LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
a) Conhecer/resgatar a sua própria história de vida.
b) Respeitar a história de vida de cada integrante do grupo
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Contação de história, dramatização, produção gráfica.
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
Primeiro Momento: Os/as alunos/as assistirão ao vídeo “Casos de Amor” disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19244/casosdeamor_2.swf
Segundo Momento: Os/as alunos/as deverão dramatizar suas histórias de vida a partir dos elementos que conhecem.
Tarefa de casa: Solicitar aos/as alunos/as que investiguem junto aos pais como eles se conheceram e em que circunstâncias os filhos nasceram, registrando todos os detalhes que julgarem importantes. Pedir ainda que tragam de casa algumas fotos que marquem diferentes momentos de suas vidas, tais como: nascimento, aniversários, outros eventos em casa e em outros espaços (de preferência na companhia de familiares). Professor/a certifique-se de que os pais ou familiares autorizam que as fotos poderão ser recortadas e coladas em atividade na sala. Caso não seja autorizado pelos pais, procure fazer cópia das fotos para atividade posterior.
Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º Momento: Assistir ao vídeo “Eu” do grupo Palavra Cantada, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E&feature=PlayList&p=03018CD2FA71AA9C&playnext=1&playnext_from=PL&index=43
Refletir com os/as alunos/as o conteúdo do vídeo: sobre o que trata o vídeo? Que elementos da história de vida do personagem são abordados nessa música?
2º momento: Solicitar aos/as alunos/as que montem uma história em quadrinhos com as suas imagens. Orientar para que os/as alunos/as sigam uma ordem cronológica dos fatos e acontecimentos. Para cada imagem deverá haver uma escrita correspondente semelhante à história em quadrinhos. Para essa atividade serão necessários: cartolina, cola , tesoura, canetinha, lápis de cor.
3º momento: Cada aluno/a deverá apresentar sua produção contando a sua história.
Vídeo Casos de Amor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19244/casosdeamor_2.swf
Avaliação do/a professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre como tem lidado com as diferentes histórias de vida presentes na sua sala de aula.
Auto-avaliação dos/as alunos/as (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para a descoberta ou retomada sobre minha história de vida? Que sentimentos foram despertados em mim ao me deparar com elementos ainda não conhecidos da minha história de vida? Foi possível ouvir e respeitar a história de vida de meus/minhas colegas sem julgamento de valores ou críticas?
Avaliação dos/as alunos/as pelo/a professor/a: Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do/a aluno/a de entrar em contato com os próprios sentimentos e de respeitar os colegas.