Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reaprendendo a ortografia: estudo das novas normas ortográficas

Autor e Co-autor(es)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Goulart Morais, Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos vão aprender um pouco sobre a história da escrita e a importância de se grafar corretamente as palavras. Poderão ainda refinar o estudo das alterações introduzidas na ortografia da Língua Portuguesa pela implantação do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que está em vigor desde 1º de janeiro de 2009 e aprender as novas normas ortográficas.

Duração das atividades

03 aulas de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dominar normas básicas de registro das palavras

Estratégias e recursos da aula

As estratégias e os recursos da aula serão:

- aula interativa;

-atividades em pequenos grupos na sala de aula;

- aula em laboratório de informática

Aula 1

Em círculo, no Laboratório de Informática da escola, iniciar a atividade promovendo um debate sobre ortografia. Perguntar aos alunos:

a)      Por que temos que escrever as pal avras ortograficamente corretas?

b)  ;     É importante que haj a regras para se escrever as palavras?

c)      Por que a esc ola deve promover o ensino sobre a escrita co rreta das palavras?

d)      Quem já ouviu falar das novas normas ortográfi cas da Língua Portuguesa?

e)      Do que ela trata?

f)       Quais foram as mudanças promovidas?

g)      Com que finalidade essas mudanças foram realizadas? Quais países estão envolvidos?

Gravar previamente em CD  o vídeo "Do papiro às telas do computador" disponível no sítio http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50432 e assistir com os alunos. Na sequência promover um debate em torno das informações que o vídeo apresenta. Ao final desta atividade, pedir que os alunos criem uma pasta no computador com o nome de "ortografia" e registrem no editor de texto as informações mais importantes discutidas em sala.

Aula 2

Ainda no Laboratório de Informática, acessar com os alunos o sítio:

http://www.livrariamelhoramentos.com.br/Guia_Reforma_Ortografica_Melhoramentos.pdf e discutir com eles questões relacionadas à reforma ortográfica. Levá-los a verificar como as palavras eram escritas antes da reforma e como se deve grafá-las atualmente. Os alunos deverão listar as novas regras no editor de texto e salvá-las na pasta “ortografia”. Em seguida, com o objetivo de aplicar as novas regras ortográficas, dividir os alunos em duplas e acessar o sítio do Educarede para que os alunos possam realizar o Game da Língua Portuguesa: http://fmu.br/game/home.asp

undefined

Aula 3

Analisar tirinhas relacionadas à temática da reforma ortográfica com o objetivo de suscitar um debate crítico em torno dos prós e contras a respeito das novas regras ortográficas e do despreparo dos brasileiros em relação à escrita.

            undefined
             

              undefined

               undefined

- Questões propostas para compreensão/interpretação

a) Qual o assunto abordado nas charges?

b) Qual(is) aspecto(s) está(ão) sendo alvo de críticas?

c) O que diferencia o comportamento dos dois personagens retratados nas c harges?

d) Como o personagem Grump trata as novas regras ortográficas?

e) Quais elementos das charges susc itam humor? Por quê?

Para finalizar esta atividade, propor aos alunos um duelo em duplas para verificar o nível de assimilação das novas regras ortográficas da Língua Portuguesa. Para isso, pedir para os alunos acessarem os sítios:

a)

http://www.imagem.eti.br/caca_palavras/caca_palavras_interativo_reforma_ortografica1.html

b)

http://www.imagem.eti.br/caca_palavras/caca_palavras_interativo_reforma_ortografica2.html

c)

http://www.imagem.eti.br/caca_palavras/caca_palavras_interativo_reforma_ortografica3.html

d)

http://www.imagem.eti.br/caca_palavras/caca_palavras_interativo_reforma_ortografica4.html

e)

http://www.imagem.eti.br/caca_palavras/caca_palavras_interativo_reforma_ortografica5.html


Recursos Educacionais

Nome Tipo
TV Vídeo

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será coletiva e envolverá todos os momentos em que os alunos participaram: das discussões, da análise das tirinhas, dos registros no editor de texto e da realização conjunta das atividades de aplicação das regras ortográficas.