Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alimentos do afeto e da cultura: comprando gêneros no mercado.

Autor e Co-autor(es)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula espera-se que as crianças:

- Desenvolva atitudes de ir as compras e escolher gêneros alimentícios; 

- Construa noções de grandezas e medidas;

- Utilize em situações reais os textos escritos.

Duração das atividades

esta aula terá duração de aproximadamente 2 horas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deverá ter combinado com as crianças a realização de uma preparação culinária e feito, junto com elas, uma lista de compras. também deverá solicitar dos pais, uma quantia em dinheiro, para a realização das compras.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá visitar antecipadamente um mercadinho de preferência tranquilo e perto da escola para assegurar-se que a visita a ele junto com as crianças não será tumultuada.

Primeiro momento: No dia marcado para a ida ao mercado, a professora conta o dinheiro junto com as crianças para saber de quanto o grupo dispõe para ir às compras. Depois de feitos os combinados e relido a lista, professor e alunos vão às compras.

Segundo momento: Chegando ao mercadinho a professora seguindo a lista vai dizendo os itens e pedindo as crianças para escolher os produtos. Neste momento percebe-se a preocupação das crianças em escolher legumes e verduras que lhes pareçam bons. As crianças também deverão ser orientadas a colocar no carrinho de compras somente a quantidade prevista na lista.

undefined undefined undefined

undefined

Terceiro momento: Depois de colocados todos os itens no carrinho é hora de ir ao caixa e nesse momento as crianças podem observar na máquina registradora o preço de cada produto e o valor total. No final, como as crianças já sabiam a quantia que o grupo dispunha para as compras, pose-se fazer questionamentos do tipo:

- Quanto tínhamos em dinheiro para fazer as compras?

- Quanto custou nossas compras?

- O dinheiro que temos é suficiente para pagar?

- Vai faltar dinheiro? Vai sobrar? Quanto?

undefined

Depois é hora de retornar a escola a armazenar os gêneros para a preparação da sopa no dia seguinte.

Recursos Complementares


Avaliação

Com esta aula é possível observar e avaliar:

- A relação que a crianças estabelecem com o texto escrito, com noções de quantidade, valores e também se conseguem escolher e comprar gêneros alimentícios no supermercado.