BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
T?nia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
A proposta desta atividade ? trabalhar a consci?ncia dos sons e rimas, ampliando o processo de alfabetiza??o das crian?as.
Trabalhar com as crian?as a m?sica:
Esta m?sica apresenta uma hist?ria, cante a primeira vez para as crian?as de forma pausada, acentuando sua voz nas partes rimadas para que seus alunos percebam pela sua entona??o. Depois de cantar uma vez, explique para as crian?as o que ? rima e o que ? rimar.
Cante novamente a m?sica incitando as crian?as a cantarem prevendo/relembrando as partes que rimam da hist?ria.
Sugiro uma atividade bem simples para que voc? perceba como as crian?as est?o construindo hip?teses de escrita e se elas conseguem completar a m?sica.
* Caso sua escola possua laborat?rio de inform?tica, sua turma pode ver o v?deo da m?sica no:
http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded
Depois voc? pode corrigir cantando com seus alunos novamente a m?sica, assim eles rev?em a pr?pria escrita e aprendem um pouco mais sobre rimas!
Voc? poder? tamb?m escrever a letra da m?sica em papel Kraft e discutir a corre??o conjuntamente a partir dos registros de diferentes crian?as.
Fonte da m?sica no site: http://letras.terra.com.br/toquinho/83410/M?sica: http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded
Dica de livro: Consci?ncia Fonol?gica em crian?as pequenas. ADAMS, FOORMAN, LUNDBERG, BEELER. Porto Alegre, Artmed, 2007.
Pe?a ?s crian?as que cantem sozinhas, observe se elas percebem e relembram as partes rimadas da hist?ria.
Observar como as crian?as registram as palavras que rimaram e se conseguem compreender a l?gica das rimas, escrevendo coerentemente as termina??es de palavras.