas há um espaço em branco (obs. Nesta atividade o espaço foi triplo para maior visualização dos alunos).

CIRCULE AS PALAVRAS DA QUADRINHA ABAIXO E PINTE DE VERDE OS ESPAÇOS ENTRE ELAS:

VOCÊ  PENSA  QUE  SABE  TUDO
BORBOLETA  SABE  MAIS
ANDA  DE  PERNA  PARA  CIMA
COISA  QUE  VOCÊ  NÃO  FAZ

(Texto de domínio público)

Recursos Complementares

- Para desenvolver tais atividades o (a) professor(a) precisará de lápis, borracha e folhas pautadas (pode ser utilizado o caderno)

Avaliação

Você, professor poderá avaliar os alunos através do processo das atividades proposta acima, verificando se os  alunos consolidaram as capacidades necessárias, ou   seja, se obtiveram êxito nos objetivos propostos usando:  a folha adequadamente, a direção e o alinhamento da escrita alfabética (direita p/ esquerda e de cima p/ baixo) e a segmentação entre as palavras.