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Educa??o Especial

Autor e Co-autor(es)

L?via Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas o que é a Educação Especial, já que este é um assunto que está em voga e é de extrema importância que todos tenham esse conhecimento. Espera-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto e sobre a importância da Inclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e, então, se conscientizar sobre a importância da construção de uma sociedade inclusiva, bem como questionar sobre qual é o seu papel diante desta construção.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que são Necessidades Educacionais Especiais.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso da Sala de Vídeo.

Motivação

Sugerimos que o professor inicie às aulas perguntando aos alunos se há na escola alunos que têm alguma Necessidade Educacional Especial (Fig. 1), e se sabem o que é isso?

É importante que o professor dê a oportunidade para que todos os alunos que quiserem falar sobre o assunto possam fazê-lo.

 

Figura 1 - Imagem que traduz o que é  "Necessidade Educacional Especial"

Disponível em: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/uploaded_images/viva-704144.jpg Acesso em: 21 Abril 2010.

 

Em seguida, o professor deverá dizer aos alunos que entenderam um pouco melhor sobre tal assunto.

 

Atividade 1

Nesse momento, o professor deverá direcionar os alunos ao Laboratório de Informática da escola, para que possam ouvir a apresentação do Recurso postado abaixo.

Há também a opção de que o professor grave em CD o recurso e o transmita em aparelho apropriado (rádio).

Link do Recurso:


Educação especial: parte 1 [Categorias Literárias]

Após a transmissão do recurso, que tem a duração de quatro minutos, o professor deverá fazer uma discussão sobre o assunto, por meio das seguintes questões norteadoras:

- O que vocês entenderam sobre Educação Especial?

- Vocês conhecem alguma pessoa que tenha Necessidade Educacional Especial (NEE)?

- Vocês consideram importante conversar sobre esse assunto?

- Sabem que existem leis no Brasil e em todo o mundo que asseguram direitos às pessoas que têm alguma Necessidade Educacional Especial?

Feito isso, sugerimos que o professor direcione os alunos até à Sala de Vídeo da escola para que possam assistir um vídeo que aborda o mesmo assunto - Educação Especial/NEE.

 

Atividade 2

O vídeo abaixo (Fig. 2) deverá ser mostrado aos alunos:

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Z7HwEn74T8A 

Figura 2 - Imagem do vídeo

Depois de assistirem o vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do mesmo. É importante que os alunos percebam que a escola é um lugar para todas as pessoas, isto é, que todas as pessoas independente de suas condições físicas, mentais, sociais ou até mesmo de saúde têm o direito de nela estar. Todos têm o direito de aprender e de se relacionar com o outro, direito esse que está amparado em diversas leis. O professor poderá citar para os alunos algumas leis que garantem tal direito como: Lei de Diretrzes de Bases da Educação Brasileira, Constituição Federal, entre outras.

Para dar um fechamento às aulas, sugerimos que o professor divida os alunos em duplas para a execução da próxima atividade. 

 

Atividade 3

Estando os alunos divididos em duplas, cada dupla deverá confeccionar cartazes sobre Educação Especial e Necessidade Educacional Especial, com o objetivo de divulgar aos demais alunos da escola esse conhecimento tão importante. Conhecimento importante, pois faz com que os direitos de todas as pessoas sejam assegurados e também que os alunos que não têm nenhuma NEE possam acolher, da melhor maneira possível, os alunos que têm NEE no espaço escolar.
Os cartazes deverão ser expostos em um mural na escola!
 

Recursos Complementares

O link abaixo poderá ser acessado pelo professor para que tenha maiores informações sobre o assunto abordado nas aulas.

http://www.inclusao.com.br/index_.htm  

Avaliação

Como o objetivo desta aula é propiciar a reflexão sobre a importância da Educação Especial, é fundamental que o professor perceba se houve uma mudança de pensamento sobre o que é a Educação Especial e, sobretudo se houve conscientização sobre a relevância da construção de uma sociedade inclusiva, que garanta os direitos legais sobre a Educação Especial.