Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando com m?sicas: amplia??o da consci?ncia fonol?gica

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patr?cia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

T?nia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Trabalhar a consci?ncia de sons atrav?s das rimas da m?sica;
  • Ouvir com aten??o as palavras e atrav?s da percep??o do ritmo, formular hip?teses da composi??o sonora das palavras para prever rimas;

Duração das atividades

Duas horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Reconhecimento  sonoro e escrito das letras do alfabeto;
  •  Capacidade de escrita e formula??o de hip?teses de escrita ? partir dos sons das s?labas;

Estratégias e recursos da aula

A proposta desta atividade ? trabalhar a consci?ncia dos sons e rimas, ampliando o processo de alfabetiza??o das crian?as.

Trabalhar com as crian?as a m?sica:

Pato Pateta
Toquinho
Composi??o: Toquinho / Vinicius de Moraes
L? vem o pato
Pata aqui, pata acol?
La vem o pato
Para ver o que ? que h?
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No p? do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um peda?o
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no po?o
Quebrou a tigela
Tantas fez o mo?o
Que foi pra panela

Esta m?sica apresenta uma hist?ria, cante a primeira vez para as crian?as de forma pausada, acentuando sua voz nas partes rimadas para que seus alunos percebam pela sua entona??o. Depois de cantar uma vez, explique para as crian?as o que ? rima e o que ? rimar.

Cante novamente a m?sica incitando as crian?as a cantarem prevendo/relembrando as partes que rimam da hist?ria.

Sugiro uma atividade bem simples para que voc? perceba como as crian?as est?o construindo hip?teses de escrita e se elas conseguem completar a m?sica.

* Caso sua escola possua laborat?rio de inform?tica, sua turma pode ver o v?deo da m?sica no:

http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded

Depois voc? pode corrigir cantando com seus alunos novamente a m?sica, assim eles rev?em a pr?pria escrita e aprendem um pouco mais sobre rimas!
Voc? poder? tamb?m escrever a letra da m?sica em papel Kraft e discutir a corre??o conjuntamente a partir dos registros de diferentes crian?as.

Recursos Complementares

Fonte da m?sica no site: http://letras.terra.com.br/toquinho/83410/M?sica: http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded

Dica de livro: Consci?ncia Fonol?gica em crian?as pequenas. ADAMS, FOORMAN, LUNDBERG, BEELER. Porto Alegre, Artmed, 2007.

Avaliação

Pe?a ?s crian?as que cantem sozinhas, observe se elas percebem e relembram as partes rimadas da hist?ria.

Observar como as crian?as registram as palavras que rimaram e se conseguem compreender a l?gica das rimas, escrevendo coerentemente as termina??es de palavras.