Portal do Professor

Início do Conteúdo

Adaptação no ambiente escolar

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima de Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Externalizar/representar através do desenho e do faz-de-conta a imagem que tem de seus pais;

Sintir-se confiantes e seguros na ausência dos pais, no novo ambiente/escola;

Fazer referência às ações do cotidiano de seus pais.

Duração das atividades

3 momentos de mais ou menos 20 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com as crianças sobre as pessoas que moram com elas em suas casas.



Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Conversa na roda

Neste momento, além das atividades rotineiras, como cantar, fazer a chamada, contar quantas crianças vieram e quantas faltaram, a professora deve mediar um dialogo com a turma quantoas pessoas que vivem em suas casas (quem e quantas) e o que elas fazem (suas profissões/ocupações).

Na roda inicial conversar com as crianças sobre as pessoas que moram nas suas casas e o que elas fazem:

·         Quais as pessoas que moram na casa de vocês?

·         O que elas fazem?

          Quantas pessoas moram na sua casa?

·         O que as pessoas da sua casa fazem é igual ao que faz a professora na sala de aula ou as outras pessoas que trabalham na escola?

O professor deverá ouvir as crianças e fazer as intervenções necessárias, possibilitando que as crianças entendam que as pessoas fazem coisas diferentes dependendo do ambiente em que trabalhem.

2º Momento

Após a conversa na roda, a professora deve propor às crianças que façam um registro, utilizando desenho e escrita, das pessoas que moram em sua casas. A professora deve fazer intervenção individualmente, para que as crianças reproduzam caracterísiticas bem peculiares a de seus pais e/ou pessoas que com quem elas vivem. Por exemplo, se o pai ou mãe da criança usa óculos ou algum outro objeto que possa distingui-lo(la) e identificá-lo(la). Nesta atividade é possível que o professor identifique se a criança já percebe a diferença entre desenho e escrita, embora suas hipóteses sobre a escrita ainda sejam bem elementares.

3º Momento

Terminada a atividade de mesa, as crianças podem ser estimuladas a brincar de imitar (faz-de-conta) o que o s pais fazem, em que trabalham etc.

Nesta atividade é possível perceber que representações as crianças têm de seus pais.

      

Como representam os papéis sociais e as ações das pessoas que moram em suas casas (pai, mãe, filhos etc).

undefined

4º Momento:

Terminada a brincadeira, a professora e as crianças devem voltar à roda e discutir os papéis representados pelas crianças.

A professora pode dirigir perguntas às crianças baseadas no que ela pode observar durante o jogo do faz-de-conta.

Avaliação

Com essa aula é possível perceber quão segura e confiante encontra-se a criança nesse novo ambiente/escola.