Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espa?o e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
As estratégias a serem utilizadas serão:
- Aula interativa;
-
Uso da Sala de Vídeo.
Sugerimos que o professor inicie às aulas perguntando aos alunos se há na escola alunos que têm alguma Necessidade Educacional Especial (Fig. 1), e se sabem o que é isso?
É importante que o professor dê a oportunidade para que todos os alunos que quiserem falar sobre o assunto possam fazê-lo.
Figura 1 - Imagem que traduz o que é "Necessidade Educacional Especial"
Disponível em: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/uploaded_images/viva-704144.jpg Acesso em: 21 Abril 2010.
Em seguida, o professor deverá dizer aos alunos que entenderam um pouco melhor sobre tal assunto.
Nesse momento, o professor deverá direcionar os alunos ao Laboratório de Informática da escola, para que possam ouvir a apresentação do Recurso postado abaixo.
Há também a opção de que o professor grave em CD o recurso e o transmita em aparelho apropriado (rádio).
Link do Recurso:Educação especial: parte 1 [Categorias
Literárias]
Após a transmissão do recurso, que tem a duração de quatro minutos, o professor deverá fazer uma discussão sobre o assunto, por meio das seguintes questões norteadoras:
- O que vocês entenderam sobre Educação Especial?
- Vocês conhecem alguma pessoa que tenha Necessidade Educacional Especial (NEE)?
- Vocês consideram importante conversar sobre esse assunto?
- Sabem que existem leis no Brasil e em todo o mundo que asseguram direitos às pessoas que têm alguma Necessidade Educacional Especial?
Feito isso, sugerimos que o professor direcione os alunos até à Sala de Vídeo da escola para que possam assistir um vídeo que aborda o mesmo assunto - Educação Especial/NEE.
O vídeo abaixo (Fig. 2) deverá ser mostrado aos alunos:
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Z7HwEn74T8A
Figura 2 - Imagem do vídeo
Depois de assistirem o vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do mesmo. É importante que os alunos percebam que a escola é um lugar para todas as pessoas, isto é, que todas as pessoas independente de suas condições físicas, mentais, sociais ou até mesmo de saúde têm o direito de nela estar. Todos têm o direito de aprender e de se relacionar com o outro, direito esse que está amparado em diversas leis. O professor poderá citar para os alunos algumas leis que garantem tal direito como: Lei de Diretrzes de Bases da Educação Brasileira, Constituição Federal, entre outras.
Para dar um fechamento às aulas, sugerimos que o professor divida os alunos em duplas para a execução da próxima atividade.
Estando os alunos divididos em duplas, cada dupla deverá confeccionar
cartazes sobre Educação Especial e Necessidade Educacional Especial, com
o objetivo de divulgar aos demais alunos da escola esse conhecimento tão
importante. Conhecimento importante, pois faz com que os direitos de
todas as pessoas sejam assegurados e também que os alunos que não têm
nenhuma NEE possam acolher, da melhor maneira possível, os alunos que
têm NEE no espaço escolar.
Os cartazes deverão ser expostos
em um mural na escola!