Eliana Dias e Walleska Bernardino
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o Escolar Ind?gena | L?nguas | An?lise lingu?stica e sociolingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
? Identificar a interrela??o entre a linguagem verbal e n?o-verbal na e para a constru??o do sentido;
? mobilizar o conhecimento pr?vio (mundo, enciclop?dico, lingu?stico), assim como realizar infer?ncias para o c?lculo do sentido;
? reconhecer a intertextualidade;
? desenvolver capacidade cr?tica, relacionando tirinha ao contexto s?cio-hist?rico da humanidade.
O aluno deve conhecer as linguagens verbal e n?o verbal e suas especificidades em contextos de uso da l?ngua. O estudante tamb?m deve ter no??o do conceito de infer?ncia, bem como saber o que seja a intertextualidade.
? aula na sala de inform?tica;
? atividades de interpreta??o textual realizadas em duplas.
Aula 1
Atividade
No laborat?rio de inform?tica, o professor iniciar? a aula pedindo aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla ter? ? sua disposi??o um computador conectado ? internet e receber? instru??es da atividade, quais sejam:
1) Acessar o link: http://clubedamafalda.blogspot.com/ (Acesso em 17/09/09)
2) Procurar a tirinha da Mafalda de n?mero 411.
Dispon?vel em: http://clubedamafalda.blogspot.com/
(Acesso em 17/09/09).
3) Responder o question?rio referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:
a) O que chama a aten??o de Mafalda no primeiro quadro?
b) Conforme vestimentas do homem, voc?s podem inferir a profiss?o dele?
c) O que acontece no segundo quadro?
d) No terceiro quadro ? poss?vel confirmar ou refutar a hip?tese acerca da profiss?o do homem? O que lhes possibilitou isso?
e) Por meio da express?o fision?mica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
f) ? poss?vel verificar uma cr?tica na tira? Se sim a quem ela ? dirigida? Comentem.
g) A tira provoca humor? Comentem sua sensa??o ao lerem o texto.
h) A linguagem verbal esteve presente em todos os quadrinhos. Entretanto, em um, especialmente, ela teve maior relev?ncia para o sentido. Em qual quadro foi? Expliquem o porqu?.
i) Nesse sentido, o que podemos falar sobre as linguagens verbal e n?o verbal na composi??o da tirinha?
4) Na sequ?ncia, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/
5) Procurar a tirinha do N?quel N?usea do dia 4 do m?s de setembro de 2009:
Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/niquel/
(Acesso em 17/09/09).
6) Responder o question?rio referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:
a) No primeiro quadrinho, o homem afirma que ir? morrer no deserto. Discutam: por que ? poss?vel morrermos em um deserto?
b) Podemos afirmar que o homem ? crist?o? Mesmo que minimamente, ele tem f? em algum segmento religioso?
c) Como voc?s podem confirmar a resposta anterior, ou seja, o que os levou a essa conclus?o?
d) Conforme conhecimento de mundo, por que o autor utilizou o urubu no segundo quadrinho ao inv?s, por exemplo, de uma cobra?
e) Expliquem o humor da tira.
f) Na opini?o de voc?s, qual tipo de linguagem (verbal ou n?o verbal) teve maior relev?ncia ? tira? Para isso pensem: ser? que a tirinha poderia ser apenas oralizada sem nenhum problema de entendimento? Expliquem.
7) Na pr?xima etapa, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/
8) Procurar a tirinha do N?quel N?usea do dia 21 de agosto de 2009:
Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/niquel/
(Acesso em 17/09/09).
9) Responder o question?rio referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da t urma:
a) Nesta t ira, h? intertexto? Se sim , identifique-o.
b) Dois contextos s?cio-hist?ricos distintos s?o confrontados na tira. Identifique-os e comentem o porqu? da escolha do autor para a produ??o dessa tira.
c) Por que o n?mero 7: ?7 mensagens de bom dia, 7 de boa tarde, 7 de boa noite??
10) Acessar o link: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/
11) Procurar a tirinha do Garfield ? ?Halloween I?, do dia 31 de outubro de 2008:
Dispon?vel em: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/ (Acesso em 17/09/09).
12) Responder o question?rio referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:
a) Qual o tipo de linguagem desta tira?
b) A escolha de apenas um tipo de linguagem influenciou a leitura da tira (pensar em velocidade, compreens?o, etc)? Comentem.
c) Mobilizando o conhecimento de mundo de voc?s, a ab?bora, da maneira como se apresenta na tira, relaciona-se a qual acontecimento s?cio-hist?rico? Expliquem o que lhes possibilitou chegar a essa conclus?o.
d) Voc?s conseguem perceber ?movimento? na tira? Para isso, reparem na sucess?o dos quadrinhos.
e) Infiram por que Garfield, no ?ltimo quadrinho, aparece sorrindo.
Aula 2
Atividade
Importante: Professor, as atividades no computador, com o uso da internet, possibilitam aulas diferentes daquelas em que os alunos ficam na sala, enfileirados cumprindo ordens e resolvendo apenas exerc?cios dos livros did?ticos. Enfim, ? interessante que o professor saia da mesmice pedag?gica para interagir com os alunos tamb?m por meio da internet.
O professor poder? propor aos alunos, em outro momento, a visita ao site http://www.tirinhas.com/outrastiras.php Neste endere?o, os alunos encontrar?o v?rios links para tirinhas de personagens variados, como Garfiel, N?quel N?usea, Recruta Zero, Mafalda, Calvin etc. Os alunos poder?o escolher algumas tiras e produzir perguntas de compreens?o sobre elas. Em seguida, basta a turma trocar os question?rios e responder ?s atividades propostas.
Em um primeiro momento, a avalia??o consistir? na resolu??o das perguntas de compreens?o das tirinhas. Em seguida, a avalia??o se dar? pela participa??o discente na discuss?o sobre o question?rio de cada tira. Por fim, os alunos ser?o avaliados em rela??o ? avalia??o que devem fazer da atividade produzida por outros colegas.