Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lendo nas entrelinhas

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • inferir informações explícitas e implícitas em um texto;
  • perceber pressupostos e subentendidos em um texto;
  • fazer inferências.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • conhecer  o gênero discursivo Tiras.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso de tirinhas do Hagar e da Mafalda;
  • atividades em pequenos grupos em sala de aula.

 Aula 1

Atividade

Para se formar um leitor proficiente é de fundamental importância o trabalho com conhecimento prévio dos alunos, uma vez que esse conhecimento estabelece uma ponte entre aquilo que eles já sabem e os sentidos possíveis do texto para eles  em um determinado momento e em dadas condições de  interlocução. Durante a leitura, o leitor usa o conhecimento prévio ao realizar inferências, relacionar diferentes partes do texto e tirar conclusões. Portanto, para ser um leitor competente, o aluno deverá ser capaz de retirar do texto informações explícitas e implícitas. São as pistas linguísticas fornecidas pelo texto  que possibi litam o leitor   a ler nas entrelinhas.

Como a tividade de leitura,   o professor deverá entregar aos alunos cópias das tirinhas do Hagar ou levá-los ao laboratório de Informática para que acessem os sites  onde elas se encontram . Na sequência, deverá pedir aos estudantes que respondan às perguntas referentes a elas.

TIRINHA A

Disponível em:

http://framos.files.wordpress.com/2008/05/hagar.jpg

TIRINHA B

Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_dI0zVQRZT_8/RyIn7RsFVkI/AAAAAAAADT0/eZCo1Oe6UUQ/s400/hagar3.jpg

TIRINHA C

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_dI0zVQRZT_8/RyIn7BsFVjI/AAAAAAAADTs/K_DW5Gd5hiA/s400/hagar2.jpgc.

1. Sobre a tirinha A, responda:

a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do primeiro balão?

b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último balão?

c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de Hagar à pergunta que lhe foi feita e  o sistema capitalista?

d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter para  dar sentido à tira?

Importante:

Professor, para a leitura da charge (a), o aluno precisará saber que o mundo vive (e sempre viveu) em guerras, porque um país quer comandar o outro. A relação que poderá ser estabelecida entre a resposta de Hagar e o capitalismo é que a violência social é gerada por esse sistema. Pode-se concluir, portanto, que sempre houve e sempre haverá a exploração de um ser humano por outro.

2. Obser ve a tirinha B do  Hagar  e responda:

a. Por que Hagar está d izendo ao filho que ele deve ser bastante  agressivo?

b. Qual é a idéia a respeito do casamento  e das mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?

c. Estas informações estão explícitas no texto?

2. Observe a fala do Hagar na tirinha C e responda:.

a. A  resposta de Hagar (segundo balão do primeiro quadrinho) ao filho é possível? Por quê?

b. Qual é a idéia  que as mulheres fazem do casamento? Como você chegou a esta conclusão?

3. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê? Explique.

4. Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.

Aula 2

Atividade

O professor deverá propor aos  alunos  que se reúnam em pequenos grupos e façam uma  interpretação por escrito das tirinhas da Mafalda, apresentadas abaixo, explicando quais são as informações  explícitas e implícitas, bem como as inferências que podem ser realizadas  a partir das pistas lingüísticas presentes nos textos.

TIRINHA D

Disponível em:

http://penna.files.wordpress.com/2007/09/mafalda3451.jpg

TIRINHA E



Disponível em:

http://cronicasurbanas.files.wordpress.com/2009/06/mafalda-brincando-de-governo.jpg

Importante:

Os conhecimentos prévios que os alunos precisam ter para ler as tirinhas da Mafalda: saber que a Mafalda é uma personagem das  tirinhas criadas pelo  autor argentino,  Quino. Nessas  tirinhas, o autor mostra o dia-a-dia de uma menina de sete anos que se recusa a aceitar o mundo como ele é. Momentos de muito humor pe rpas sados por uma aguda visão crítica da sociedade contemporânea, as tiri nhas da Mafalda continuam mais a tuais do que nunca, apesar de terem aparecido pela última vez ainda em 1973.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização de atividades escritas. Na interpretação das tirinhas, o professor deverá considerar o conhecimento prévio dos alunos para avaliá-los.